Tokusatsu


Olá galera, eu sou Felipe Cipriano (Avan) e hoje eu vou ensinar pra vocês como fazer uma canastra inteira usando apenas uma carta o.O
Sacanagem xD
Com minha volta às postagens, depois de um tempinho parado, resolvi criar uma matéria super interessante e informativa para vocês, acho que ficará um pouco grande, mas vale muito a pena perder um tempinho de seu dia para lê-la ^^
Obs: não deixem de assistir de jeito nenhum os videos que colocarei nas postagens, são videos curtinhos, com média de 1 min, mas que ajudarão muito na compreensão do texto.

Hoje estrearei aqui em minha coluna, um assunto sobre o qual ainda não abordei em nenhuma de minhas postagens.Hoje falarei sobre os TOKUSATSU.
Muita gente deve estar se perguntando "What the fuck is this ?". Muita calma, pois hoje vocês verão que já os conhecem sim, mas poderão desfrutar de algumas informações que muitos ainda não tem.
Então vamos ao papo que o tempo ruge e a Sapucaí é grande, como diria Zé Wilker ^^

Tokusatsu é o termo usado para os Live Action de Heróis Japoneses, isso mesmo, aqueles Power Rangers que vocês assiste desde criança também são Tokusatsus.
A palavra Tokusatsu é uma junção das palavras "Tokushu Satsuei" que em nossa língua ficaria algo parecido com "Filmes de Efeitos Especiais".
Por aqui no Brasil, os Toku's não possuem grande fama atualmente, tiveram força no máximo até parte dos anos 90, sendo exibidos em sua maioria, pela extinta e saudosa Rede Manchete, o que é o contrário do que acontece no Japão, onde a indústria dos Toku's é fortíssima até hoje, e suas produções ainda arrecadam bastante dinheiro.
Um belo exemplo disso é a franquia Kamen Rider, que eu tenho certeza que muitos não sabem, mas é filmada e exibida até hoje, recebendo um Rider diferente a cada ano.
Exemplos dos Toku's que foram exibidos na Rede Manchete, são Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Jaspion, Winspector, Changeman, Jiraya, entre outros.

O Toku mais antigo de que se tem notícia, é o famoso Godzila, que data da década de 50 o.O
A evolução nos Tokusatsu a medida que o tempo foi passando é notável, ao falarmos nos Toku's sempre lembramos daqueles que assistimos na infância, e que tinham aqueles efeitos da época, que pra nós era espetacular, mas que pros parâmetros de hoje em dia, é completamente obsoleto, levando-nos até a dar algumas gargalhadas em certas cenas, ao revermos nossas antigas séries favoritas.
Mas como havia dito, o tempo passou e os Toku's também evoluíram, basta compararmos por exemplo o famoso Kamen Rider V3 (o segundo da franquia), que foi exibido entre os anos de 1973 e 74 (muito mais velho que eu) e o Kamen Rider Faizu, exibido entre 2003 e 2004.
Faizu é cheio de efeitos em Bulet Time e Computação Gráfica, enquanto V3 ainda usava um uniforme feito de tecido e borracha, e certos efeitos pareciam que eram feitos com Giz de cera (atentem para o fato de eu não estar falando mal da série, que era muito legal xD).
Há fãs mais saudosos que não gostam das evoluções apresentadas nos Toku's, e outros que preferem os atuais. Sinceramente, eu fico entre um e outro, há coisas boas nos dois lados.

O primeiro Toku a ser exibido no Brasil foi National Kid na década de 60, que fez um grande sucesso por aqui.

Os Toku's são subdivididos em 6 categorias, que eu vou explicar abaixo.

Kamen Rider - Como já estava citando exemplos deles acima, falarei sobre eles primeiro.
Kamen Rider, pra muitos que não sabem, começou como uma série de Mangás, que foi produzida em 1969 (velho pra burro, além do número 69 ser bem sugestivo), o mangá fez tanto, mas tanto sucesso, que ganhou uma adaptação para a televisão e arrebatou milhões de fãs. Esse Kamen Rider (o primeirão) se chamava apenas Kamen Rider (que numa tradução seria "Motoqueiro Mascarado"), mas hoje é conhecido como Kamen Rider The First.
O mangá do "First" é bem sombrio, e conta a história de um jovem que foi modificado de forma a tornar-se um Ciborgue, portanto é rejeitado pela sociedade e vive sozinho, apesar de protegê-la. Já no Toku, esse conceito foi um pouco mudado para que as crianças se identificassem mais com o herói.
O sucesso foi tanto que a série acabou se tornando uma franquia e um gênero próprio dos Toku's, como eu disse acima, ganhando uma série diferente a cada ano.
O gênero Kamen Rider acabou ficando um tempo longe das telas, mas quando seu autor Shotaro Ishinomori morreu, o gênero foi remodelado e voltou ao ar, permanecendo até hoje.
Abaixo postarei o vídeo de abertura do Kamen Rider V3 e do Kamen Rider Faizu (555) para que possam comparar a evolução da série através do tempo.






Super Sentai - Também é um estilo criado por Shotaro Ishinomori (o cara era um gênio), perdurando até hoje em nossas televisões.
Esse é o gênero em que um grupo luta contra as forças do mal para proteger a Terra, geralmente são aclamados e tratados como heróis pelos humanos, e cada guerreiro usa um uniforme de uma cor diferente.
Antigamente a série era apenas chamada de Sentai, mas com a aparição de "Goranger", essas equipes acabaram por ganhar máquinas que se transformavam num robô gigante, então passaram a ser chamados de Super Sentai.
De um bom tempo pra cá, boa parte dessas séries, é regravada por americanos e nos chega com o nome de Power Ragers, sendo sempre de péssimo gosto e atuações horríveis (com exceção de alguns dos primeiros, como Tommy e Jason que eram carismáticos).
Os chamados "Power Rangers", mesmo tendo uma qualidade péssima, são mais comercializados, porque são muito mais baratos que as versões originais ¬¬
Abaixo colocarei a abertura original de Tokusou Sentai Dekaranger, que foi adaptado para "Power Ragers SPD", sendo exibido a pouco tempo pela Rede Globo.
Note a grande diferença que há, só a abertura já empolga e dá vontade de assistir, apesar de eu não gostar muito de Super Sentais.
PS: Música tocada pela grande banda Psychic Lover, que sou declaradamente muito fã.
PS2: Também são eles que cantam a música de abertura do Kamen Rider Faizu.




Ultraman
- Nem Goku, nem Seiya, o herói mais popular do Japão é o Ultraman.
Os Ultra, são como entidades que viviam em outro planeta, e acabam escolhendo seres humanos para servirem de hospedeiros, para que possam combater as forças do mal.
Ultraman foi o segundo Toku a mostrar um herói que fica gigante, mas teve muito mais visibilidade que o primeiro, e assim arrebatou muitos fãs, sendo desde então o Herói mais aplaudido e aclamado do Japão.
Há várias séries de Ultras, e algumas delas foram exibidas no Brasil, sendo a última, Ultraman Tiga, exibido pela Rede Record.

Kyodai Hero
- São séries de qualquer personagem que fique gigante, mas não fazem parte da família Ultraman. Foi o primeiro gênero a apresentar um personagem que fica gigante, mas não vingou por muito tempo.
Exemplos de Kyodai apresentados no Brasil são Spectreman e Vingadores do Espaço.

Henshin Hero - São os excluídos da galera xD
Henshin quer dizer transformação, algo que praticamente todos os personagens dos Toku's sofrem, mas caso não possam ser classificados em nenhum dos outros gêneros existentes, esses Toku's são classificados como Henshin Heros ^^
Exemplos dos Henshin Heros que foram exebidos no Brasil são: National Kid, Lion Man, Patrine e Cybercops.
Abaixo postarei a abertura de Cybercops.




Metal Hero
- Creio eu que sejam os mais numerosos, depois dos Super Sentai.
Um Metal Hero é um personagem qualquer que use uma armadura de metal, seguindo o estilo que for.O gênero foi motivo de grande alvoroço nos fãs, pois representava uma grande evolução pra época, já que as roupas dos personagens até então eram feitas de tecido e borracha.
É o gênero mais variado, onde pode-se encontrar desde Jiraiya que mostra uma história sobre ninjas, até Jiban, que tem uma história parecida com a do Robocop.
Os primeiros Metal Heros a serem produzidos foram Gyaban, Sharivan e Shaider.
O primeiro a ser exibido no Brasil, na década de 80, foi o famoso Jaspion.
Alguns dos mais famosos exibidos no Brasil foram: Jaspion, Jiraiya, Winspector e Solbrain.


Bom galera, acho que ficou meio grande mesmo o post, mas minha intenção foi fazer uma matéria legal e informativa, particularmente, esse foi um dos posts que mais gostei de fazer.
No momento estou reassistindo a série Kamen Rider Black, e se tiver terminado até semana que vem, farei uma resenha dele.
Muito obrigado pela atenção, e espero que tenham gostado da minha postagem dessa semana.
Fiquem todos em paz e até semana que vem.


Texto e revisão por Felipe Cipriano.
Até a próxima leitores.

Comentários

  1. E PASSAMOS DE 10.000 NO CONTADOR !!!
    Felipe meu brother... tu me fez chorar que nem criança agora.... Solbrain, Jaspion, LionMan, KamenRiderBlack, CyberCops, etc, etc, etc....
    Brother, você sabeo quanto eu curto Tokusatsu... isso é golpe baixo!!!
    Muito bom cara... e aqui... to baixando o V3... agaurde que semana que vem eu te passo^^
    Paz ae brother!!

    ResponderExcluir
  2. V3 owns, o ator principal era o mesmo cara que fez o Capitão da polícia líder dos Solbrain e Winspector xD

    PS: Essa abertuda de Dekaranger é animal D+

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque mas acho todos esses atores parecidos com o Jackie chan, mas está bom né, deixa isso para lá.

    Eu cresci assistindo esses desenhos, nem imaginava que se chamavam tokusatsu, mesmo sem saber ver a hora eu sabia o horário certinho que eles comaçavam.

    Assisti muito Power Ranger também, meu irmão assistia muito também, mas agora só quer saber de Ben 10.

    ResponderExcluir
  4. rapa...o que eu mais gostava era Cybercops...tinha athe os bonecos desse troço...kkk...e eu ainda axo q sao todos um ator só...inclusive o do Faizu, uma plastiquinha aki outra ali retarda facil a idade...Dr Holyhood na veia

    ResponderExcluir
  5. Power Ranger c atuações pessimas? Para d assistir dublado q tu vai notar uma grande diferença do carisma dos personagens até ao clima da série
    Issu q dah fik soh vendo globo

    ResponderExcluir
  6. Errado garoto, eu só assisto coisas legendadas.
    E as atuações são péssimas D+
    Globo também não assisto, quando quero assistir alguma coisa eu baixo o original.
    Agora essa foi a PRIMEIRA criatura em todos os mais de 10 anos que frequento fóruns de Toku e Animes que eu vejo dizer que Power Rangers tem bons atores.
    HShuSUHuhsaUHshuaHUSaHUshaushuaUHS
    Absurdamente ridículo cara.
    Comentário completamente irrelevante.

    ResponderExcluir
  7. Mas antes de mais nada.. Eu era o Power Ranger Branco *_*

    ResponderExcluir
  8. Power Ranger está para boas atuações assim como eu estou para o Premio Nobel da Paz... ou seja... UM ABISMO...

    ResponderExcluir
  9. Ai cipri fikou irado, mais gostaria de pedir uma coisa...vc poderia falar em um dos seu proximos post sobre o anime Pokemon(sou fã do anime rsrsr)?certinho vlw...

    ResponderExcluir
  10. Reinterando meu pedido... eu gostaria de uma resenha sobre Gundam...

    ResponderExcluir
  11. Cipri, de todos comentados eu só vi o Power Rangers =\
    masadorei o post ^^

    ResponderExcluir
  12. Pedidos anotados galera, pesquisarei e farei uma postagem sobre eles ^^

    ResponderExcluir
  13. Ae Nerdzada !!!
    novo blog show !!!

    cadeianerd.blogspot.com

    acessem !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black