SoundTracks - Trilhas Sonoras

Salve salve galera que acompanha as novidades do Taberna Nerd, como vocês já sabem, estamos voltando a ativa essa semana... Eu havia preparado um especial em homenagem a Johnny Alf, gênio da música e um dos precursores da Bossa Nova, mas deixarei esse para depois... Hoje, para começar o ano bem, vou juntar meus dois temas aqui nessa louca Taberna: Música e Cinema.

2009 foi um ano marcado por filmes surpreendentes tanto positivamente (vide Avatar, Up-Altas Aventura, Império do Terror) quanto negativamente (vide O Anticristo, Harry Potter 6, entre outros...), mas o que faz de um filme um sucesso? Uma gama de coisas, todos concordamos com isso, sejam elas o enredo, a direção, o elenco, a atuação, os efeitos especiais, mas tem uma coisa que é de suma importância em um sucesso cinematográfico.

Se você nasceu na década de 75 ou se você assiste "Sessão da Tarde", já deve ter assistido Tubarão... eu desafio vocês a ouvirem a musica abaixo, não precisa nem mesmo assistir ao vídeo, eu duvido que vocês não sintam nem um pouco de tensão...




Ou então essa aqui para os entusiastas em Star Wars


>A Emoção do filme é caracterizada pela sua Trilha Sonora.
Desde o Cinema Mudo que as trilhas sonoras são utilizadas, numa época onde os atores não podiam se valer de suas vozes, se valiam de expressões faciais que só eram realmente interpretadas com um fundo musical apropriado.

Mesmo aqueles que dizem não prestar atenção as ditas "SoundTracks", sentiriam uma imensa diferença na novela das 8 por exemplo, quando a vilã entrasse pela porta com uma tesoura gigante na mão para matar a donzela e tocasse "I Will Survive" ao invés de um tema de tensão como "The Imperial March".

A interpretação dos atores faz com que nós simpatizemos ou não com um filme, mas aquele frio na espinha dos filmes de suspense, os gritos de susto dos filmes de terror, as risadas das comédias, as lagrimas do drama, só são possiveis pelas emoções causadas pelas trilhas sonoras...

Quer um exemplo perfeito disso?
Em "A espera de um milagre" (The Green Mile - 1999), quando o Jhonn Coffey é levado pro corredor da morte, e pede pra que deixem as luzes acesas pois ele tem medo do escuro... quando o homem que inocentemente está sendo levado à morte encara seu destino, quando vê que não há mais saída para aquele corredor a não ser um caixão, sobe um fundo musical pesado, que só de escutar você começa a chorar, e, juntando o fundo musical com a cena do filme, bem, qualquer marmanjo estaria em prantos...

Outro exemplo do efeito inverso é no filme American Pie - A primeira vez é inesquecível, quando Jim finalmente consegue a transa que tanto buscou por todo o filme, e após escutar por uma hora e meia Blink 182, Sugar Ray, Third Eye Blind, nós nos levantamos da cadeira revigorados!

Bom galera, é isso ae, fiquem na paz, e até a proxima semana, espero que curtam.

Abaixo segue alguns links para downloads de músicas citadas neste artigo







Comentários

  1. Eu lembro que comecei a roer unha por causa desse filme ae, Tubarão.. essa música cara. é muito tensa.

    Lembro que quando estou na piscina eu fico fingindo que sou tubarão e fico " Tam,tam,tam,tam,tam,tam,tam."

    ResponderExcluir
  2. SHUAShssuhahusau

    À Espera de um Milagre = um dos melhores filmes da história.

    Tubarão = As criaturas mais perfeitas da natureza o.O

    ResponderExcluir
  3. star wars e senhor dos aneis melhores trilhas q existem !

    ResponderExcluir
  4. a trilha de Gladiador tbm eh foda...

    toca Enya na morte dele...uma das mortes mais emocionantes do cinema na minha opinião

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Bibiu, Gladiador foi um filmaço, diferente do que tem sido os filmes medievais da atualidade que estão saindo meio fracos.

    ResponderExcluir
  6. cara, eu sou traumatizada com filme tubarão e nunca gostei mt da musica por motivos obvios... mas a esprea de um milagre?! Caraca, realmente a trilha sonora faz vc chorar junto das cenas. As famosas soundtracks sao importantes mesmo, quem hj quando escuta a musica de abertura de harry potter nao se enche de emoção apesar (eu naum gosto mt dos filmes) de as vezes o filme nao ser tao bom.

    Otimo post bolha... ^^

    ResponderExcluir
  7. MEU CARO THIAGO, GOSTEI MUITO DA SUA CRÔNICA SOBRE TRILHAS SONORAS,E SÓ PARA ACRESCENTAR,NÃO É DE HOJE A SUA IMPORTÃNCIA,NA ÉPOCA DO CINEMA MUDO,ELA ERA FUNDAMENTAL PARA EXPRESSAR OS SENTIMENTOS DOS PERSONAGENS,E COMO PELÉ DO CINEMA QUE ERA SIR CHARLES CHAPLIN DEDICAVA A CRIAR,ARRANJAR E EXECUTAR A TRILHA PARA SEUS IMORTAIS FILMES,É SÓ CONFERIR,POR EXEMPLO,LUZES DA RIBALTA E LUZES DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  8. Guerra nas Estrelas e Tubarão marcaram época em termos de trilhas e sons de efeito. Particularmente acho que Guerra está um passo adiante, traduzindo e complementando muito bem a realidade encenada.
    Braço

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa:
    o filme é mediano, mas a trilha é demais, trata-se de o ùltimo dos Moicanos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black