A Tecnologia por trás dos Filmes.

Timidamente começando, vamos lá. Como é a primeira postagem sobre tecnologia e segunda postagem do blog, não posso deixar de fazer alguns agradecimentos. Primeiro queria agradecer a nós mesmos, por termos inventado essa idéia meio louca de fazermos o Taberna Nerd, com temas que poucas pessoas gostam e metade da metade dessa metade, tem preguiça de ler, e mesmo assim acreditamos fielmente que as pessoas estão gostando muito.
Através dos assuntos abortados aqui no blog, nossa querida taberna fictícia, possibilitou que cada um de nós nos conhecêssemos, e assim cultivando uma amizade tão bonita.
E em segundo lugar queria agradecer os amigos que nos apoiaram. Mesmo nenhum de nós tendo intimidade nenhuma com blog's ( tirando o Thiago) e outros que parecem estar em uma constante briga com a língua portuguesa(no caso, eu), nossos amigos nos apoiaram e nos incentivaram, e tenho que admitir, a cada semana que passa as postagens estão ficando cada vez melhores, já estamos cheios de intimidade, querendo brincar e tudo. Temos muito que aprender e vamos aprender, mas o melhor, cada dia que passa está tentando ser feito. Alguém posta, e só nós mesmos que lemos, se alguém mais lê eu não sei, e a gente vai e comenta, e é aquela alegria, pois para nós no fundo do coração arrasamos, porque se meus amigos gostaram, é porque realmente foi bom.
E em terceiro lugar queria dar as calorosas boas vindas a Katherine, que vai ser a nossa mais nova integrante do grupo, a mascote da galera ( né kathe ? Trazendo um pouco da tonalidade rosa para o blog). Seja bem vinda meu anjo, sinta-se em casa.
O kim conseguiu torrar o notebook dele, mas ele está todo dia aqui me enchendo o saco no msn, quase chorando, falando que a gente esqueceu ele, que não contamos nada sobre a reunião que teve, e que não fizemos a reunião junto com ele, mi,mi,mi coisa de Shine Eyes. Mas assim que ele estiver de volta ao mundo virtual ele voltará a nos prestigiar com seus post's, e como sempre tentando me zuar de alguma forma. Nosso amigo Warley-Moita foi para a faculdade, ainda não conseguimos entrar em contato com ele, mas espero que logo ele possa está usando seus novos dotes aqui no blog.
Então vamos a postagem.

A tecnologia por trás dos f
ilmes

Olá galera, eu sou o Gabriel Abal e nas terças falarei sobre tecnologia.
De acordo com titio aurélio Tecnologia é : o estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais. Então é sobre esses métodos, técnicas que vou abordar na postagem de hoje.

Como foram desenvolvidos os personagens de “Jurassic Park”? Como o Gollum, de “O Senhor dos Anéis”, foi criado? Como funciona o efeito bullet time do filme “Matrix”? Como foi feito o filme " A fuga das Galinhas"? Como é feita a captura de movimentos para filmes como “A Lenda de Beowulf” e “Avatar“?

Para começar irei falar sobre Live-Action, que é o termo utilizado para definir os trabalhos realizados por atores reais, de carne e osso, ao contrário das animações. O termo é usado para diferenciar os trabalhos em que, normalmente, se utilizaria uma animação, como em desenhos animados, videogame, histórias em quadrinhos, onde um trabalho de animação é adaptado, como por exemplo nos filmes Os Flinstones, Resident Evil, Super Homem.

Chroma Key

Chroma Key é uma técnica de processamento de imagens, cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.
Então resumindo, vocês já devem ter visto a moça da previsão do tempo apontando para um mapa , na verdade aquele mapa não existe. Tem o câmera filmando, a moça do tempo, bonita diga-se de passagem, e onde está parecendo na nossa tv o mapa, lá onde ela está, tem uma tela verde, ou azul. Essas telas são usadas bastante também nas programações da MTV

No filme "300", "Avatar", "ET" é usado a técnica para montar um fundo fictício.

Quando é usada a técnica Chroma Key, tem que ter uma preocupação especial com a roupa usada, porque se por um acaso a roupa do ator for a mesma do pano de fundo ela pode acabar sendo substituída pelo vídeo. Um exemplo de uso intencional desse assunto, acontece no filme Harry Potter, com a capa de invisibilidade.

Stop-Montion

Stop motion ( do inglês movimento parado) é a técnica onde são tiradas várias fotos para formar uma animação, pois cada minuto de filme são necessários aproximadamente 24 fotos(frames)
Um exemplo de filme usando a técnica Stop-Motion é o filme " A fuga das Galinhas " onde são usadas massa de modelar, a famosa massinha. Por isso o filme demorou tanto tempo para ser produzido, mais ou menos 3 anos cena por cena, foto por foto.

Vou colocar aqui um vídeo bem legal demonstrando que utilizou a Técnica Stop-Motion



Caso tenha vontade de fazer seu próprio vídeo em Stop-Motion achei esse tutorial no site do baixaki.


Crie seu próprio Stop Motion

Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um computador com um programa para a edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos vendidos em lojas ou feitos com massa de modelar.

Dicas importantes

• Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
• Utilize menos quadros por segundo (fps) – vídeos usam 30 fps e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho. Tente usar 12 ou 15 e você em um bom número!
• Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
• Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.
• Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito Blur (desfoque) do editor de vídeos.

Bullet Time

Bullet time, é como se fosse o super slow motion de uma certa cena . Como se você pudesse ver um tiro saindo do revolver e sua trajetória. Essa técnica ficou bem conhecida no filme Matrix. Essa cena em "câmera lenta" só conseguiu ser desenvolvida com uma super câmera que usaram na gravação. Como se tivessem colocado umas 300 câmeras para tirar foto, por foto.



Motion Capture ( Captura de Movimento)

Na captura de movimentos, o ator veste uma roupa especial, que através dela manda informações para o computador, com cada coordenada de seus movimentos. E com todas as informações obtidas através de cálculos, o que na verdade tudo isso é uma grande matemática, é possível reproduzir em uma tela de computador os movimentos perfeitos de uma pessoa. Ou animais como vimos em avatar nos cavalos.

E através da modelagem que é, pegar essas coordenadas através da técnica de captura de movimento, e modelar em forma de 3d, algo imaginário. Como por exemplo o "Aslan" de " As Crônicas de Nárnia", "Gollum" do "O Senhor dos Anéis" e os "Navi's" de "Avatar"

Aslan - As Crônicas de Nárnia.



Gollum - O Senhor dos Anéis.

Avatar .


Fiquei muito empolgado em fazer essa postagem, não cheguei a falar a metade do que descobri e nem a metade dessa metade do que queria falar.

Antes de encerrar gostaria de falar que a Tecnologia 3d nos cinemas está de parabéns, assistam os filmes em 3d, vale apena, assista avatar em 3d, o filme não explora aquele 3d vindo na sua cara, você levando susto, quase não tem isso, o filme foca mais em profundidade, os personagens bem redondos, bem realistas, e se você fica com receio em ver filme legendado em 3d, fique sabendo que a legenda flutua pela tela, magnífico, assim ela não atrapalha em nada o filme, mas vale também a pena também conferir o filme dublado, o filme foi dublado com a equipe do Guilherme Briggs, de um modo que não atrapalhou em nada a obra.

Vão mais ao cinema, assistam mais filmes. vocês só tem a ganhar com isso.


Para aqueles que sempre gostam de algo a mais.


Links extras.

Rapadura Cast - 63 - Efeitos Especiais (3d)

Stop-Motion

Blog sobre Stop-Motion

Vídeo tetris humano

Motion Capture.

Um vídeo sobre captura de movimento bem legal

Avatar.

Especial Avatar - Legendado

Parte 1 , Parte 2 , Parte 3

Aprenda a Falar Navi.



Comentários

  1. Brigada Abal pelas boas vindas, nao sabe o quao nervosa eu to com isso. Agora quando a ser o mascote de voces, eu sempre pensei que fosse assim, tudo bem ser por aqui tb.

    Cara, naum sabia que a capa do Harry tinha aquela cor por causa do Chroma Key. Mais umas coisa nova sobre HP que eu aprendi. ^^

    Adorei mesmo a postagem. Quem me viu no twitter no domingo a noite sabe o quanto eu defendi Avatar do Zé Wilker ¬¬ Eu queria mt assistir em 3D, mas infelizmente nao posso. =\

    ResponderExcluir
  2. BOOOOOA ABAL
    Ótima postagem de boas vindas... veremos o que preparo pra amanha X_x
    TENSO!

    ResponderExcluir
  3. Meega post abal...

    parabens...essa é a chamada magia do cinema neh...rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Po, gostei muito da postagem.
    Essas parada de efeitos gráficos e edição de vídeo são coisas que eu curto bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black