-----------------------MITOLOGIA--------------------------


Fala meus caríssimos leitores do
Taberna Nerd, este humilde taberneiro (Bibiu) vem aqui hoje iniciar oficialmente a nova fase do nosso Blog, que este ano vem com muitas novidades, novidades que prometem melhorar ainda mais o Taberna Nerd.

Bem, fiquei semanas pensando e matutando pra escolher um bom assunto pra falar aqui na minha coluna e começar esse ano com o pé direito tanto pra mim quanto pro Taberna, o resultado dessa...reflexão é a seguinte: resolvi postar, não um post apenas, mas uma serie que se estenderá pelas próximas semanas, o nome da série será Mitologia. Nas próximas semanas, por tanto, postarei sobre a mitologia de várias civilizações, iniciando com a fantástica Mitologia Grega, seguida da egípcia, nórdica e japonesa. Espero sinceramente que apreciem. Vamos lá. =D
Primeiramente, devemos esclarecer algumas coisas que farão a gente entender melhor e respeitar mais essas culturas aqui citadas.

Ao contrario do que muita gente pensa, mito NÃO é mentira. Mito, resumidamente falando, é uma “representação coletiva”, ou seja, uma explicação transmitida através das gerações para certos acontecimentos. Essas explicações (mito) não nascem de um dia pro outro, elas são proporcionais a realidade da época. Vou dar alguns exemplos. Me digam como um lavrador da antiga Grécia explicaria que sua lavoura de trigo foi totalmente acabada por um fenômeno natural, causado por uma frente de ar frio vinda do sul que se chocou com uma massa de ar quente que resultou em uma tempestade devastadora? Na realidade da época simplesmente Zeus tava bravo com ele, ele matava uma cabra oferecia pros deuses e tava tudo certo...vou dar um exemplo mais claro...rs...será que os gregos explicavam o fato de que metade do ano era todo bonito, florido e ensolarado(verão e primavera) e outra metade era frio, o tempo fechado, as arvores não floriam (inverno e outono) pela movimentação do planeta?...nãão, pra eles isso ocorria porque Hades, o Deus do submundo se apaixonou por Perséfone, filha de Deméter, e a levou pro submundo. Naturalmente, Deméter nem um pouco satisfeita recorreu a Zeus, dizendo que Hades sequestrou sua filinha, sendo Hades um dos 3 Reis do Olimpo, Zeus decretou que metade do ano Perséfone ficaria com Hades e a outra metade com a mãe, sendo assim, a metade que a filha ficava distante da mãe a natureza (dominio de Deméter) ficava “triste”.

Bem, esclarecido os termos, vamos ao post.

MITOLOGIA GREGA

Os Deuses

Na Mitologia Grega, ao contrario do que se pensa, os Deuses não criaram o universo, e sim o universo que criou os Deuses.

No principio tudo se resumia em uma massa uniforme e densa chamada Kháos, dessa massa surgiu o Céu (Urano) e a terra (Geia) nascendo assim a primeira geração divina da mitologia. A união do céu (Urano) e a terra (Geia) gerou os Titãs, as Titânidas, os Ciclopes e os Hecatonquiros, dentre os Titãs, os mais famosos são: Cronos (Tempo) e Oceano (o manto que protege a terra), entre as Titânidas, Téia, Réia e Tétis são as mais famosas. Os Titãs representam a força bruta e massiva da terra, assim como os ciclopes e os Hecatonquiros representavam as forças selvagens da natureza nascente.

Toda vez que nascia um Titã, Urano o devolvia ao seio materno, temendo ser destronado, um certo dia Geia resolveu libera-los e pedir para se vingarem do pai e liberta-la do marido, todos os filhos recusaram exceto o caçulinha Kronos. Com uma foice dada por Geia, Kronos, enquanto o pai dormia nos seios da esposa, foi e cortou o saco de Urano (quando eu digo saco, é porque são os testículos mesmo), tornando o sujeito impotente. O fato é que os Deuses tinham bases matriarcais, focada na fecundação, por tanto se um rei morre, perde os poderes mágicos ou se torna impotente este é destronado e o caçula toma o poder. Pois este tem mais tempo para fecundar. Kronos logo se juntou a Réia e começou seu ciclo sexual...rsrs. Tendo Urano e Gaia o domino do mântica (conhecimento do futuro) lhe adiantaram que ele seria destronado por um filho que teria com Réia, sob esse temor Kronos engolia os filhos, deixando Réia (como boa mãe) um pouco brava. Um certo dia Réia gravida querendo livrar seu feto de virar comida de Titã, foi até a ilha de Creta onde deu a luz a Zeus, e enrolou um amontoado de pedras num pano e deu para o marido comer.

Logo a profecia tornou-se realidade um Deus criado na terra por uma cabra e uma águia, dono de imenso poder libertou os irmãos engolidos por Kronos: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon, dando início a guerra épica entre os Deuses e os Titãs (dentre os Titãs o único que não guerreou foi Oceano). Sendo os Deuses os vencedores o governo do mundo logo passou a Zeus (coincidência ou não, o caçula) tomou o poder e virou o Rei dos Deuses nomeando seus manos (Hades e Poseidon) como reis também.

Na Mitologia Grega existem inúmeros Deuses dentre eles os Deuses maiores e os menores, entre esses Deuses maiores existem os Deuses do Olimpo que consistem basicamente nos descendentes diretos dos Titãs. São esses Deuses:

Zeus = Jupter

Hades = Plutão

Poseidon = Netuno

Hera = Juno

Deméter = Ceres

Artemis = Diana

Atenas = Minérva

Hefestos = Vulcano

Hermes = Mercurio

Dionísio = Baco

Afrodite = Vênus

Ares = Marte

Apolo = Apolo


POSÊIDON - Um dos 3 reis do Olimpo, o deus do mar e irmão mais velho de Zeus. Sua fúria é conhecida no Olimpo
HADES - Também um dos 3 reis do Olimpo e o único que não vive no monte Olimpo, deus dos mortos, domina seu próprio território ( O mundo dos mortos). Apesar de passar uma imagem ruim por sua “função”, não é um deus associado ao mal. Ao contrario do que muita gente pensa né.
HERA - Rainha do Olimpo ao lado de Zeus, Hera é a deusa do matrimônio e do parto. É vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Isso não é novidade pra quem assistia ao seriado Hercules.
ZEUS - Caçula de Cronos e Réia, é o rei do Olimpo. Ele impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes. Embora Zeus fosse um marido infiel, ele era simbolo de justiça, e ordem, seus domínios eram os céus.
AFRODITE - Deusa do amor e da beleza, seu nome significa “nascida da espuma” (originaria dos testiculos de Kronos). Afrodite é a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, teve vários casos com Deuses como Ares e Hermes e também com mortais.
HEFESTO - Filho de Zeus e Hera, Hefesto nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento dele, os Deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja.
ARES - O Deus da guerra e da matança, também filho de Zeus e Hera. Pai de vários heróis, Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.
APOLO - O deus da luz, das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um deus mais calmo, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro.
ARTEMIS - Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça, loucamente ela também é a protetora dos animais, Artemis é uma das Deusas virgens.
HERMES - Filho de Zeus com a deusa Maia, é conhecido como o mensageiro dos Deuses, protege viajantes e mercadores, dono das famosas sandálias com asas, as vezes contava uma mentirinha aqui, outra ali. Em fim.
ATENA - É a deusa da sabedoria, e da batalha honrosa, filha de Zeus com Métis. Atena carrega uma lança e um escudo chamado Égide. Aparentemente rival de Ares no Olimpo. É também uma Deusa casta (virgem).
DEMÉTER - Irmã de Zeus, Deusa da natureza e da agricultura, mãe de Perséfone. Não gosta de Hades devido ao caso com Perséfone.
DIONÍSIO - Deus do vinho e das festas, seus principais súditos eram mulheres, em geral prostitutas.

Os Deuses Gregos, tinha em evidência caracteristicas humanas, não existia sobre eles esse ser perfeito, livre de defeitos e cheio de misericórdia que há no Deus católico. Eles tinham defeitos, erravam, porem tinham virtudes incríveis. Esse fato aproximava os universos divino e humano, criando o conceito de Humanismo, em que se valorizava a figura do homem (e da mulher) o que faziam os gregos não limitarem seus pensamentos e desejos, daí, talvez a fonte da grandiosa mentalidade Grega, o berço da filosofia.

Ciclopes

Os ciclopes eram conhecidos por serem monstruosos e tal, seu único olho representa o relâmpago por isso são chamados de
Brontes (trovão), Estéropes (relâmpago) e Arges (raio), e foram gerados por Urano e Gaia. Existem 3 espécies de ciclopes, são eles os Urânios, os Sicilianos (o que aparece na Odisseia de Homero) e os Construtores. Os primeiros Ciclopes foram aprisionados no Tártaro por Urano, e libertados por Kronos a pedido e Geia, mas assim ficou por pouco tempo, logo foram aprisionados de novo por Kronos. Na guerra dos Deuses eles foram libertos por Zeus, lutando ao lado dos Deuses, virando assim os artífices de raios para os Deuses.

Os Hecatonquiros

Esses capetas eram gigantes fortíssimos com nada mais nada menos que 100 braços e 50 cabeças (não to exagerando, era exatamente isso), foram também aprisionados no Tártaro por Kronos e libertos também por Zeus, foram aliados dos Deuses na guerra e uma peça importantíssima na vitoria de Zeus recebendo como presente a imortalidade através da ambrosia (néctar dos Deuses). Chamavam-se
Coto, Briaréu e Gias. Hoje em dia tomaram forma humana e são conhecidos como Chuck Norris, Marcelo Dourado e Evander Holifield.

Quando a Bolsa escrotal de Urano caiu na terra após ser arrancada pelo filho gerou alguns seres, dentre eles estão as Musas e a espuma do Mar na qual surgiu Afrodite (o nome Afrodite vem da palavra grega de espuma).

Algumas palavras do nosso idioma tem sua origem na mitologia grega como por exemplo a palavra Pânico, ela existe devido a um fauno (metade homem metade cabra) chamado Pã, que era apaixonado por uma Ninfa, como o pobre era muito feio esse amor não era correspondido, sendo assim todas as noites nosso amigo fauno chorava e resmungava assustando e amedrontando os viajantes, nascendo assim o termo Pânico. Assim como Ninfa, que hoje em dia são ditas como as novinha trepadeira (kkk), na mitologia eram mulheres imortais que tinham permanente aparência jovem.
O bacanal também tem origem grega. Bacanal, como era conhecido os cultos a Baco (Dionísio), Deus do vinho e das festas, tinha como seguidoras as concubinas e mulheres da vida (Puta, pra quem não entendeu), essas a cada Bacanal selecionavam um numero restrito de homens para participarem da festança, onde ficavam bêbados e transavam o dia inteiro (não muito diferente de algumas festas hoje em dia).

Bem galera, se eu estender mais esse post, a parada vai ficar maçante, então a gente faz assim: fica esse post introdutório sobre mitologia grega (que tem muita coisa pra falar), e na próxima segunda eu continuo falando sobre os principais Heróis gregos, suas origens e aventuras. Se render mais alguma coisa sobre Mitologia Grega a gente estende mais pra próxima semana. Bem tentei fazer um bom trabalho ai, espero que tenham gostado, e quem não gostou tenta ficar de cabeça para baixo cantando “Viva Las Vegas” em ritmo de pagode com a voz de Elza Soares. Deve funcionar.

Eu estou usando como fonte o livro “Mitologia Grega” de Junito de Souza Brandão. Muito bom livro, bem explicativo com um linguagem fácil dividido em 3 volumes...no final do ultimo post sobre Mitologia Grega eu coloco a referência bibliográfica de forma mais organizada e um site pra download desses livros...

Beijo na Bunda e até Segunda

Comentários

  1. Felipe Cipriano de Oliveira8 de março de 2010 às 14:43

    Bom post tio Bibiu xD
    Mitologia Grega é um assunto que sempre chama a atenção.
    É impressionante como 90% das lendas Gregas tem alguma perversão em sua composição xD

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia por nome a maioria dos Deuses e Titãs citados, mas esse Hecatonquiros, nunca tinha ouvido falar, e nem nunca imaginei algo que tenha mais do que 2 cabeças ou 4 braços.

    Agora pare para pensar comigo, 50 cabeças, 100 braços, até ai está certo, 1 par de braços para cada cabeça... mas o Hecatonquiros
    Só tem 2 pernas( só não sei com quantos dedos cada ^^) imagina a confusão que seria para 50 cabeças determinar Em que direção seguir... Seria o Caos.

    PS: Só eu mesmo fiz o trocadilho escroto com a Réia ? " ...Um certo (dia Réia) gravida... " =DD


    PS2: Será que no tíbia tem Hecatonquiros ?

    ResponderExcluir
  3. Abal escroto (dia Réia) shaushuahsuahsuhasuhaushaus

    Bibiu, adorei o post sobre mitologia grega, é um assunto que realmente chama a atenção.

    "Chamavam-se Coto, Briaréu e Gias. Hoje em dia tomaram forma humana e são conhecidos como Chuck Norris, Marcelo Dourado e Evander Holifield" O.o shauhsuahsuhaushuashuahsuhaushauhsuahsuas

    Esperenando ansiosa pelo post de mitologia japonesa.

    ^^

    ResponderExcluir
  4. E ae filhote, tudo certin?
    Começou bem hein^^
    Só informação sussa...
    Mas aqui... eu tenho quase certeza que Gias hoje é conhecido como Kratos... mas tudo bem...
    Mt bom, e no aguardo pela mitologia Celta ^^
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Bolha, eu to falando de realidade cara...Krato é apenas um personagem inventado...to falando aqui de coisas reais... Oo ...kkk

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia os Hecatonquiros de tempos.
    Mas que realmente devem criaturas medonhas, isso devem, e não devem ser muito difíceis de enganar também xD

    ResponderExcluir
  7. gosteei bibiu !

    mas muito resumida a guerra e o destronamento d kronos e oceano participa siim ele da o remedio a zeus q faz o pai vomitar hermes e os outros irmaos dele !

    neh naum ?
    vlw !




    AlanLee

    ResponderExcluir
  8. ahh fala sobre prmoteu tbm poow a historia dele eh pika !

    ResponderExcluir
  9. pod cre alan...oceano era medroso e timido demais, e morria de medo do Zeus, ele fica totalmente omisso em relação ao irmão (Kronos)...eu to seguindo a ordem de acontecimentos, vou falar de Prometeu nos proximos posts...Junto com os herois gregos

    ResponderExcluir
  10. AFRODITE NOS ANOS 90 LARGOU DE SER DEUSA E FUNDOU UMA BANDA,SÓ DE MULHERES:AFRODITE SE QUISER.

    ResponderExcluir
  11. Kpaokpoakpoakpoakpakpoa

    Nossa, esse foi um dos melhores comentários até agora .. kkkkkk


    " Afrodite se quiser " =DD

    ResponderExcluir
  12. entender a piada também num é pra qlqr um não !

    Mais uma vez concordo com Bibiu !!!
    Drogas mano, drogas !!!

    ResponderExcluir
  13. E as crianças continuam frequentando essa parada =/

    ResponderExcluir
  14. Sou Maicon Negreiros,sou radialista,músico,professor de ensino fundamental,compositor e atualmente Coordenador Geral da Escola Macabuense de Música e Arte,sou fã do blog e totalmente contra termos vulgares contra quem quer que seja,quero pedir desculpas ao Favilla se ele se sentiu ofendido com a alusão que fiz com a deusa Afrodite e a banda Afrodite se Quiser,só quis pegar o clima descontraído do blog e não ridicularizar o seu belo texto, só estou assinando como anonimo(não o anonimo que anda escrevendo baixarias)por não estar postado nos perfia abaixo,continuem esse belo trabalho e um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Maicon Negreiros.

    Fico muito feliz por você estar comentando em nosso Blog, e pode ter certeza que a sua piada foi bem aceita e todos nós gostamos dela, inclusive demos boas risadas xD

    Nossa inteção é mesmo poder bater um papo descontraído com a galera que lê nossos posts, e desde que não hajam ofensas nas postagens, como aquele anônimo fazia (os comentários deles já foram e continuarão sendo deletados), nos sentimos muito felizes em receber os comentários e as piadas de todos ^^
    Muito obrigado pela visita e volte sempre.

    Felipe Cipriano, Taberneiro das Sextas.

    ResponderExcluir
  16. Maicon, pow cara foi mau aih se dei a entender que fiquei ofendido com a piada, pra mim é realmente uma honra que vc visite, leia e comente nossos posts...vc é sempre bem vindo aki...de verdade...o problema foi outro, mas jah foi resolvido... =D volta sempre ein, faço questão. =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black