Memória Oitentista!



Bom... Primeiro vou me apresentar. Meu nome é Ítalo Freitas, usual e vulgarmente chamado de Tito! Estaremos juntos aqui no taberna por algumas semanas falando de HISTÓRIA.*-*

Você deve estar se perguntando: Hã? Cade Bibiu?

Então, ele esta com alguns compromissos e entupido de trabalhos de faculdade pra fazer... Não ta com tempo nem pra ir ao banheiro! E pra não deixar vocês na mão eu fui honrosamente convocado pra postar pra vocês... (que responsa ne?)

Não sou nenhum escritor, apenas um cara que ama historia e que quer compartilhar fatos que aconteceram no passado e que se refletem no nosso modo de vida cultural, social e político de hoje!(filosofei).

Então pra começar quero falar de uma parte da historia que eu simpatizo muito e que influenciou e ainda influencia muito nosso modo de vida de hoje. A década de 80!!! \o/ Quero que vocês percebam como essa década idolatrada por coroas no mundo todo (os chamados oitentistas) foi historicamente importante. Além de ser um prazer pessoal falar dela. Então Let’s go...


Saudosos 80’s


Marcada eventualmente como o fim da idade industrial e início da idade da informação os anos 80 foi um dos períodos mais marcantes do século XX em áreas como musica e cinema. Porem compreende importantes mudanças sociais e políticas em todo cenário mundial!
Muita moda foi criada nesse período e muita coisa que a gente acha bizarra nos dias de hoje nossos pais usavam e faziam! É o caso das calças altas... Aquelas que deixavam a genitália toda marcada e o botão era quase nas costelas. Sem falar nos cabelos que pareciam poodles, os penteados mais bafônicos de todas as eras!

Sim meus caros, foi um período que a moda não deve se orgulhar muito. Porem o povo da informática e tecnologia pode bater no peito pois em 12 de Agosto 1980 foi lançado o maravilhoso IBM PC (Olha que espetáculo aí na foto). Pode parecer ridículo hoje mais na época era tecnologia pura. Nesse mesmo período (na verdade um pouco depois) tiveram inicio os softwares livres (quem quiser saber sobre isso é só pesquisar sobre Projeto GNU, Free Software Fundation). Foi um grande ponta pé inicial para o desenvolvimento tecnológico digital que temos acesso hoje. Sem contar que foi nessa época que a Microsoft e a Macintosh iniciaram a guerra titânica da era da informática. Na área tecnológica tinha também os famosos walkmans(eu já tive um) e videocassetes(eu ainda tenho um) que eram as grandes febres. Em fatos políticos acredito que a parte mais marcante ficou por conta da Queda do muro de Berlin e SIMBOLICAMENTE o fim da guerra fria.




Foi nos danados 80 que se descobriu a AIDS que chamavam errada e preconceituosamente de ‘Câncer Gay’ (pois na epoca achava-se que apenas homossexuais transmitiam a doença) . Isso acalmou os ânimos da juventude transviada da época em todo o mundo! E por falar em juventude as tribos punks e o rock estavam em alta e eram moda. E em 85 quando descobriram o buraco na camada de ozônio a moda foi virar ativista ambiental! A geração da boa convivência sabia que esta seria uma década onde as transformações precisariam conviver juntas e se ajudarem. O fato é que esta convivência permitiu que as diferenças se somassem resultando na miscelânea de estilos e modos de vida que vemos hj!

Culturalmente podemos falar de cinema e musica que foram os pontos fortes desse período. Cantores e bandas Internacionais que fizeram sucesso nos anos 80’ marcaram a história com músicas que até hoje tocam: Bon Jovi, Def Leppard, Duran Duran, Pet Shop Boys, Prince, Madonna (que começou imitando Cyndi Lauper) ,Michael Jackson, Guns N’ Roses, Journey, U2, Iron Maiden, Van Halen, INXS, Whitesnake, Kiss, Cyndi Lauper para citar alguns.

No cinema vou citar alguns clássicos (que a Sessão da tarde apresenta ate hj) como: Os goonies, Lagoa azul, O feitiço de Áquila, A fantástica fábrica de chocolates, Karatê Kid, Te pego lá fora, Caça Fantasmas, Quero ser grande, Top Gun, A história sem fim, Gremlins, Curtindo a vida adoidado, De volta para o Futuro, Loucademia de polícia, Conan o Bárbaro, Perfume de Emanuelle (Tenso ¬¬), Highlander, Star Wars, MadMax, Rambo, Dirty Dancing, Ritimo quente, Lassie e tantos outros!

Enfim já deu pra perceber como essa época influenciou nosso estilo de vida de hj neh?


80 no Brasil – A multidão nas praças!


Aqui no Brasil o clima era tenso, após muitos anos de repressão e silencio popular advindo da ditadura militar houve um “silencio” por parte da população, mas aos poucos as massas foram tomando seu espaço em movimentos coletivos. O maravilhoso e fascinante de tudo isso é que depois de anos de horror com a imposição Política e censura o povo ainda tinha gana de botar a cara pra bater (que é o que eu acho que falta na gente hoje!). Mas não pense que foi tudo estourando de uma vez só não. As coisas começaram discretas com reuniões de trabalhadores insatisfeitos com salário, carga horária e condições precárias de trabalho, assim começaram as greves. Uma das mais famosas da época e que desencadeou outras tantas foi a trabalhadores do A B C paulista, mais precisamente em S.Bernardo do Campo realizada pelos trabalhadores das montadoras de automóveis daquela região. Seguido pelos metalúrgicos que fizeram escola e lutaram bravamente pelo novo sindicalismo! (nossa como eu amo isso) *-*

Mas o meu fato preferido dessa década aqui no Brasil, sem sombra de duvida foram as DIRETAS JÁ, que invadiu o nosso pais entre 1983 e 1984. Em todas as capitais a galera se reunia pra pedir eleições diretas pra presidente da república. Eram verdadeiras multidões (Olha a foto *-*) e muitos artistas se engajaram na campanha na época. (Cara eu fico so imaginando uma mobilização dessas, todo mundo com um mesmo objetivo! A massa popular brigando pela democracia e pela esperança de dignidade e igualdade nas urnas). Nessa mesma época passamos por uma forte crise financeira com taxas de inflação altíssimas, fechando o ano de 1983 com 239% de inflação! (é brother o bagulho tava frenético). Depois de muitos comícios, campanhas e frustrações o povo teve uma vitoria modesta (perto de todo o esforço) quando Tancredo Neves foi eleito pela escola eleitoral. A democracia “surgia” depois de mais de 20 anos de Ditadura.

Mudando de assunto e saindo da política, temos um quadro muito foderastico na musica Nacional. O Rock estava em alta no mundo influenciando nossos carinhas revolucionários a erguerem as guitarras e as letras agressivas e com fundo político e social. . Nessa onda surgiram : "Blitz", "Barão Vermelho", "Paralamas do Sucesso", "Titãs", "Ultraje a Rigor", "RPM", "Legião Urbana", "Engenheiros do Hawaii", "Kid Abelha", "Ira !", "Capital Inicial", "Camisa de Vênus", "Biquíni Cavadão" entre tantas outras que nem chegaram a sair da garagem... Esses caras citados foram pensadores e poetas musicistas que faziam nossa juventude da época a adotar o mesmo estilo e pensamento que eles levavam nos Shows. (Frustrante hj ver nossa galera ouvindo creu e coisas do gênero... estamos regredindo... 2012 ta chegando -.-‘). Foi uma época de ouro pro nosso som! Ate os nossos dias não vejo um período tão foda na musica brasileira. Eu particularmente destaco dois que acho importantíssimos:


Rock in Rio - Inesquecível na cabeça de qualquer oitentista. O Rock in Rio foi um divisor de águas. Idealizado por Roberto Medina, teve 14 atrações internacionais(coisa rara na época no país) e 15 nacionais. A Cidade do Rock foi construída especialmente para o evento.Dez dias de show em janeiro de 1985 e 90 horas de rock,jazz,balada e até forró. Na platéia 1,35 milhão de pessoas. As atrações eram: Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Baby e Pepeu, Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil,

Paralamas do Sucesso, Blitz, Lulu Santos, Moraes Moreira, Alceu Valença, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Eduardo Dusek, Barão Vermelho, Rita Lee, Whitsnake, Iron Maiden, Queen, All Jarreau, James Taylor, George Benson, Nina Hagen, Go Go’s,Rod Stewart, Scorpions, AC/DC, Ozzy Osbourne, Yes e B’52.

Circo Voador – No Rio de Janeiro abriu em 15/01/1982. Se consagrou quando mudou para a Lapa em outubro do mesmo ano. Foi o berço do rock brasileiro. Em quase cinco anos de projeto, 258 bandas tocaram no projeto Rock Voador(lançamento de bandas novatas). Esta na ativa ate hj é um marco histórico do nosso Rock.




Curiosidades curiosas dos anos 80!



Gírias (Algumas da época são usadas ate hoje): baba-ovo (puxa-saco), dar um tapa (fumar cigarro deeee ¬¬), chocante (muito bom), detonar (livrar-se de algo), mala (pessoa chata), rolar (deixar acontecer), rolo (ficar várias vezes), ta crowd (tá lotado), viajar na maionese (delirar)...

Macaco Tião: Em 1988, lançado pela turma do Casseta e Planeta o macaco Tião foi o político mais famoso da época. No circo voador ganhou festa de lançamento da candidatura para a prefeitura do Rio. Participaram Léo Jaime,Celso Blues Boy e Ultraje a Rigor. Recebeu 130 mil votos(não era voto eletrônico) e na soma dos nulos e brancos chegaria ao segundo lugar.

Caverna do Dragão: Febre na segunda metade dos anos 80. Teve só 27 episódios . Ao contrario do que se especula a decadas último episódio da série jamais foi produzido.

Playboy: Chegou ao Brasil e reinou sozinha com a queda das famosas Ele Ela e Satus. A "Playboy" com Hortência, a estrela do basquete brasileira dos anos 80, esgotou em apenas sete dias. Mais rápido do que a histórica revista de Luciana Vendramini, que levou dez dias para sumir das bancas

• No terceiro disco da Xuxa, diziam que se girasse ao contrário a música "Ilariê" ouvia-se uma mensagem do demônio. Muita gente arrebentou a vitrola para conferir.

• O cubo mágico foi lançado em 1981 e vendeu dois milhões de unidades no Brasil. Ele tinha 43 quinquilhões, 252 quatrilhões, 3 trilhões, 274 bilhões, 489 milhões e 856 mil combinações diferentes, mas havia gente que conseguia montá-lo em menos de 30 segundos!

• "Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim". Em 1988, quem falasse o jingle do McDonalds em menos de 5 segundos numa das lanchonetes da rede ganhava uma Coca-Cola.

No Rock in Rio, foram consumidos 1,6 milhão de litros de bebida, 900 mil sanduiches, 500 mil fatias de pizzas e 800 quilos de gel para cabelo.

Ufaaa...

Enfim... acho que já falei o batante... espero que tenham gostado desse resumo da década de 80!

Ate uma próxima oportunidade!

Tito o taberneiro Substituto!


Comentários

  1. Poxa ae vivi nos anos 80! Boas lembranças... bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo amiguinho me sinti dentro dos amos oitenta! Parabens pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Vlw tito! Curti o blog...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem, muita boa mesmo me trouxe boas lembranças da minha infância... Parabéns Tito.

    ResponderExcluir
  5. Dalhe Tito, chegou arrebentando a boca do balão... só não pode ficar correndo atras dos brotinhos depois de uma mísera postagem... pera ai... mísera? ótima postagem :D Seja bem vindo manin^^

    ResponderExcluir
  6. Apesar da postagem ser oportuna e mostras as informações corretas dos 80 achei que alguns fatos foram pouco explorados. Como a queda do muro de Berlin por exemplo. Mas se que deve ser dificil explicar fatos de 10 anos em apenas um texto. Mas vc escreve mt bem!

    ResponderExcluir
  7. Gostei das curiosidades e da Parte do Rock in rio!

    ResponderExcluir
  8. Viva os anos 80!!! =D Foi a melhor epoca da historia! Minha infancia foi a melhor!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog!Arrasou na postagem,explorou muito bem o assunto.Tantas lembranças boas.Vc é fera!Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Caramba! O post ta mt maineiro brother... sua cara! Bem loko! hauahaauaha
    Curti mt! ja quero ver a proxima postagem?! XD

    ResponderExcluir
  11. Titoooo...primeiramente abrigado por segurar essa responsabilidade pra mim...

    e PARABENS cara superou minha espectativas como sempre....e lembre-se uma vez taberneiro, sempre taberneiro...bem vindo ao clube....

    ResponderExcluir
  12. *-* Vlw bibiu! Eu que tenho que agradecer por ter tido a oportunidade de ser taberneiro!!! *-*

    ResponderExcluir
  13. msm depois de decadas os anos 80 ainda está vivo! >.<

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS,muito boa a matéria com os ANOS 80,mas só pra retificar,a BANDA KISS já fazia sucesso antes,pois ROCK AND ROLL ALL NIGHT foi grande sucesso em 1975(EUA e EUROPA), e no BRASIL fez sucesso em 1976,e a revista PLAYBOY começou aqui no BRASIL em 1975 com o título de HOMEM,mudando para PLAYBOY em 1978(OS ANOS 80 sedimentaram o sucesso da revista),mas TITO,valeu pela lembrança,recordar é viver sempre.

    ResponderExcluir
  15. **MAICON NEGREIROS Vlw pela informação adicional! É sempre bom saber um pouco mais! E dar mais consistencia aos posts! ;-]

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Tito!
    Há diversas coisas que eu, de fato, não sabia nesse post. Em pouco tempo pude ter um overview de fatos/acontecimentos marcantes neste período tão saudoso e até revolucionário que foi os anos 80.
    Adorei o blog, super apreciei a postagem. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Pow vc posta uma parada dessas e so me avisa hj? Pow Italo vc realmente é que nem bombril 1001 utilidades, ator, cantor, humorista e agora escritor! Sempre com talento neh amigo! Parabens agora quero so ver com oque mais vc vai aparecer hauahauaahau
    Super 10 seu post!

    ResponderExcluir
  18. Meu anjinho! Demorei mais vim aki ver seu postizinho, que por sinal é bem gostoso de ler! Arrazzza meu fofo! de sua amiga virtual mais bonitinha e fofinhaaaaa lia! =**

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Tito!!!!

    Mto bom o post, arrasou...

    e tbm minha 1° vez no taberna, apesar de ter um taberneiro em ksa
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. lol véi,muit bom msm, viva os anos 80, hurrulllllllll,rsrsr,parabéns kra, ta de parabéns e seja bem vindo a nossa humilde taberna, e que possa fikr por vários vários porres, pois na nossa taberna não se contatam as noites ruins, apenas as noites inesquecíveis de vinho, cerveja e muita informação ^^, e convenhamos que vc traz uma mistura diferenciada ao nosso produto final =p, que por incrível que pareça nós também somos cultura, rsrsr, vlw leke

    ResponderExcluir
  21. Adorei amigo!!!! Vevi essa decada como criança, mas lembro de coisa a beça ai! heheheh

    mas o melhor do post...
    "dar um tapa (fumar cigarro deeee ¬¬)"

    Os DEEEE OLHINHOS foi o melhor do post! hehehehe

    ResponderExcluir
  22. Amigo, realmente parece q vc viveu no anos 80. rsrs. Arrasou.

    ResponderExcluir
  23. Brt... assim que eu li esse post eu pensei que quem escreveu fosse velho, p cara fala como se estivesse vivido na epoca pow...

    ResponderExcluir
  24. Olha,adorei essa postagem,me fez lembrar meus tempos de frescura,menudos,ursinho blau-blau,tudo de bom.

    ResponderExcluir
  25. Mauro Bundinha?Menudos?ursinho blau blau?shuashuashuashuashuashuashua.

    ResponderExcluir
  26. Marcelo Abreu Gomes2 de maio de 2010 às 11:15

    Eita tempinho bão!!!
    Tito,
    Anos 80 é comigo. Estava no ensino médio, vivia em outras cidades, andei muito: Diretas Já!, Rock'n'Rio, shows, shows e shows, tipo Supertramp, A-Ha, Mickael Jackson, The Cure, etc.
    Quanto a Playboy, ela é anterior aos 80, creio que é da década anterior.
    Mas foram anos incríveis, em que o pensamento COLETIVO era mais orte que o INDIVIDUALISMO, nos juntávamos para mudar o MUndo, seja na política, seja na Ecologia, seja na solidariedade.
    Hoje a galera se isola num quarto, se liga num PC, consome, consome, engorda, engorda eo MUndo que se foda - o importante é o indivíduo. Daí o Planeta estar a caminho do abismo.
    Viva os 80! Éramos felizes, queríamos mudar tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black