Música Nacional


O Post de hoje seria sobre Cinema, eu iria inaugurar minha coluna sobre filmes, mas a necessidade se mostrou maior e mais uma semana de adiamento do tema se faz necessária.

Bom, para compensar isso, hoje falarei um pouco sobre a prata da casa, a nobre e gingada música nacional. Isso mesmo caros leitores, aquela música com sentimento que encanta a todos nós (ou deveria) (ou não), a música nacional é algo interessante e complicado de se tratar, e isso tem um único motivo. PRECONCEITO.

Algumas pessoas que conheço simplesmente não tem hábito de ouvir música nacional porque acham que é desleixada, simples demais, e sem qualidade. Ledo engano, a música nacional é incomparável, única, e expressivamente superior, isso quer dizer que nem Carlos Santana (um dos meus guitarristas favoritos) consegue ter mais swing que os músicos brasileiros.

Voltando um pouco na história de nosso país, percebemos que a música esteve presente desde o Brasil Império, com nosso querido (ou não) Dom Pedro II, amante de música, bebidas e mulheres (atire a primeira palheta aquele homem que não tem um pouco desses vícios em seu intimo), por conta de sua fissura com a música, ele investiu pesado para trazer músicos de sua terrinha natal, e com isso tivemos aqui um misto de música portuguesa, e claro mesclando-se a música africana, a música holandesa, espanhola e francesa, assim nascia o embrião da música de nossa terra.

Poucas décadas depois (ta certo, nem tão poucas), tivemos o nascimento da Bossa Nova, estilo musical mais difundido no Globo na época, com suas raízes fincadas e trançadas aqui no nosso Brasil.

A vida dos boêmios, as marchas de Carnaval, as danças e músicas regionais, as expressões culturais, tudo, tudo mesmo relacionado à música em nosso país tem como alvo a superação de limites.

Hoje você pode ir a uma loja de discos e achar artistas novos de nossa Pátria que conseguem suprir nossas necessidades, ou nem isso, com a difusão da nossa querida web chegamos a um patamar superior, somente atingido por aqueles que... ehr.... bem.... tem um computador com acesso a internet em casa... (levando em consideração que o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de acesso à internet, se tornando algo comum o acesso a rede, mesmo que acesso de baixa qualidade), bom, com o acesso à web, qualquer um disposto pode colocar suas músicas na Rede, e isso é ótimo e ruim ao mesmo tempo, porque enquanto alguns se dedicam de alma pra colocar sua arte, alguns fazem serviços porcos, serviços desleixados e colocam qualquer coisa na rede e acabam por queimar a imagem dos músicos de nosso país.

Gostos musicais não se discutem, mas a valorização do que é nosso, é o mínimo que devemos fazer para conseguirmos ver a expansão do território musical brasileiro.

Quer ver um exemplo? Eu, hoje, estou com um projeto de gravar um CD só com músicas originais, inéditas e de minha autoria, em parceria com um amigo meu, claro que o mesmo CD terá músicas da autoria dele e de nossos amigos, mas a questão é a seguinte, nós estamos nos aprimorando, porque hoje é fácil divulgar o material, mas ter o retorno... tsc tsc tsc, isso é outro patamar, uma vez que a pirataria torna a arte um tanto quanto mais "acessível". Por esse motivo, sempre temos de nos aprimorar, para que aqueles que venham a nos ouvir, sintam que aquela galera lá de trás, que hoje ainda é muito boa, como: Roberto Carlos, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Tom Jobim, Villa Lobos, e a galera da nova geração como: O Teatro Mágico, Capital Inicial, Tihuana, Dj Streammer, e tantos outros da nova e velha geração que se eu ficar aqui um dia inteiro não conseguiria cita-los, todos eles tem seu merecido valor, e nós como filhos dessa terra, ao menos deveríamos olhar mais para a música em âmbito nacional.

Bom, é isso, mais uma vez peço desculpas por não ter postado sobre o que havia prometido, mas para semana que vem o post já está digitado.

Seguem abaixo alguns links para download de músicas de nossa terra. Espero que curtam.

Coletânea Rock Anos 80 - Clássicos Multishow Nacional

Coletânea Rock Anos 90 - Clássicos Multishow Nacional

Jorge e Matheus (a pedido de um amigo meu da Escola, nunca ouvi, mas ta ai, se alguem quiser correr o risco....)

Vanessa da Mata - Multishow Ao vivo (2009)

Seu_Jorge_America_Brasil_o_Disco

Tim Maia Ao Vivo

Capital Inicial - Acústico MTV

Barão Vermelho - Balada MTV



Lembramos que o "Taberna Nerd" não se responsabiliza por conteúdos baixados na internet, uma vez que os sites que disponiblizam os downloads, o fazem apenas com o intuito de demonstração da obra, totalmente sem a pretenção de obtenção de lucros, e entende que o usuário irá deletar os arquivos do computador 24 horas após baixá-los.




Comentários

  1. a música brasileira tá passando por uma crise ridicula, cara... mas ainda assim, eu tô com esperanças sobre essa nova fase. por mais que o rock esteja deprimente, ainda temos uns poucos e bons tentando respirar no meio dessa fumaça de bandas ruins. mas a nivel de mpb, o país tá voltando a se agitar. vamos cruzar os dedos e esperar as boas notícias na música nacional pro ano que vem, né *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu queria o post de filme, mas perdoo... ^^
    Tipow, nao é q eu nao goste da musica brasileira, é existem bandas realmente ruins e eu nao tenho paciencia de procurar por boas composiçoes. Eu escuto e se gostei baxo o cd, mesmo sendo japonesa, inglesa, americano, tailnadesa, e tal. Depende muito da divulgação. Gostei do post ^^

    ResponderExcluir
  3. Cadê o link do Fresno? ahuahauuauahu
    #brinks! tb nao curto eles! :)
    Na verdade, esse povinho da nova geração é um dos motivos pra mt gnt estar desencantada c a Música Nacional! Pra mim eles soam como se fosse o mesmo som, como algo fábricado e sem características próprias #emos y.y
    Mas apesar de sermos também bombardeados por "Stefhanes" e afins, essa coisa de Internet está permitindo muitas bandas saírem da garagem direo pro MySpace! \o
    Mesmo q a gnt acabe abaixando ao inves de comprar, bandas como Gloria e Vivendo do Ócio ficam mais conhecidas e valorizadas no país inteiro, nao só em sua região.

    "Oi, Mestre yoada eu sou. Acessar a Taberna Nerd boa coisa é!" hohohoho *o*

    ResponderExcluir
  4. (Eu gostu do Fresno T.T) tah naum curto música nacional mas naum é preconceito! É pq para mim é ruim! Mas a próxima matéria será de cinema néh?
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Esse cara aqui é o melhor cantor do Brasil na atualidade.
    Vejam ele cantando Love Hurts.

    http://www.youtube.com/watch?v=o-RjvvzjnmI&NR=1

    ResponderExcluir
  6. powww...o car manda benzão cara...kkk

    ResponderExcluir
  7. Muito show o post!
    Hoje se tem preconceito com a música brasileira antiga, e até de agora... especialmente quem mais tem esses preconceitos são os jovens!
    Eu amo música brasileira, ela mostra nosso país.
    Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tô contigo e não abro! #ruun
    Nem me fale em desvalorização e excrachamento da música brasileira... tem cada letra hoje em dia, em bom número vendo porque fala de sexo e outras coisas de uma maneira vulgar, porque se não fosse, nem falaria nada. Aqui em Belém tem muitas músicas de tecnobrega e outros ritmos que fazem esse tipo de música... Aff! #credo²

    Eu totalmente desculpo [se há o que desculpar], porque o post ficou muito bom.

    bjuxx*

    ResponderExcluir
  9. Cara, é triste ver pessoas que apenas ouvem música gringa e ainda criticam a nossa. Claro, concordo que as melhores produções e trabalhos estão lá fora, mas nossa música tem bastante qualidade também. Apesar de preferir a música de fora, aqui tem algumas bandas que chamam não só minha atenção, mas também a da mídia especializada no exterior. Bandas como Oficina G3, Shaman e Sepultura jah tem seu nome gravado na história musical brasileira, e olhe que elas são apenas exemplos...existem outras dezenas que merecem respeito.

    Enfim, música brasileira é sinônimo de qualidade (fora algumas exceções...rs)

    Ótimo assunto e post do mesmo naipe! Valeu por ajudar nossa música!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Música nacional bem feita da gosto de ouvir, temos vários estilos no brasil, e independente de qual for, os que procuram fazer um som bem feito, sempre sai legal.
    Hoje em dia o ensino está de alta qualidade aqui no Brasil.
    E só para frisar, eu gosto de Fruto Sagrado. =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black