Atlântida

Muitas histórias existem sobre Atlântida, uma suposta civilização muito avançada para seu tempo... histórias que são contadas de diversas maneiras em filmes de ficção, livros, jogos e desenhos animados. Porém de fato nenhuma dessas histórias parece ser convincente o suficiente para provar a existência de tal civilização... bem isso, é o que vamos ver.

As primeiras histórias a serem contadas sobre Atlântida, teve como responsável o filósofo grego Platão {aprendiz de Sócrates e mestre de Aristóteles} em suas obras Timeu e Crítias. Segundo Platão, a ilha se localizava no Oceano Atlântico além dos pilares de Hércules (estreito de Gibraltar), e foi dizimada por um fenômeno natural 9000 anos antes de sua época. Bem, a seguir contarei mais detalhadamente como essa ideia de uma civilização tão avançada chegou aos ouvidos de Platão, assim como detalhes sobre a suposta origem, funcionamento e fim de Atlântida, e é claro todas as outras lendas relacionadas com a ilha.
Alguns estudiosos dizem que Platão tinha como base historias contemporâneas e lendas ao falar sobre Atlântida. Alguns afirmam que Platão usou como base os acontecimentos decorrentes na então guerra de Tróia, outros dizem que Platão estava retratando a então fracassada invasão ateniense a Sicília ou a destruição de Helique, porem existem muitas outras tentativas de explicar como a então civilização chegou ao seu conhecimento.

O sacerdote dos Sais

O próprio Platão conta que Sólon {mestre de seu pai} em uma de suas viagens para o Egito conhece um estranho sacerdote que vivia nos sais do delta do nilo, ao questiona-lo , o sacerdote lhe conta a história de uma guerra a muito esquecida e perdida no tempo entre os atenienses e os atlântis.

Reza a lenda que a muito tempo atrás, quando os deuses partilhavam a terra, que Poseidon, o deus dos mares, se apaixonou por uma jovem chamada Clito que vivia no alto das montanhas no centro da ilha, afim de proteger e também de desfrutar de sua paixão, Poseidon ergueu inúmeras barreiras de água e fossos envolta da muralha que protegia a ilha, do desfrute desse amor nasceram 5 pares de gêmeos da qual o mais velho Poseidon batizou de Atlas {ao contrário do que é mostrado em God of War, Atlas não é um titã}. Poseidon então dividiu a ilha em dez anéis circulares, chamados de Cinturões de Terra, e deu supremacia a Atlas dedicando a ele uma montanha de onde então espalhava seu poder sobre a ilha.

Cada um desses cinturões era reinado por um descendente dos filhos de Poseidon e Clito. Os reis se reuniam anualmente para uma grande cerimônia que acontecia no centro das ilhas, onde se localizavam o palácio central e o templo de Poseidon, esse encontro era marcada pela caça de um touro {feita por cada monarca}, em que após caçado se bebiam o sangue e comiam a carne do pobre do bovino, e onde também eram trocadas pelos monarcas inúmeras criticas e saudações.
Os muros eram recobertos de ouro e brilhavam intensamente quando a luz do sol batia e sua superfície revelando a grandeza e toda a sublime poesia em que existia em cada monumento erguido em nome de seu deus. Atlântida era uma cidade de extrema riquesa mineral e vegetal {falarei melhor sobre teorias especificas mais tarde}, Atlantida era não só abundante em ouro, prata, cobre, zinco... mas tambem de oricalco, um metal que brilhava como fogo.

Os monarcas construiram inumeras passagens e túneis fortificados entre os cinturões, o que prova que os monarcas viviam na mais perfeita harmonia marcando um era de ouro rara, encontrada apenas a origem dos tempos. Essas passagens eram feitas de bronze por fora e estanho por dentro, e entre elas tinham várias construções de pedras brancas, vermelhas e pretas. O comércio e as relações entre os cinturões eram marcadas por uma grande harmonia.

A era Glacial

Uma história muito contada por aí diz que Atlântida foi devastada a quase 10.000 anos atrás pela inevitavel Era do Gelo, nessa teoria diz-se que o mundo é “resetado” a cada 10.000 anos {esqueçam o calendário cristão}, nesse caso Atlântida era uma civilização muito mais evoluída que a nossa, tenho o domínio total dos mistérios da genética, tendo assim criado várias plantas e árvores frutíferas, como a banana, que é riquíssima em vitaminas, não tem caroço, fácil de descascar e não tem antescedentes {rs...fruta perfeita né?...parece que foi inventada}. Outra obra dos Atlantis seria os dinossauros, armas biológicas, (os carnívoros para combate e os hebívoros para transporte {imaginem o estrago que um tiranossauro faria num campo de batalha...kkk...e quantas toneladas de equipamentos bélicos um pescossauro transportaria.}

O fim de Atlântida

Várias explicações sobre o fim de Atlântida são contadas até hoje, uma das quais é a citada nas obras de Platão, em que Atlântida é extinta por um desastre natural {terremoto, maremoto, etc.}.
Outra teoria sobre o fim de Atlântida diz que a ilha com toda sua ambição de dominar outros povos foi totalmente massacrada pelos atenienses. Assim como a teoria de que os atlantis eram um povo muito avançado, prevendo o seu fim eles teriam deixado suas terras e migrado para o norte da África, sendo assim os egípcios seus descendentes, podendo assim explicar como o tal sacerdote conhecia a história dos atenienses. Sobre essa relação vocês peguntam: "Mas o sacerdote não dizia que Atlantida foi dizimada pelos atenienses?" Exato, dizia, sendo assim os egipcios seriam os sobreviventes dessa guerra.

Essas histórias sobre Atlântida, são até hoje temas de vários livros, desenhos e jogos. Dentre estes o famoso jogo da gigante Microsoft “Age of Mithology”, como também o longa metragem em animação “Atlantis, o reino perdido”, como também o livro “Atlantis”(David Gibbins - Editora Planeta) . Seja qual for a história de origem, Atlântida povoa os mais famosos contos antigos, medievais e contemporâneos em que põe a prova a capacidade do ser humano em acreditar em lendas, tendo assim nos feito realmente pensar.

Bem galera, muito obrigado, tentei mais uma vez fazer o melhor que pude, quem não gostou de morda o céu da boca que também funciona. Desde já obrigado e até a próxima.

Beijo na bunda e até segunda.

Comentários

  1. HA! No meu toba não, Platão! =P
    Pega essa Kim! \o

    Eu me interesso muito pela história dos Atlantis. (inclusive fui eu q pedi pra ele fazer esse e post :B) Acho um tema muito misterioso e interessante pra se discutir. Assim como as maioria das lendas, na verdade.
    A teoria q me chama mais atenção foi o fato deles terem tentado dominar os outros povos e terem sido 'castigados pelos deuses'. =)

    Muito bom! =D
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa bibiu... grande post^^ se superou lek^^ abração ae......

    ResponderExcluir
  3. adorei ouvir um pouco sobre atlantis, sempre gostei dessas historias que envolvem grandes misterios e outras coisas. A teoria do (castigo dos deuses), eu tb jah tinha ouvido falar, em algum lugar... enfim, continue postando sobre coisas interessantes assim.
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Belo texto...
    adorei o tiranossauro no campo de batalha...
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    eu penso que a historia e algo fascinante uma bela forma de decifrar e explicar todos os acontecimentos...

    ps: se puder em uma de suas postagens vc falar sobre a historia de (Ernesto Che Guevara),Apesar de ele ter vivido em uma epoca conturbada; acho q ele e um homem fascinante pela historia dele....

    beijokas

    ResponderExcluir
  5. Porra, excelente texto Bibiu, mandou muito bem. Desconhecia toda essa história envolvendo mitologia grega e seus personagens clássicos. Dos outros eu já tinha conhecimento, mas gostei muito da escrita.

    Ficou muito bom mesmo. Parabéns.

    Abração nego.

    ResponderExcluir
  6. brigadin galera...^^

    fico feliz que to agradando
    de vdd

    abç a tdos

    ResponderExcluir
  7. A-M-O Atlântida, essa lenda é muito legal!
    Pena que essa cidade não existiu.
    Mas tem histórias que se igualam.
    Muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Também tem aquele filme, "Waterworld", que cita sobre a história... Adoro esse filme!
    Ah! Também tem "A Pequena Sereia"... kakkakakaka xD

    thanks pela cultura histórica de todas as segundas...
    bjuxx*

    ResponderExcluir
  9. muito bom o post...
    parabéns...

    lenda de atlântis eh super fascinante

    ResponderExcluir
  10. cara muito bom seu texto.. mas eu ficaria feliz se vc citasse suas referências.. eu to buscando esse assunto... vc deve ter lido Quando a Atlântida Ressurgir do Roger Facon..
    bom flw

    marina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black