Elfen Lied


--------------------------------------------------Elfen Lied---------------------------------------------------

Olá galera, aqui quem fala é o Felipe Cipriano, e hoje eu vou mostrar a vocês como se arrancar braços de pessoas sem encostar neles xD
Na verdade quem vai ensinar isso é a Lucy, personagem principal do anime que irei resenhar.
Como pra bom entendedor meia palavra basta, os fãs já devem saber de qual anime irei falar hoje, mas para aqueles que não conhecem, aconselho a lerem a resenha e procurarem conhecer, pois vai valer a pena.

Criado com mestria por Lynn Okamoto, Elfen Lied foi um mangá publicado nas páginas da revista japonesa Young Jump, que fez um sucesso bem considerável, e devido a isso, logo conseguiu sua adaptação para anime.
Por mais que busque palavras para definir Elfen Lied, não consigo encontrar apenas uma que se encaixe perfeitamente,mas as que mais se passam em minha cabeça são: beleza, sensibilidade, frieza, crueldade, realismo, enfim, tantos elementos complexos que geralmente são tratados de maneira meio que isolada em muitos outros animes, foram brilhantemente unidos e trabalhados em Elfen Lied.
Pode parecer exagero, mas digo pra vocês com toda a credibilidade que possa vir a ter um dia, esse é talvez o anime criado que mais beire a perfeição até hoje !!!!

Elfen Lied conta a história dos Diclonius, seres que seriam o próximo estágio da “evolução” humana (após o Homo Sapiens Sapiens), os Diclonius são fisicamente quase idênticos aos humanos normais, a não ser por todos terem um pequeno par de chifres em suas cabeças. Geralmente possuem os cabelos e olhos de tom avermelhado, mas sua característica mais anormal é a presença dos “vectors”, vectors são membros superiores invisíveis que saem das costas do Diclonius, esses membros possuem grande resistencia, podendo mesmo proteger o Diclonius de balas, e uma força incomum, sendo fortes o suficiente mesmo para despedaçar um humano facilmente.
Os vectors são diferentes de pessoa pra pessoa, podendo uns Diclinius estica-los a maiores distancias do que outros, ou mesmo possuir mais de apenas um par.
Considerados como aberrações, os Diclonius desde que nascem são rastreados e raptados por uma organização que os induz a séries de experimentos crueis, na intenção de medir até onde vai o potencial da espécie e também como uma forma de controlar sua propagação, já que os “humanos normais” tem medo de um dia virem a ser aniquilados pelos diclonius.
A mutação dos Diclonius é causada por um vírus, e não são todos os indivíduos da espécie que conseguem se reproduzir, por isso Lucy (nossa protagonista) é tratada como cobaia de grande importância, afinal, é a única Diclonius ainda viva que possui o poder de se reproduzir, infectanto homens normais por meio de seus vectors, fazendo assim com que ele passem o vírus adiante para seus filhos.
O anime se inicia com uma cena de Lucy fugindo de seu cativeiro, matando todos os que se colocavam em seu caminho com seus vectors, até que acaba por ser atingida na cabeça por uma bala de uma uma arma muito potente, e cai no mar sem consciência, até que seu corpo é jogado na praia pelas ondas.
Ao mesmo tempo, Kouta, um garoto de bom coração, vem de longe para rever sua prima e morar na mesma cidade em que ela. Após se acomodar, Kouta e sua prima Yuka (que tinha uma queda por ele) resolvem dar um passeio na praia, então encontram uma menina nua, com dois chifrinhos na cabeça, caída na areia da praia, essa menina era Lucy, porém o impacto sofrido, a levou a desenvolver uma dupla personalidade, totalmente diferente do que ela era, não conseguindo nem mesmo falar.
Kouta e Yuka resolvem levar a garota pra casa e cuidar dela, e lhe dão o nome de “Nyu” já que esse era o único ruído que ela conseguia pronunciar.
Com o tempo, a organização da qual Lucy havia fugido, tenta recuperá-la, mandando até mesmo outras Diclonius para recuperá-la, o que em certas vezes a leva a manifestar sua verdadeira personalidade, mas que logo é suprimida pela “recém-chegada” Nyu.
A partir daí, se desenvolve a trama do anime, mostrando as fortes ligações que os personagens desenvolveram e mesmo as que alguns já tinham no passado.

Elfen Lied é uma história fortíssima, não é pra qualquer um assistir, a realidade é crua e levada a sério, por mais cruel que seja ou pareça ser, Lucy é uma grande protagonista, totalmente cruel e sádica, intercalando em grandes momentos com Nyu, sua outra personalidade que é seu extremo oposto, uma menina boa e inocente.
Essa dupla personalidade da Lucy, mostra bem a escencia do anime, porque ao mesmo tempo que trata de temas fortes como pedofilia, carnificinas, assassinatos, nudez, também trata temas mais “tranquilos”, como jovens se apaixonando, a inocência das crianças, entre outras coisas.
Algo que acho impressionante nessa obra é a capacidade do autor de mostrar como esses temas mais “tranquilos”, podem acabar se tornando algo abominável, e como uma pessoa normal, com defeitos e qualidade pode acabar por se tornar um ser frio e insensível.
Não exagero em dizer que já ouvi casos de pessoas mais sensíveis que assistiram a esse anime e acabaram com alguns problemas, inclusive houveram umas 2 pessoas próximas a mim que adquiriram uma momentânea depressão, é impossível terminar de assistir a esse anime e não carregar pelo menos uma pequena tristeza no coração. Elfen Lied não é o único anime forte que trata desses assuntos, porém o modo como os trata é único e primoroso, e tem como objetivo mostrar sem frescura o quanto o ser humano pode chegar a ser cruel, há várias situações no anime que vão te deixar com um grande ódio, mas ao parar para analisá-las pode-se ver que essas cenas não são apenas fictícias, que esse tipo de coisa já aconteceu muito na história da humanidade, e acontecem até hoje com uma frequência bem grande inclusive; isso acaba por nos levar a questionar o ser humano, o porquê de sermos assim ou conseguirmos chegar a ter atitudes tão crueis.
Elfen Lied é um belo tapa na cara, por mostrar de uma maneira deferente, utilizando a arte dos animes e mangás, uma sátira de nossa civilização e toda sua história desde tempos remotos, em que o ser humano mata e hostiliza tudo aquilo que não entende.
Seria muito fácil se utilizar apenas de muita violência e sangue para criar algo baseado nesses temas, mas Elfen Lied surpreende nesse ponto, pois em nenhum momento deixou de mostrar o lado inocente do ser humano, o lado bondoso que habita dentro de todos nós, por mais maus que possamos parecer, ou por piores que sejam as cicatrizes impostas a nosso coração e os pecados que tenhamos cometido, todos temos o direito de sonhar e pelo menos lutarmos para ter uma vida feliz, essa é uma das mensagens que o anime passa por trás de suas cenas fortes.
Kouta também é um ótimo personagem, representa um lado bem humano da história, pois é uma pessoa de bom coração, que está sempre disposto a ajudar as pessoas, mas que está longe de ser um cara perfeito, muito pelo contrário, vira e mexe podemos ver o Kouta cometendo uns atos que não seriam bem “politicamente corretos”, assim como é uma pessoa normal qualquer que você vê em seu dia a dia.
Os aspectos técnicos de Elfen Lied são simplesmente perfeitos, o traços são belos, com olhos bem grandes e expressivos, nos mostrando expressões de dor ou felicidade de um modo nunca antes visto por minha pessoa, além dos efeitos sonoros serem maravilhosos e a trilha então nem se fala, com a maravilhosa abertura “Lilium” que é uma versão cantada completamente em latim de várias passagens da Bíblia, que já dá uma ideia mais do que completa do que o anime reserva, além de “Be Your Girl”, tema de encerramento que é um pouco mais tranquilo e alegre, podemos também ao decorrer do anime ouvir uma versão de Lilium cantada em gregoriano, uma versão bem mais dark e pesada usada nos momentos mais fortes da trama.
No geral, vale muito a pena assistir a esse anime, e olhá-lo com olhos mais amplos, não se atendo apenas a carnificina e cenas de ação, pois a história vai muito além disso.
Com certeza essa é uma das melhores dicas de animes que posso lhes dar.

Texto por Felipe Cipriano.
Obrigado leitores.



Comentários

  1. Esse foi uns dos bons animes que pude conhecer através de você.

    O primeiro episódio que vai dizer se a pessoa conseguirá ver ou não o anime, e se vai gostar ou não.

    Gostei bastante de algumas cenas, fiquei revoltado com outras, xinguei bastante os personagens, fiquei triste algumas vezes.

    Realmente é o que acontece quando um anime prende a pessoa, ela realmente se "prende" as cenas.

    Muito bom.

    Resenha 10 - Mesmo assistindo o anime tu conseguiu abordar vários pontos que eu não tinha conseguido analisar.

    ResponderExcluir
  2. O.o Cipri, te amo cara... no sentindo amizade claro ^^

    Cara, adoooro esse anime, ja devo ter visto umas 20 vezes, simplesmente apaixonada por esse anime.

    Concordo com vc é perfeito o anime.

    Cipri, uma coisinha a toa, Elfen Lied significa em Alemão "Decima Primeira Canção".

    Adooorei o post, sinceramente. Esse anime foi o terceiro anime que baixei e tipow, depois que voce sai de chobits e fruits basket e cai nesse anime é um susto da por... o primeiro epi p mim foi um susto, morte e sangue explicito O.o, mas me forcei a ver os outros e posso dizer viciei, adorei a historia, adorei os personagens e chorei com suas historias pessoais, pq sao extremamentes fortes as cenas.

    Cipri T_T adorei o post, mesmo!

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Waaah!!! *-*
    Eu amo tanto esse anime, cara!
    Viu como foi legal eu insistir pra você postar? -q
    O anime é todo perfeito, os traços, a trama, a trilha... mesmo com tanto sangue jorrando pra todos os lados! :D
    Minha personagem preferida é a Nana :B
    Não vou dizer porque, senão não tem graça, vale muito a pena ver!!! \o/
    Chorei pra caramba, sabe...

    ResponderExcluir
  4. eu particulamente adorei esse anime, mais infelizmente so o vi uma vez...parabens feikou foda . obs:eu nao gostei do final....kkkk

    ResponderExcluir
  5. diego tbm n "gostei" apesar ki se eu fosse o autor acho ki n faria um fim melhor!!!

    agora quanto ao anime foi o anime ki mais me marcou nele eu encontrei tudo o que eu keria de um anime pena so ter 13 cap. mas foram muito bem elaborados e trabalhados para ki n ficassem tediosos ou acelerado d+ deixando de explorar cada asssunto abordado.

    quanto a resenha cipriano fico perfeita apesar de eu ser um expert em analise ouve pontos que vc sintetizou perfeitamente o ki o anime keria mostrar parabens
    sou novo aki no blog mas so por esse texto ja gostei ta add ao favoritos
    flw
    abraço pra todo mundo
    e pra kem n assistiu ainda assistam
    em uma nota de 0 a 10 eu dou 11

    ResponderExcluir
  6. Mano, essa é a obra que mais chega perto da perfeição dentro dos animes... seria como o White Album dos Beatles para a música e olha que é um p#$! album...
    Embora não seja uma obra perfeita, não seria decente de minha parte apontar defeitos, até mesmo porque estes meus olhos se negam a faze-lo...
    Um detalhe muito interessante é que se fizermos uma analize "abrasileirada" do nome, poderiamos dizer que Elfen Lied tambem poderia significar como "Elfo Fajuto" ou "Falso Elfo" nome esse que também caberia muito bem ao anime...
    Não foi um dos primeiros animes que eu assisti, mas quando o fiz, vim diretamente de "Serial Experiments Lain" o que é uma bagagem neurologica muito grande... te digo uma coisa, eu acho que sou uma das duas pessoas que vc citou na postagem... e digo ainda mais, não é pra qualquer um assistir sem preparo... conselho para todos que forem assistir pela primeira vez... tenham um dia bem feliz... curtam de monte o dia e depois assistam... e depois de assistir saia pra balada com os amigos... porque é um tapa na cara... é uma animação que mostra com força a real realidade das pessoas...
    Muito boa a postagem Cipri, e sinceramente é meu anime preferido.

    ResponderExcluir
  7. Ohh fik com vontade de ver o anime com a resenha de Felipe *-*
    Elfen Lied eh realmente um ótimo anime,com uma história impolgante e supreendente.
    Discurtem na comu se o anime deveria ou naum ter uma continuação...eu pessoalmente gosto como eh!!
    Mas a sempre quem discorde^^
    Concordo q eh um dos animes q beira a perfeição...

    ResponderExcluir
  8. Fico muito feliz que tenham gostado da opstagem galera.
    Quando escrevi essa matéria eu estava com um bloqueio bem grande, com dificuldade de escrever, tanto é que achei essa postagem um pouco menos informativa que as outras, mas acho que ficou legal e deu pra passar bem o quanto esse anime é bom.
    Vlw Galera.

    ResponderExcluir
  9. Esse anime é muito bom. Um dos melhores que já vi.

    ResponderExcluir
  10. pow esse foi o primeiro anime que eu assisti
    pra fala a verdade entre todos q eu assisti esse foi uns dos melhores

    embora achei que o final podia ser melhor
    mais mesmo assim achei Elfen Lied muito fóda^^

    ResponderExcluir
  11. Minha nossa..

    Pra mim é um manga sem sal e sem história.

    O pior que já li.

    Se que conhecer um manga bom mesmo, leia Monster.

    Esse sim é um verdadeiro tapa na cara.

    ResponderExcluir
  12. Opiniões ... Cada um tem a sua ...
    Errado só seria deixar de admitir quando uma coisa é de grande qualidade, gostando dela ou não ...

    ResponderExcluir
  13. AMEIIIIIIIII ESSE ANIME MECHEU COM MEU EMOTION, A TRAMA É PERFEITA, MASSSSSSSSSSS SÓ TEM UM GINGANTE PROBLEMA, DURO POKO DE MAIS =/.........BUAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black