RPG

O RPG
Dedico este post a todos meus leitores, meu grupo de RPG e principalmente meu amigo Diego, que em todos os RPGs que jogamos juntos nos fazíamos historia sendo irmãos leais e poderosos, amigos inseparáveis e fanáticos por dinheiro e fama, ou inimigos covardes (por parte dele, rsrs) que trazia muita das vezes a destruição para o mundo e o fim da historia (para meu desespero por que ele sempre vencia rsrsr), a velha rivalidade guerreiro vs feiticeiro.





















Bom galera hoje eu irei fazer um breve apanhado sobre o que é o RPG, o que precisa para jogar, quais as principais funções do grupo num jogo de RPG, prometo que quando fizer um post sobre o sistema D&D, eu conto para vocês as historias fabulosas e os desastres toscos que nosso grupo faz de vez em sempre, sem falar nas cenas mais bizarras que o humano seria (nem sempre) capaz de fazer.

O RPG (role-play
ing game, traduzido como "jogo de interpretação de personagens") é um jogo onde os jogadores assumem os papéis de seus personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso do jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.


Os RPGs são em geral mais colaborativos (em geral mesmo, eu que o diga, no nosso grupo mesmo sempre tem um que quer destruir o mundo, né Diego, faz pactos com mais de 1000 feiticeiros e sobra pra eu tentar salvar a galera e o mundo, o pior é que eu nuca consegui =p) e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os participantes em um único grupo para se aventurar. Assim como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem, no entanto, limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

Num jogo de RPG, o personagem jogador (PJ, ou, PC, Play character) interpreta o seu personagem, diferentemente de um ator ou atriz que segue um roteiro ou script, o jogador define qual a personalidade do seu personagem, quais os conceitos morais (ou imorais) e tendências as quais o seu personagem estaria mais apto a seguir, trocando em miúdos, a forma com que este personagem encara o mundo e suas adversidades, e sempre tentando interpretá-lo da melhor forma possível de acordo com cada fato que o mestre impõe no jogo, e também existe todo o lado da estratégia, onde o jogador se utiliza de regras e artimanhas para vencer inimigos e superar obstáculos que o mestre possa vir a impor na campanha.



Poxa, deve ter um bocado de gente que não esta entendendo algumas palavras, vamos a uma pequena tradução das mais importantes já citadas.

Personagem Jogador (PJ): é normalmente chamado apenas de "jogador", PC (Player Character) ou PJ (Personagem do jogador). Esse jogador é quem cria um personagem fictício, seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns Jogos de Interpretação, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum.)

Mestre: Conhecido também como narrador ou GM (Game Máster) Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não jogadores da aventura - que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Enquanto o jogador tem uma atuação assemelhada àquela de um ator de teatro, o narrador seria o diretor e roteirista, aquele que define o cenário, figurantes, ambiente e tudo mais. Por isso mesmo, o narrador é aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo, normalmente seguindo um sistema de regras pré-determinado que o ajude com os eventuais problemas e dúvidas que venham a surgir. Apesar do narrador seguir as regras de um sistema, ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema facilita esse processo e evita arbitrariedades.



Campanha: Bom, a campanha seria nada mais nada menos que uma parte da historia, como por exemplo, para salvar o reino de Tártaros, Gearfried o Cavaleiro de dragões, teria de atravessar o oceano (uma campanha) pegar a espada e o escudo de giganto (segunda campanha) chegar ao castelo de Isputz (terceira campanha) e por fim derrotar o vilão (fim da historia), e por aí vai.

Bom para começar a jogar RPG, precisa apenas de um grupo de amigos (eu sugiro de 3 a 6), um livro de regras um bom mestre e um conjunto de dados (normalmente são usados dados de 6 faces ou 10 faces, mas há jogos em que usa-se dados de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 faces), borracha, lapiseira e algumas fichas.




Bem existem diversos tipos de sistemas de RPGs, se eu fosse falar um pouquinho sobre cada um deles o post ficaria muito grande, então prometo que o próximo post que eu for fazer sobre RPG eu falarei um pouco sobre cada sistema mais conhecido, e depois falarei sobre cada sistema individualmente ^^.

Bom devo pedir desculpas a meu amigo ABAL, porque ele não foi o único que não zerou donkey Kong, Diego tambem nunca zerou, por isso fica o meu forte abraço para Diego e minhas sinceras desculpas para abal, que pode ser ruim em um monte de jogos, mas sempre me da uma surra no xadrez, vo nessa pois já estou atrasado pra cessão de RPG na casa de bibu, fuiiiiiiiiiiiiii.

Comentários

  1. Tcheeeeeccccoooo Caaabbeeellluudddo

    Adorei seu post, bem explica, assimq tem q ser, para pessoas como eu, q joga mas nao entende muito e acaba se ferrando pq naum tem malicia.

    Tipow, diego nao é o unico q adora se tornar vila na parada, existe um amigo seu, q tb gosta muito inclussive vc sabe qm é... enfim, vamo esperar p ver c eu finalmente vo entender alguma coisa lendo seus post.

    ^^

    ResponderExcluir
  2. SEI SIM, TEM ATEH UMA FOTINHU DELE SE VIU, RSRSR, VLW KT , BJOS

    ResponderExcluir
  3. cara nao leva para o lado pessoal nossa rivalidade ^^, vc sabe q foi culpa sua ...kkkk
    e claro eu sou mais FORTE(Dim Estif- elfo feiticeiro)! hahahahah
    aqui fiko foda vlw continue assim e obrigado pela dedicatoria! ameeegos para sempreeeee....

    ResponderExcluir
  4. cara, seu post tah perfeito pra iniciantes, tu fez um apanhado geral mto bom msm...dando uma boa noção da dinamica do jogo...

    ResponderExcluir
  5. Adorea o pots

    explicou muitas coisas que ja ouvi falar mais eu não tinha a minima idéia do que significava!e é muito bom vc aprender coisas novas e principalmente desse mundo Rpg!

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aki de novo!!! *_*
    Assim... Como sempre o cabeludo faz a magica dele e cria um post para amadores do jeito que tem que ser! dETALHADO ESPLICATIVO E MT MT MT GOSTOSO DE LER! Foda amego!

    ResponderExcluir
  7. Salve salve cabeludo...
    Aqui estou eu, Thiago, guerreiro humano de 20º nivel... conhecido como Lord de Tarius e seu irmão de guerra...

    Bom, só passando pra dizer que a postagem ficou bem simples e funcional... como deve ser :D
    Parabéns a nós, taberneiros por estarmos evoluindo em nossa escrita e em nossas fontes de pesquisa cada dia mais... fica na paz ae manin :D

    ResponderExcluir
  8. Pow ameego, manera a sua explicação sobre RPG,um jogo que gosto porém não acho um "time" pra jogar,
    valeu amiiigo, continue assim sempre procurando informar ainda mais os leitores da Taberna

    um abraço do seu parcero Rafael Diaz
    bejo na bunda =]

    ResponderExcluir
  9. e aew cara...
    ficou maneiro... depois eu vou querer saber os sistemas usados ai...

    vlwss

    ResponderExcluir
  10. Boa Tcheco, post bem escrito, tenho certeza que juntando ele com seus próximos posts, dá pra galera que não conhece aprender bem mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  11. Quero saber c tem algum jogo online que não precisa de placa de video a não ser a placa mãe igual ao jogo dofus???? queru saber pois to enjuandu de dofus pfff postem no blog seus. vlws...

    ResponderExcluir
  12. Interessante.
    Vou ver se acho um novo grupo aqui em Recife.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black