__________MITOLOGIA__________

Meus caros leitores, primeiramente gostaria de me desculpar com vocês pois prometi essa segunda escrever sobre a Mitologia Egípcia, mas, eu dei mole e não consegui arrumar uma boa fonte a tempo de fazer o post, então, irei postar hoje sobre a Mitologia Nórdica e nas próximas semanas eu falo sobre a mitologia egípcia. Combinado? ;-D

Bem, vamos la então.

MITOLOGIA NÓRDICA

Antes de tudo é preciso esclarecer a vocês mais uma vez que não dá pra falar tudo o que existe sobre a mitologia nórdica, não da pra falar de todos os personagens, todos os fatos, enfim, eu vou retratar aqui apenas fatos marcantes e personagens importantes da mitologia nórdica.

A Mitologia Nórdica, diferente da Grega, tem como base da maioria de suas lendas e acontecimentos a batalha, a guerra, enfim as lutas. Os principais personagens e acontecimentos da mitologia nórdica estão de alguma forma relacionada com a batalha.
Caso queiram entender como funcionava a sociedade Nórdica, o jogo Age of Mithology dá um boa idéia sobre a arquiterura. Como também o Filme "A Lenda Grendel", para entender como surgiam as lendas e tal.

Gênese

Inicialmente existia apenas o frio de Niflheim (no norte), era o mundo da escuridão, do eterno frio e tal, e o calor de Muspelheim (no sul), a terra do calor eterno, e bem no meio desses dois mundos existia um grande abismo chamado Ginnungagap (centro), o encontro desses mundos deu origem a dois seres, o gigante de gelo Ymir e a vaca Aldumla. Ymir, o gigante de gelo era nutrido pelo leite de Aldumla, que por sua vez nutria-se ao lamber o gelo, com o passar do tempo o local do gelo onde ela lambia foi dando origem a um ser, um Deus chamado Buri. Buri por sua vez criou outro Deus chamado Bor, foi então que Bor deu origem a três Deuses, são eles: Odim, Villi e Ve, essa trindade de Deuses matou o gigante Ymir e fizeram nove mundos com o seu corpo.
A concepção de universo na mitologia nórdica é dividida em 3 níveis. O primeiro nível é chamado de Asgard, onde vivem os Deuses conhecidos como Aesir (falarei sobre essa “classificação” mais tarde). Em Asgard cada Deus tinha seu palácio, era lá também que ficava a Valhalla, o palácio dos guerreiros mortos em batalha, esses guerreiros eram escolhidos pelo próprio Odim por sua bravura em combate e levados a Valhalla pelas Valquírias. Esses guerreiros passavam os dias praticando luta entre si, e a noite se banqueteavam junto ao próprio Odim. Eles formavam seu exército particular e lutariam em seu lado durante o Ragnarok. Nesse nível também ficava Vanaheim, reino dos Deuses chamados de Vanir, nesse nível se localiza também Alfheim, terra dos Elfos luminosos.
O segundo nível, também chamado de mundo do meio era conhecido como Midgard, era onde habitavam os homens, e era também onde moravam os gigantes na terra de Jotunheim, como também os Elfos Escuros em Svartalfheim, e a terra dos anões conhecida como Nidavellir. Midgard era cercado por um oceano onde ficava uma enorme serpente chamada Jormungand, que também cercava Midgard mordendo a própria calda.
E por último, no terceiro nível ficava o mundo dos mortos conhecido como Niflheim.
Como já dito antes, os grandes guerreiros e heróis mortos em batalha iam para Valhalla em Argard, qualquer outra pessoa morta ia para Niflheim que tinha uma espécie de cidadela chamada Hel, já os maus iam direto para Hel, que era guardado por uma entidade metade negra e metade branca que também se chamava Hel.
Ligando esses três mundos está Yggdrasil, a grande árvore, rs. Quem joga Ragnarok deve tá reconhecendo vários desses nomes né? Isso é porque obviamente o jogo é inspirado na mitologia nórdica.

Bem, isso foi uma espécie de apanhado geral sobre o mundo na mitologia nórdica, abaixo explicarei melhor algumas concepções que possam ter ficado em aberto. Simbora.

OS DEUSES

Na mitologia Nórdica existem duas “facções” de Deuses, aqueles que são basicamente Deuses da fertilidade e da paz, chamados de Vanir e os deuses essencialmente da guerra conhecidos como Aesir.
Entre os Aesir estavam o rei Odim (pai de todos), sua esposa Frigg e seus filhos, Thor, Tyr, Heimdall e Balder. Já entre os principais Vanir estava Njord, seguidos de seus filhos Freyr e Freyja.

Se acredita que a crença ao deuses nórdicos começou com a adoração dos Vanir, tendo apenas tempos depois surgido o culto aos Aesir.

São esses os principais Deuses da Mitologia Nórdica:

ODIM
Odim não é apenas o rei porque ele quis, ele é filho de Bor, é caracterizado por uma figura misteriosa, com um manto ao vento e um chapéu de abas largas usado para esconder o tapa-olho, usa uma lança chamada Gungnir que foi forjada pelos anões e nunca erra o alvo ( O.o). O rei de Asgard é pai de Thor e de Balder e marido de Frigg.
O cara, como se não bastasse ser o Deus da guerra e uma figura que, segundo inscrições “emana poder”, também é o deus da sabedoria conseguida em troca de seu olho para beber da fonte de Mimir em Jotunheim, é o mais sábio dos deuses. Ele é senhor dos mistérios, da magia, da ciência, da poesia, dos adivinhos, da escrita magica, das runas e de quebra é Deus da agricultura. Junto a ele estão sempre dois corvos, o Huginn (pensamento) e Muninn (Memória), e dois lobos Geri e Freki. Quando sentado em seu trono, Odim pode ver tudo que se passa nos nove mundos.

THOR
Thor era o Deus mais amado da mitologia nórdica, era o Deus do trovão e dos céus. Filho de Odim e Fjorgyn (deusa da terra), ele é descrito como alto de barbas vermelhas, e usa um martelo, é a representação da lei e da ordem. É povo, sem duvidas vocês já ouviram falar no martelo de Thor. O Martelo, conhecido como Mjollnir, foi forjado pelos anões, impõe terror em seus inimigos e é a maior defesa de Asgard. Thor anda por Asgard em uma carruagem puxada por dois bodes Tanngnost e Tanngrisn.

LOKI
Loki é irmão de criação de Odim, filho dos gigantes Feubartes e Laufey, é descrito com uma aparência bonita e corpo muito bem feito. Loki cria junto de sua amante, a giganta Angrboda, Jormungand, a serpente de Midgard, o terrível lobo Fanrir e Hel (a morte).
Loki é cercado de muitas lendas, sendo assim o Deus mais complicado de se entender. Não é um Demõnio, nem tão pouco Trevas, ele é astuto, uma entidade que não está relacionada ao mau propriamente dito, mas também não é do bem (complexo). Ele tem papel de destaque em quase todas as historias dos deuses, as vezes ele é causador de conflitos, as vezes ele é a solução de tais, o fato é que Loki, é um dos deuses mais importantes da mitologia nórdica. Seus domínios são a mentira, o caos, e alguns dizem que a astucia também. O cara podia se transformar em qualquer animal (incluindo humanos) que desejasse. Ele teve importante participação na recuperação do martelo de Thor, quando este foi roubado, e ao mesmo tempo responsável pela morte de Balder, pela qual recebeu um severo castigo.

NJORD
Seu palácio em Asgard se chama Noatun, casado com Shadi, ele é pai dos deuses Freyr e Freyja. Como entidade marítima, Njord é adorado pelos navegadores.

FREYR
Freyr, filho de Njord, ele inicialmente era um Vanir, mas foi aceito entre os Aesir logo após a guerra entre as duas raça de deuses, ele controla o brilho do sol e a chuva, traz fertilidade a terra e paz aos homens.

FREYJA
Irmã de Freyr, Deusa do amor e da beleza, era esposa de Odim, que a trocou por Frigg, por achar que ela valorizava mais o material, os enfeites que ele. A beleza da deusa é lendária, varias sagas dos deuses tem a beleza dela relacionada.

HEIMDALL
Sua origem é um mistério, a quem diga que ele é filho de nove donzelas. Deus da luz, conhecido como Deus Reluzente dos dentes de Ouro. Tem sentidos altamente apurados, podendo enxergar até 100 milhas de dia ou de noite. Logo, com sentidos tão poderosos, foi eleito o Guardião da porte do Arco-Iris que liga Asgard a Midgard.

BALDER
Uma das historias mais lindas entre os deuses, filho de Odim com Frigg, ele era o Deus da Bondade, sua beleza era tão grande que ao ser vista parecia radiar luzes aos olhos. Um certo dia ele passou a ter sonhos em que sua vida estava em risco, devido a a isso, sua mão percorreu toda a natureza pedindo-a que não o ferisse, ela simplesmente pediu a todos os animais existentes, as pedras, ao aço, em fim a tudo que existe na natureza para que nada o ferisse. Um certo dia os Deuses começaram a joga um joguinho com Balder, devido sua invulnerabilidade, eles brincavam de jogar coisas em Balder, quando Loki, invejando a invulnerabilidade do filho de Odim, foi atraz e descobriu que nem tudo da natureza prometeu não mata-lo. Ouve apenas um visgo da qual Frigg esqueceu de falar, um visgo que crescia ao norte de Valhalla, Loki então, tendo o conhecimento de tal visgo, pôs um ramo de tal num dardo e perguntou porque o irmão cego de Balder (Hod) não estava brincando também, o irmão por sua vez disse que não poderia acerta-lo porque não podia vê-lo, Loki então lhe deu o dardo e disse em que posição ele deveria jogar para acertar Balder. O dardo atravessou o peito do deus, que caiu morto, após isso Loki fugiu e logo depois foi capturado e condenado a um severo castigo.
A morte de Balder foi o presságio que anunciou a vinda do Ragnarok.

FRIGG
Segunda esposa de Odim, mãe de Balder, ela é a primeira das Deusas e é tão adorada na Mitologia Nórdica quanto o próprio Odim.
Percorreu todos os reinos da natureza fazendo todos os seres e elementos da natureza prometerem não machucar seu filho Balder.

TYR
Algumas linhas de estudos dizer que ele é filho de Odim, outra que ele é filho do gigante Ymir. Tyr é o Deus da batalha, e uma de suas sagas mais famosas é a que perde sua mão para a cria de Loki, o Fenrir.
O lobo apesar de muito poderoso tinha o tamanho de um lobo comum, por tanto Odim permite que ele fique solto em Asgard, diferente dos irmãos Jormungand e Hel. Fenrir por tanto começa a crescer absurdamente, tanto que alguns oráculos dizem que um dia o Fenrir há de devorar o próprio Odim, devido a esse fato os deuses resolvem prender o lobo.
Com uma corrente chamada Laeding acorrentam o lobo, Fenrir então apenas enxe o peito e a corrente se parte, os deuses então constroem uma corrente realmente poderosa e exageradamente pesada, desta vez com um pouco mais de esforço ele consegue parti a corrente, amedrontados os Deuses recorrem aos melhores artesãos dos nove mundos, os Anões.
Um mensageiro enviado a terra dos anões retorna com uma fita maleável com seda, Odim com desconfiança pergunta do que é feita, o mensageiro então diz que a fita é feita do som que faz um gato quando caminha, das barbas de uma mulher, das raízes de uma montanha, dos tendões de um urso, do hálito de um peixe e do cuspe de um pássaro. O lobo, que por sua vez diz que não há nenhuma glória em se soltar de uma fita de pano. Vendo a insistência dos deuses Fenrir fica desconfiado e concorda com a condição de que a mão de algum Deus ficasse em sua boca caso os deuses não o soltasse em seguida, o único com coragem para o feito foi Tyr (idiota...kkk), quando o lobo então percebeu que não seria solto, furioso arrancou a mão de Tyr, enquanto a fita, quanto mais o lobo se debatia mais apertada e mais forte ela ficava.

VALQUÍRIAS
Filhas de Odim, as Valquiria são descritas como guerreiras com elmos e lanças, são nove as Valquírias: Guerhilde, Helmwige, Ortlinde, Waltraute, Rossweisse, Siegrune, Gringerde, Schwerttleite e Brunnhilde. Essa ultima é a lider das Valquírias e a preferida de Odim. Elas cavalgam pelos céus sobre os campos de batalha recolhendo os guerreiros mortos em batalha para leva-los há Valhalla, onde esperaram o Ragnarok e lutarão ao lado de Odim.

HERMOD
Filho de Odim e irmão de Balder, Hermod percorre o mundo dos mortos procurando seu irmão morto por Loki, Hel lhe diz que só lhe dará Balder se todos chorarem sua morte. O único ser de toda a natureza que não chorou sua morte foi a giganta feiticeira Thokk, que era o próprio Loki disfarçado. {Rs, sacanagem né rapa}

IDUM
Casada com Bragi (filho de Odim e deus da poesia), Deusa de rara beleza, é muito amada na mitologia por ser guardiã das maças da juventude.

NORNAS
Três Deusas do destinos, Urg conhece o passado, Verdandi o presente e Skuld o futuro, tanto os homens e os animais quanto os deuses estão submetidos ao poder das Nornas. {O.o}

VE

Irmão de Odim e Villi, Ve foi parceiro de seus irmão na criação dos nove mundos após a morte do gigante Ymir, ajudou também a cria o primeiro homem e a primeira mulher, à Ve deu a eles os sentidos.

VILLI
Matou o gigante Ymir ao lado de seus irmãos Odim e Ve, na criação do homem e da mulher Villi ficou responsável pela inteligência e sentimentos.

Galera, nem adianta eu tentar por aqui todos os Deuses nórdicos, são inúmeros, e cada um com uma historia imensa, portanto esses são os principais, caso queiram posso semana que vem postar os deuses que restou, é só pedir..^^ .. Bem, como vocês puderam reparar as historias envolvendo os Deuses são simplesmente fantásticas, temperadas pelas maquinações de Loki ficam ainda melhor. Ainda não acabou, vamos lá.

Yggdrasil


Não é só um nome importante mas também sem a qual não existiria os mundos, tão pouco os três níveis.
Yggdrasil, sustenta o mundo como um tipo de eixo, envolto ao caule (no meio) fica o mundo material dos homens, Midgard, mais a cima junto ao sol e a lua fica Asgard, terra dos Deuses e onde fica Valhalla. Na parte inferior fica o mundo dos mortos, onde habitam seres hostis.
No Ragnarok, Yggdrasil se abrira de de dentro dele sairá um homem (Lif) e uma mulher (Lifthasir) que repovoaram o mundo. Três raízes da Yggdrasil merecem destaque. A primeira, passa por Asgard e é banhada constantemente pela fonte das Nornas, o povo acreditava que esta era a fonte rejuvenescedora. A Segunda passa por Jotunheim, terra dos gigantes expulsos de Asgard por Odim, e termina na fonte de Mimir, conhecida como fonte da sabedoria, onde Odim deu o próprio olho para bebe-la, seu guardião era o tio de Odim conhecido como Mimir (aquele que tem o conhecimento). Já a terceira atingia Neflheim (terra dos mortos) onde era banhada por uma fonte, a Hvergelmir, onde desaguava fabulosas cachoeiras formando os rios do mundo.
Em seus galhos viviam quatro cervos que representavam os quatro ventos. No pé da grande árvore vivia Heidum, uma cabra que se alimentava das folhas baixas.
Na copa viva uma águia gigante que tinha um gavião entre os olhos, da qual sustentava constante rivalidade com Nidhogge, a serpente dragão.
Mais a cima, nos galhos mais altos ficava o Galo de Ouro que detinha a importante missão de guardar os horizontes denunciando a chegada dos eternos inimigos dos Deuses, os Gigantes.
A árvore de Yggdrasil, também é conhecida como a Arvore Mãe, Grande Árvore ou Árvore do conhecimento, e tem importância singular na mitologia nórdica.

O Nascimento do Homem


Andando pelo mundo, um dia Odim, Ve e Villi se depararam com duas árvores arrancadas pela raiz, os deuses então colocaram-nas de pé e com elas fizeram um homem e uma mulher. Odim lhes deu o sopro da vida, Villi a inteligência e os sentimentos e Ve deu a os dois os sentidos. O povoamento do mundo começou com esses dois apenas (haja viágra pra aguentar tanto sexo ein -.-”).

O Ragnarok

O fim do dias é conhecido pelos nórdicos como Ragnarok, e não virá assim do nada, sem avisos. Primeiro haverão três invernos monstruosos sem verão entre eles, e esse tempo será marcado também pela perda de valores e escrúpulos, o mundo será tomado por Guerras, então o inverno dos invernos se mostrara.
O sol e a lua serão devorados pelos lobos Skoll e Hati, seguido das contorções de Jormungand que provocará maremotos devastadores.
E assim terá início a grande guerra, da qual Heimdall soprará sua grande trompa convocando os Deuses para a guerra na planície de Vigrid, onde o exercito do mau (liderado por Loki) e o exercito do bem (liderado por Odim) se enfrentarão.
Nessa batalha o grande cão Garm voara na gargante de Tyr, onde os dois morrem, Loki e Heimdall se enfrentaram e também se mataram, o Terrível lobo Fenrir se libertará e devorará o próprio Odim que será vingado por seu filho Vidar. Thor lutara com a serpente de Midgard e a matará, mas também morrerá ao ser banhado pelo veneno da serpente.
Surt o gigante do fogo envolvera Asgard, Midgard e o resto do mundo num só inferno que consumirá os Deuses, os Gigante, os Anões, os Elfos e os Humanos. Será esse o fim de um ciclo e o início de outro, quando a Yggdrasil se abrirá e de dentro dela sairá um homem (Lif) e uma mulher (Lifthrasir) que repovoaram o planeta (mais viágra).

Curiosidade

Os nomes dos Deuses deram origem aos nomes dos dias da semana em inglês, tal como:

Wednesday
(Quarta-feira) - originaria de um dos nomes de Odim (Woden), que significaria Dia de Odim.
Thursday (Quinta-feira) - dia de Thor
Friday (Sexta-feira) - dia de Frigg
Tuesday (Terça-feira) - dia de Tyr

Pessoal, o post ficou grande mas garanto que valerá a pena ler cada palavra, a mitologia nórdica é muito boa, repleta de historias fascinantes. Espero que tenham gostado.
Postarei a bibliografia em breve, pois eu não encontrei o nome do livro que usei com referencia, eu só tinha umas xerox que arrumei emprestado com um amigo na facul. Fico devendo. ;-D.
A propósito postarei semana que vem a origem e as aventuras dos mais famosos Heróis nórdicos

Beijo na Bunda de até Segunda

Comentários

  1. Bibiu meu garoto... essa postagem ta mt sinistra!!! Sempre curti a mitologia nordica (sempre os escolho nas minhas partidas de Age Mitology) e sim Ragnarok Online eh fortemente baseado na mitologia nórdica...
    Parabenes ^^
    Mt bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa bibiu
    Postagem perfeita sobre meus preferidos no Age of Mitology

    ResponderExcluir
  3. devo confessar q naum sabia mt sobre mitologia nordica, na verdade soh os nomes de Ragnarok mesmo^^

    Adorei o post bibiu

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, a Mitologia Nórdica é realmente muito legal e tem bons personagens. É bem interessante ver como um povo bem castigado pelo frio desenvolveu suas lendas.
    Mitologia Nórdica é uma das que mais gosto.

    ResponderExcluir
  5. Caraleooo... Bibiu... vc sabe que eu amo historia tanto quano vc! Mas fou te falar, bicho, esse post ta completo e bem trabalhado! Da vontade de sair pesquisando mais mais mais... esse é o espirito cara! Vlw! Taberna vai pras cabeças!

    ResponderExcluir
  6. Olha, gostei das Valkírias, pelo menos as da figura. Muito jeitosas.
    Mas a matéria tá muito boa. Só continuo insistindo nas fontes - tem que ter.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black