Rosa de Saron


-----------------------------------------------Rosa de Saron---------------------------------------


Olá galera, eu sou Felipe Cipriano, e hoje eu vou viver um dia de Bolha (e dessa vez eu não estou brincando xD).
Vocês devem estar se perguntando: “O que o Taberneiro das sextas está fazendo aqui numa Quarta-Feira ?”
Pois é, nosso querido amigo Thiago Bolha teve uma série de problemas nessa semana, e infelizmente não pôde preparar previamente uma postagem legal pa
ra vocês, e então me ligou pedindo que eu postasse em seu lugar, então, aqui estou e farei uma postagem muito legal sobre música pra vocês.
Hoje falarei sobre uma banda da qual sou fã há uns 6 anos, mas existe há muito mais tempo que isso, e nos últimos tempos tem conquistado um espaço maior na mídia. Falarei sobre o Rosa de Saron.

O Rosa de Saron foi criado no ano de 1988 (mais velho que eu o.O), dentro da Igreja Católica, mais especificamente, dentro do movimento da Renovação Carismática, que é um movimento um pouco mais jovem e liberal. De lá pra cá, a banda passou por muitas modificações, tendo sido criada pelo baixista Rogério Feltrin na cidade de Campinas (São Paulo), os únicos integrantes originais da banda que permanecem até hoje são Eduardo Faro (Guitarrista) e o próprio baixista Rogério Feltrin.
Inicialmente a banda tinha como vocalista o grande Tche
lão, que hoje atua no vocal do “The Flanders”, Tchelão tinha uma voz forte e imponente, além de uma atitude de palco que era de dar inveja, tudo isso aliado ao Rock pesado que o Rosa utilizava na época, foi uma novidade em meio a Igreja Católica, já que existiam bem poucas bandas que faziam esse tipo de trabalho.
Hoje com 22 anos, o Rosa é mais antiga banda católica a atuar no Brasil.

Depois de muita luta, em 1994 a banda lança seu primeiro álbum, entitulado de “Diante da Cruz”, o talento demonstrado era tão grande que mesmo aqueles que nutriam certos preconceitos foram obrigados a admitir o quanto aqueles garotos poderiam ser bons.
Desde essa época o Rosa de Saron já demonstrava aquela que viria a ser sua caracterís
tica mais marcante: As belas letras que falam muito bem sobre nossos sentimentos, entre outros assuntos. Nesse álbum foram retratados assuntos como drogas, “pegas” de carros, entre outras coisas.
O álbum simplesmente foi considerado o primeiro álbum de Heavy Metal Católico do mundo, o que atraiu olhares sobre a banda.
Este álbum foi relançado post
eriormente em 1996 pela gravadora recém nascida CODIMUC.

Logo após o sucesso do rela
nçamento, em 1997 a banda lança seu segundo álbum entitulado “Angústia Suprema”.
Em minha opini
ão, tecnicamente esse álbum é simplesmente maravilhoso, a guitarra mais pesada do que nunca, Edu Faro fazendo grandes solos e mostrando que mesmo com a saída do segundo guitarrista, conseguiria segurar muito bem a banda apenas com sua guitarra.
Também nessa époc
a, Eduardo Greve (o popular Grevão) assumiu a bateria da banda, e permanece nela até hoje.
Além de um trabalho gráfico maravilhoso, esse álbum conta com algumas das músicas mais bonitas que já ouvi na vida, e que se tornaram grandes clássicos do Rosa, sendo algumas regravadas posteriormente no acústico Rosa de Saron, algumas delas são “Angústia Suprema”, “Anjos das Ruas”, “Chance” e a pesadíssima “Olhos Vermelhos” que possui um dos solos mais animais que já ouvi.
Angústia Suprema foi muito elogiado na revista "Rock Brigade", famosa revista que avalia bandas de Rock.
Nessa época Eduardo Bortolato (tecladista), resolve deixar a banda para seguir em frente com seu hoje famoso projeto de eletrônico, o Heaven’s Dance.

Dois anos após o lançamento do “Angústia Suprema”, a banda continuava com todo o gás, após 11 anos de vida, resolveu começar a com calma, apostar também em outros tipos de sons, então nesse ano (1999) lançaram aquele que foi o primeiro single católico, entitulado de “Olhando de Frente”, contava com 3 músicas, entre as quais se destacam a faixa título “Olhando de Frente” que é uma música com riffs de guitarra pesadíssimos (uma das melhores da era Tchelão), que retrata nossa sociedade, como vemos os problemas, e acabamos por nos “acostumarmos” e não nos encomodarmos mais com a dor alheia, e a belíssima “Mesmo Assim” que fala sobre as controvérsias da vida, pessoalmente considero essa a melhor e mais “verdadeira” letra da banda, pois narra fatos meio que “impossíveis” de se negar.
Também nessa época, o voca
lista Tchelão resolve sair da banda, o que resultou num grande trabalho para encontrar um novo vocalista.

Após muita procura, a ban
da fez uma escolha perfeita, ao trazer para os vocais Guilherme de Sá, aquele que permanece nos vocais e violão da banda até hoje.
Guilherme é bem diferen
te de Tchelão, e trouxe uma influência mais harmônica a banda, com sua voz limpa e bonita ou mesmo super rasgada quando necessário.
Depois de muito trabalho, no ano de 2002
a banda lançou seu primeiro álbum com Guilherme no vocal, entitulado de “Depois do Inverno”, o álbum trata da grande luta interna que a banda passou nessa transição, desde o single.
Talvez esse tempo sem gravar nada tenha realmente trazido algo de muito bom a banda, pois o “Depois
do Inverno” veio com músicas realmente MUITO lindas, que retratam o coração não somente da banda, mas também de muitos que a escutam. Entre elas estão a primorosa “Apenas Uma Canção de Amor” que virou um grande Hit da banda e arrancou lágrimas dos olhos de muitos marmanjos por aí ^^ (digo por experiência própria), além de outras grande músicas como "Logo Após o Temporal", "Do Alto da Pedra", "No Meu Coração", "Estar com Você", "Muitos Choram" que se tornou também um dos maiores Hits da banda (inclusive foi a primeira música deles que eu ouvi).

Logo após, em 2005, a Banda lança o “Casa dos Espelhos”, com outros grandes sucessos, lenvando-nos a nos perguntarmos: “Será possível que TUDO que esses caras fazem saia tão bom assim ?”
“Casa dos Espelhos” foi um ótimo álbum, com m
úsicas muito empolgantes e gostosas de se ouvir, entre elas está a conhecidíssima “Sem Você”, que talvez tenha se tornado a música mais popular da banda, entre outras músicas com letras e melodias simplesmente lindas, sem se esquecer da pegada de Rock.
Casa dos Espelhos, foi eleito em 2006 pela revista "Comando Rock", como o 3º melhor álbum de Heavy Metal/Hard Rock Nacional.


Em 2008, a banda lança seu primeiro DVD, juntamente com um CD entitulado de “Rosa de Saron – Acústico e ao Vivo”.
O DVD contou com a regravação de alguns dos grandes clássicos da banda, além da participação de grandes convidados, como Eugênio Jorge, que com sua voz grave, cantou juntamente com a banda uma versão maravilhosa de “Angústia Suprema”.
Uma surpresa foi a participação de Rafael Almeida, ator da globo e grande fã da banda.
Devido ao grande sucesso do DVD (que de
certa forma comemorava os 20 anos da banda), a grande gravadora “Som Livre” entra em parceria com a Codimuc e começa a fazer a distribuição do DVD, elevando o Rosa a um novo patamar em termos de divulgação (já que a banda começava a ser divulgada no maior canal de televisão aberto de nosso país), dessa forma, um grande números de pessoas passaram a conhecer e logo foram conquistadas pelas belas letras e melodias da banda, além da voz mais que marcante do Guilherme de Sá.


Continuando essa parceria com a Som Livre, em dezembro de 2009 a banda lança seu mais atual álbum, o “Horizonte Distante”.
Com uma pegada bem mais leve mas não menos caprichada, o álbum vem com suas características letras bem trabalhadas, e trazendo como música de trabalho “O Sol d
a Meia Noite”, uma música muito bem feita, além de “Sobre Marés e Angra” que segundo o próprio Guilherme, é sua melhor letra, e “Mais que Um Mero Poema” que com certeza merece grande destaque, sendo uma forma de tentar nos abrir os olhos para o que está acontecendo com nosso planeta, essa em minha opinião é a melhor música do álbum.

Rosa de Saron é uma banda surpreendente, principalmente por sua humanidade, eu
já tive o prazer de assistir alguns shows da banda e conheci os caras, são pessoas EXTREMAMENTE humildes, super gente boa, pessoas completamente humanas como nós, pessoas do tipo que você encontra pra bater um papo descompromissado no banco da praça, dando risadas, falando sobre coisas da vida ou mesmo coisa sem muita importância, ou seja, pessoas completamente normais e simples. Toda essa humildade e simplicidade, além do foco que sempre manteram em seu trabalho, sem nunca se envaidecerem ou esquecerem que seu trabalho é simplesmente evangelizar e não virarem “grandes astros do Rock”, são em minha opinião a receita de tanto sucesso e composições tão perfeitas.

O mais notável no Rosa, é sua capacidade de conquistar as pessoas, sejam elas católicas, evangélicas, espíritas ou mesmo os ateus, simplesmente por fazerem música de uma forma diferente que nos chama atenção, e por manterem sua humildade, irreverência e não nutrirem nenhum tipo de preconceito.
As letras das músicas são feitas de forma a atingir não somente aqueles que "vivem" a religião, mas sim a todos os públicos que a escutam.

A banda é tecnicamente muito boa, construindo as melodias dentro do que é “necessário”, sem se utilizar de solos exagerados ou coisas do tipo para “aparecerem”.
Guilherme de Sá em minha humilde opinião é o melhor vocalista do Brasil atualmente, é notável sua evolução durante sua trajetória na banda, é um cara super expressivo, que canta com emoção singular e uma tecnica incrível, alcançando notas altíssimas.
A banda não é daquelas que acabaram desgastadas pelo tempo e tiveram que "voltar às origens" para conseguir voltar a agradar os fãs, muito pelo contrário, quanto mais velha fica a banda, mais eles inovam e nos trazem coisas novas, sem medo de arriscar em áreas "desconhecidas", seguindo apenas a verdade que há em seus corações.

Enfim, se você não conhece, procure conhecer a banda, vale muito a pena, e não a procure com preconceitos no coração, não é apenas por que uma banda é católica que ela vai ter um som chato ou “velho”.


Abaixo postarei um link para se ouvir a versão elétrica de "Sem Você", um dos maiores sucessos da banda, basta clicar na frase vermelha abaixo.

Sem Você - Rosa de Saron


Texto por Felipe Cipriano
Obrigado Leitores


Comentários

  1. Fã incondicional sempre =D

    Pena que só comecei a gostar do Rosa esse ano, ano passado teve 2 Show's de graça aqui em vitória!

    Os comentários estão ótimos, e o blog muito bom!

    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza um diferencial não só na música cristã como nacional brasileira. É dificil achar uma banda que se compare ao Rosa de saron no Brasil. Sem pre com um som inovador e com uma pegada bem gringa. A banda a cada novo album mostra a capacidade em absorver o que rola de som bom no mundo e sair do modismo e mesmisse que muitos artistas recorrem.

    ResponderExcluir
  3. Bacana heim! Muito boa a matéria! Parabéns!
    Rosa de Saron realmente tem um diferencial. Por mais que as rádios toquem as músicas mais "pop" da banda, quem conhece a filosofia por trás das letras, e a seriedade e empenho dos integrantes sabe que se trata de uma banda exelente!

    ResponderExcluir
  4. Não so Muito conhecedor da banda, mas gosto de varias musicas e esse novo CD está muito bom tbm ;D
    Bacana o Post ;D
    Abraçaoo aew

    ResponderExcluir
  5. Realmente o Rosa é mesmo um diferencial na música brasileira no geral.
    Hoje em dia vemos muitas bandinhas de uns caras que não conhecem a música profundamente, sabendo muito mal fazer uma escala pentatônica básica e se mantendo nela sempre, junto com um conjunto de acordes também básicos e letras que sempre falam da mesma coisa, e mesmo assim os caras fazem um tremendo sucesso, apenas porque são bonitinhos e agradam as adolescentes.
    O Rosa não é assim, os caras são super competentes e entendem do que fazem, o Gui por exemplo, é professor de violão e canto, já deu aula para mais de 1500 alunos diferentes o.O

    ResponderExcluir
  6. Amei o esclarecimento que você deu sobre a banda.
    Muita gente acha que o Rosa surgiu agora e nem história tem.
    Há 4 anos a banda faz parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Voce está redondamente enganado quando se refere a BANDA ROSA DE SARONcomo a mais velha da Igreja Católica,A BANDA VIDA RELUZde São Paulo tem 27 anos de estrada,ou seja há mais tempo que a Rosa de Saron.

    ResponderExcluir
  8. ce tá por fora,xará a Banda Vida reluz é bem mais antiga que a banda citada acima,procure se informar melhor.

    ResponderExcluir
  9. Sobre a galera que falou acima sobre o Vida Reluz, conheço sim a banda, ouço desde criança, pois minha mãe cantava numa banda católica, que inclusive, eu aos 16 anos virei guitarrista da mesma, além de um dos coordenadores do grupo jovem de minha cidade.
    Teóricamente a banda Vida Reluz teria 25 anos de estrada, pois nasceu no ano de 1985 (e não 27 como o fake Maria Gadu citou acima), o que seriam 3 anos a mais que o Rosa, mas simplesmente eu não considerei o Vida Reluz em minha postagem, pelo fato da banda ter se desfeito durante um período, e retornado depois.
    O Rosa mesmo tendo mudado sua formação, nunca parou, continuou na estrada fazendo shows e mantendo a banda ativa, diferente do Vida Reluz, por isso o Rosa ainda se mantém a banda com mais tempo na atividade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black