MITOLOGIA


Faala meus caros amigos e leitores desse humilde blog. Antes de escrever qualquer coisa, gostaria de me desculpar com vocês, pois eu não to postando as fontes das pesquisas que faço, porem, vou passar a posta-las ^^. Perdoem esse humilde servo .
Bem, como prometido, farei hoje a continuação do post sobre Mitologia Grega {o primeiro da série}. Essa semana irei falar sobre algumas curiosidades sobre a Mitologia Grega, os mais famosos Heróis gregos em suas aventuras, dentre outras coisas. Vamos lá.

Mitologia Grega (Parte 2)

Primeiramente gostaria de deixar claro que não tem como postar tudo que se tem
conhecimento sobre mitologia grega, é realmente muito grande, por tanto, garanto que vou postar aqui os fatos e acontecimentos mais importante e as informações mais interessantes sobre o assunto.

A Mitologia Grega é marcada por suas extraordinárias historias e personagens, com quem os “meros mortais” se identificavam e desenvolviam fortes vínculos, chegando algumas vezes até a oferecer a própria vida a esses “personagens”.
A religiosidade que marca e caracteriza a Mitologia Grega é diretamente ligada a superstições e fatos que com o olhar de hoje pareceria meio que fanatismo, ou atos que alguns classificam como barbárie. Vou falar no decorrer desse post mais detalhadamente sobre isso. Mas, como diria Jack, o estripador, vamos por partes.

Prometeu

É, eu acho que esse cara tem importância o suficiente pra ter um subtitulo só pra ele.
Existem várias historias envolvendo Prometeu e os Deuses Olímpicos. Filho de Jápeto e Ásia e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoecio, ele deu a volta nos deuses, e não só uma vez.

Prometeu era muito amigo de Zeus, e o ajudou na guerra dos Titãs, a dar a volta na fúria de seu pai recém destronado. Ele é criador da raça humana junto com seu irmão Epimeteu, criou a raça humana com argila e água que sobrou de quando Epimeteu criou os outros animais. Prometeu deu aos homens o poder de pensar e raciocinar, assim como outras aptidões, seu crescente amor pela raça humana o levou, com o tempo, a demonstrar claramente preferencia pela companhia humana, fato esse que deixou o enciumado Zeus meio de ovo virado. Rsrs. Essa raiva de Zeus foi crescendo cada vez mais, quando certo dia, Zeus tirou do homem o domínio do fogo {por um motivo besta, mas Zeus já vinha acumulando raiva de Prometeu}.

Como bom protetor da humanidade, prometeu logo deu uma lesa nos Deuses, foi até o Olimpo, roubou o fogo sagrado e deu ao homem, foi essa, pro rei do Deuses, a gota d'água, Prometeu seria castigado por ter passado os Olímpicos pra traz. Zeus ordenou a Hefesto que o prendesse numa corrente no alto do monte Cáucaso, em que todos os dias seu figado era comido por uma águia, e sendo ele imortal o figado regenerava, e nesse ciclo ele teria que permanecer por 30.000 anos, até que um sujeito chamado Hércules o libertou colocando o centauro Quíron {também imortal} em seu lugar, fato é que Zeus decretou que ele poderia ser liberto se outro imortal fosse posto em seu lugar. Ao se libertar, Prometeu pediu a Zeus que o fizesse mortal para que pudesse morrer tranquilamente.

Obs.: existe outra vertente sobre a origem de Prometeu, em que diz que ele é filho de Hera com o gigante Eurimedom. Porem esse caminho num é muito considerado não.
Obs².: outra variação diz que Zeus o castigou porque ele roubou do Olimpo o elemento que faria a raça humana superior aos outros animais.

Os Heróis
Vocês iram aqui conhecer a historia e as origens dos mais famosos heróis gregos, assim como o que eles representavam pros humanos.

Existem muitas duvidas sobre a origem dos heróis, humana ou divina? Muitos autores classificam os heróis gregos como “linhagem divina”, não são imortais, porem em geral são ou filhos de deuses ou protegido de um deles, o que alguns chamam de semi-deuses {eu particularmente não gosto de chama-los assim}. O principal argumento usado nessa polêmica sobre origem divina ou humana dos heróis baseia-se nos cultos feitos a eles e aos Deuses. Aos Deuses eram feitos sacrifícios de vitimas brancas pela manhã, já aos heróis eram feitos sacrifícios de vitimas negras a tarde, enquanto os sacrifícios aos Deuses eram feitos em um altar, o dos heróis eram numa braseira.
Os heróis, não muito diferente dos atuais eram um tipo de protetor, guardião, eles eram mais um tipo de inspiração para os gregos, eram como exemplo de coragem, força, determinação, em fim, esse tipo de coisa que todo homem ao longo da historia vem tentando provar incansavelmente que tem...rsrs.

Abaixo, segue alguns dos mais famosos heróis gregos.

PERSEU
A arvore genealógica desse cara é muito louca, ele é filho de Zeus com Dânae, sendo que essa mulher também é descendente de Zeus...rsrs...em fim, Zeus entrou numa câmara que tava Dânae por uma fenda sob a forma de chuva de ouro, e emprenhou a mulher que pariu Perseu.
Um certo rei chamado Polidectes convidou vários amigos, incluindo Perseu para um jantar, no meio da boca livre o rei perguntou aos amigos o que eles o dariam de presente, logo, todos responderam que o único presente digno de um rei seria um cavalo, porem, Perseu lhe disse que se ele quisesse ele o daria a cabeça da medusa. Polidectes que tava interessado na mãe de Perseu, querendo se livrar do filho pentelho o ordenou que fosse pegar a cabeça da pobre da medusa que tava quieta na casa dela...rs. É esse o momento em que Perseu passa pelos momentos de separação e iniciação {separação do seio materno e iniciação na vida de aventuras}.
O caminho de Perseu para cumprir a promessa feita a Polidectes não era fácil, ele, como todo herói tinha um certo auxilio divino, nesse caso quem o ajudou foi Hermes e Atena. Perseu tinha que achar as fórcidas, que eram três irmãs filhas de Fórcis {divindade marinha}, eram também chamadas de Gréias, que quer dizer “velhas” {elas já nasceram velhas, e tinham em comum o mesmo olho e apenas um dente}, ele tinha que acha-las, pois apenas as três sabiam onde era o esconderijo das Górgonas. Ao chegar lá ele roubou o olho das velhas e prometeu devolver se elas dissessem onde as Górgonas se escondiam, elas sem nenhuma dificuldade disseram a ele, logo ele conseguiu o que era essencial para matar Medusa: sandálias com asas, um alforge denominado quibissis para guardar a cabeça e o capacete de Hades que torna quem o usa invisível, fora isso Hermes havia lhe dado uma espada e Atena um escudo de bronze.
Quando chegou no esconderijo, graças as sandálias ele pairou encima da adormecida Medusa, {já que ele não podia olhar o rosto dela, senão ele viraria pedra}com o escudo de Atena ele refletiu o rosto da Medusa e a decapitou com a espada, tempo depois, a cabeça da Medusa foi fixada no escudo de Atena.

HÉRACLES (HÉRCULES)
Hércules é o mais famoso herói grego, já ganhou seriado, muitos filmes e ainda um desenho da Disney, embora ele seja filho de Zeus e não de Anfitrião, Hércules é bisneto de Perseu por parte de mãe, Alcmena, a mãe do herói era filha de Eléctrion {filha de Perseu com Andrômeda}.
Um certo dia, Zeus querendo dar ao mundo um herói como jamais existiu afim de livras os homens de tantos monstro, resolveu escolher a mulher mais bela de Tebas para gerar tal criatura.
As aventuras de Hércules começam de fato quando Zeus deixa escapar que tinha um filho, começa ai a famosa perseguição de Hera aos filhos adulterinos e as amantes do marido, o que deu origem aos 12 trabalhos que Hera lhe obrigou a cumprir.
Hera, um certo dia lançou sobre o herói um tipo de feitiço que o levou a um ataque de furia matando todos os seus filhos e seu irmão Ificlis. Logo Hércules foi ao Oraculo de Delfos pedir a Apolo que o mostrasse um meio de se purificar, Apolo falou a ele que por tal crime ele teria que se por a disposição de seu primo Euristeu. Eram os doze trabalhos:

Leão de Neméia
Uma besta de pele invulnerável, ficava sob a forma de mulher serpente e tinha uns irmão meio estranhos como Cerbero, Hidra de Lerna, Quimera e Esfinge de Tebas.

Hidra de Lerna

A hidra era um monstro que quando você cortava a cabeça, outra nascia no lugar, Héracles usa uma espada que cauteriza as feridas impedindo que as cabeças voltassem a crescer.

Javali de Erimanto
Era apenas um monstruoso javali que ele tinha que levar vivo ao primo.

Corça de Cerínia
Um ser que tinha pés de bronze e corno de ouro, trazia a marca do sagrado, e o heróii tinha que leva-la viva também.

Aves do lago de Estinfalo
Eram aves gigantescas que comiam o fruto da terra, suas penas eram como dardos mortais.

Estabulo de Augias
Para humilhar o primo, Eristeu manda Hércules limpar um estabulo que não era limpo a 30 anos, para isso o herói desviou o curso de dois rios.

Touro de Creta
Um touro que soltava fogo pelas narinas que foi dado ao rei Minos por Poseidon, Hércules tinha que levar o animal vivo para o primo.

Éguas de Diomedes
Quatro éguas que comiam a carne de estrangeiros perdidos em sua ilha

Cinturão da rainha Hipolita

Um cinturão dado a rainha das amazonas por Ares, representava o poder que Hipolita tinha sobre seu povo.

Bois de Gerião
O rebanho de bois vermelhos que pertenciam a um gigante de três cabeças chamado (Gerião).

Busca do Cão Cérbero
Cão de três cabeças, calda de dragão de torso recoberto de serpentes, guardião do reino de Hades

Pomos de ouro do jardim das Hespérides

Maçãs de ouro dada por Géia a Hera como presente de casamento, se localiza no jardim de Hera.

TESEU

Descende de três Deuses, bem longe de Zeus, um pouco mais próximo de Hefestos e é filho de Poseidon. De fato não tem muito a falar sobre esse herói, ele era um herói ateniense um tipo de Hércules daquela área.

BELEROFONTE
Quem nunca ouviu falar no caçador da Quimera?
Filho de Poseidon, o herói iniciou sua vida de aventuras bem sedo, mas a primeira foi uma tragédia, matou o próprio irmão sem querer.
Exilado, Belerofonte foi a Tirinto onde foi purificado pelo rei local, só que nem tudo são flores pessoal, a rainha se apaixonou perdidamente pelo jovem, que por respeito ao rei, a repeliu, só que não sabia ele que uma mulher rejeitada é capaz de tudo, inclusive de acusar o pobre do rapaz de tentar violenta-la.
Como castigo o rei de Tirinto o mandou para seu sogro, rei de Licia com ordens para mata-lo, só que o rei já havia sentado a mesa com ele, e na época isso representava o inicio de um elo de amizade, então o herói foi submetido as tarefas com a finalidade de purifica-lo.
Querendo cumprir o pedido do genro, mas também sem querer sujar as mãos, o enviou para matar a Quimera, logo os Deuses vieram ao auxilio do injustiçado herói, Atenas deu a Belerofonte o pégasos já selado {outra linha diz que o pégasos foi presente de Poseidon}, levantando voo o jovem paladino matou a Quimera com apenas um golpe. Em seguida o rei o mandou aos sólimos {filhos de Ares, eram muito forte}, facilmente o herói matou a todos, em seguida o rei mandou para um missão muito mais perigosa, lutar contra as amazonas, montado em seu cavalo alado ele foi até o reino das mulheres guerreiras, foi um massacre total, Belerofonte retornou vitorioso, quando o rei ordenou a seus melhores guerreiro que fizessem uma emboscada ao herói, rs, nenhum dos soldados jamais retornou...kkk...no final de todo o rei reconheceu a linhagem divina de Belerofonte, implorou para que ele ficasse em seu reino lhe oferecendo a filha e ainda quando morreu lhe deixou o reino.

AQUILES

Aquiles era filho de Tétis (deusa grega do mar) com Peleu (rei dos mirmidões), participou da guerra de Tróia com vários outros heróis, tais como Odisseu, Jasão, Ajax, era um excelente guerreiro, e tido como o mais belo herói grego.

Ele foi mergulhado quando criança no rio Estinge (o rio que da 7 voltas no inferno), onde ganhou invulnerabilidade em todo seu corpo exceto no calcanhar (onde a mãe segurou quando o mergulho no rio). O jovem Aquiles foi educado pelo centauro Quíron que dava alguns dos mais refinados e exóticoss pratos da Grécia antiga pra ele comer, como mel de abelhas, vísceras de leão e medula de urso e javalis (Nuss). Desde cedo foi iniciado na medicina e em outras artes úteis, além dissu Quíron o ensinou a praticar a virtude acima de tudo.
Morreu na guerra de troia ao ser acertado no calcanhar por uma flecha envenenada lancada por Paris e guiada por Apolo, dizem que a flecha envenenada também foi dada a Paris pelo Deus.
Até hoje se usa o termo "calcanhar de Aquiles" como gírias que significam o ponto fraco de alguém, nao necessariamente físico.

Bom galera esses são apenas os mais famosos, pois existem vários heróis, como Ulisses, Jasão, dentre muitos outros.

Curiosidade (tirada de uma revista "SuperInteressante")

*Os gregos basearam suas lendas de gigante nas ossadas de animais grandes montado em forma humana, como a do mamute, e realmente fica parecendo.

Bem galera, tem muito mais coisa pra falar sobre mitologia grega, vários monstros, heróis, lugares pra falar, me desculpa se esqueci de citar alguma coisa importante. Me desculpem por nao postar a edição e ano da revista, é que li essa matéria a muito tempo e provavelmente essa revista sucumbiu às traças.
Espero que tenha agradado o post, e esperem semana que vem a 2 parte da série Mitologia, em que falarei sobre a Egípcia. Ate la e obrigado a todos


Fontes

BRANDÂO,
Junito de Souza. "Mitologia Grega vol 1, 2 e 3". editora Vozes LTDA, Petrópolis-RJ, 1986.




Nota:
Todas as postagem com caráter ofensivo, que de alguma forma denigra a imagem de qualquer um, seja ele Taberneiro ou leitor serão apagadas, afinal o objetivo desse blog é o entretenimento, descontração e informação. Novamente muito obrigado e por favor voltem sempre =D


Beijo na Bunda e até Segunda

Comentários

  1. Grande bibiu, mt boa a postagem... mas aki, o Aquiles tinha uma mãe meio lesada... bastava tirar o muleke da agua e segura-lo pelos braços.... acabaria o problema....

    ResponderExcluir
  2. Fodaaaaaaaaaaaaaaa, até q em fim alguem que sabe o que esta falando em mitologia!!! Boa Bibiu!!!! Muito bom!!!! ^^

    ResponderExcluir
  3. pow bibiu, parabéns, me sinto cursando faculdade de história online lendo seus posts, e o melhor de tudo, é q eu naum vou fikr mais boiando agora, quando no meio do rpg agente parar p/ falar sobre mitologia grega ou história em geral, muito bom msm nego véi, ^^, inté.

    ResponderExcluir
  4. otimo post bibiu, adorei ^^
    Inclussive tem um filme sobre Hercules que fala sobre o irmao dele e quando ele matou os filhos.
    ^^
    Concordo com bolha, era mais facil ela segura-lo pelos braços e o mergulhar de novo. ^^

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post!
    Sou fascinada pela mitologia grega!
    Desde de pequena sempre ficava vendo essas histórias na TV, e nos livros. Dava vontade de viver na época de Hércules (XD), devia ser show!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. FAVILLA,parabéns,desde criança,lia muito sobre AQUILES, A SAGA DE HÉRCULLES E OS SEUS 12 TRABALHOS,futuramente,gostaria que voce pudesse esclarecer um pouco sobre a Mitologia Nórdica,sobre ODIN.THOR E O REINO DE ASGARD E OUTROS,acho a Mitologia Nórdica bem interessante,mas conheço muito pouco sobre esse assunto.UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  7. Marcelo Abreu Gomes1 de abril de 2010 às 14:46

    Perseu e Hércules
    Bibiu, criatura, gostei do que li. Sobre o lance do Perseu ser filho desse ou daquele deus-deusa, o que chamamos de incesto hoje em dia, era algo normal na Antiguidade, tal e qual o infanticídio, a escravidão por dívidas e a pedofilia. As leis romanas e algumas religiões, como o judaísmo (pai do cristianismo e avô do islamismo), é que começaram a discriminar tais ações.
    Sobre Hércules, seu mito basea-se em Gilgamesh, herói lendário, ao mesmo tempo rei de carne e osso da cidade de Uruk na Suméria, atual Iraque. Num épico escrito há quase seis mil anos, perpetuado em 32 pedaços de argila, escrito com a linguagem cuneiforme, Gilgamesh, meio homem, meio deus, enfrenta desafios, trabalhos, chega ao fim do mundo, retorna vitorioso. Acompanha-o Enkidu, um estranho ser, meio bicho, meio gente, seu companheiro de batalhas. Na sua epopéia, encontra Utanapischin, homem que construiu uma arca e escapou de um dilúvio...antes do Gênesis ser escrito, aliás, antes dos hebreus povoarem a Terra Santa.
    O Mundo nasceu na Mesopotâmia, Hércules, Noé, Caim e Abel, Torre de Babel, Jó, agricultura, roda, comércio, matemática, escrita, cerveja, tijolo, reis, deuses, cidades, etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Shaman King