_-_-_A Morte de Tutankhamon_-_-_

_____________________reprodução feita por computador________________

Aqui estou mais uma vez numa segunda feira {como eu gosto desse dia}. Para fala sobre Historia, e esse dia vai ser focado em uma passoa o faraó Tutankhamon. É galera, esse assunto é muito foda...toda uma historia incrível...tendo como fonte anos e anos de pesquisa...sobre a morte do Faraó-menino Tutankhamon {vamos chama-lo carinhosamente de tut}. Vamos ao assunto.

Ele era apenas um adolescente quando morreu. O ultimo Herdeiro de uma poderosa dinastia que governou o Egito durante séculos, entre os Reis dessa dinastia estão: Amenhotep III, rainha Nefertiti, Akhenaton...entre outros.

Todos vocês ja ouviram falar em grandes tesouros enterrados com seus Reis {em filmes agente vê muito isso}...bem e é realmente verdade (no caso de tut), ele foi enterrado com um enorme tesouro. Desde a descoberta de sua tumba em 1922, o mundo especula sobre a causa de sua morte. Foi assassinado? Morreu doente? agora, saindo de seu sarcófago pela 1ª vez em quase 80 anos, a múmia foi submetida a uma tumografia computadorizada {a tecnologia nos ajudando a compreender o passado, acho isso o máximo}...que proporcionou novos indícios sobre a causa da morte, diríamos, "prematura" de um dos mais famosos faraós do Egito antigo...

A Tumba

A tumba de Tut, no Vale dos Reis, ficou oculta ate 1922, quando o arqueólogo Howard Carter a localizou. Embora aposentos periféricos tenham sido saqueados na Antiguidade, a câmara funerária permaneceu intacta. O sarcófago dele era um absurdo saca só...Por fora, vinham quatro caixas embutidas uma nas outras (uma caixa dentro da outra)... todas de madeira banhada a ouro, em seguida três caixões em forma de múmia (sarcofagos, também um dentro do outro), sendo que dois dele eram de OURO PURO E MACIÇO... Ô.ô {eh muito ouro}...da qual esses dois de ouro ficavam dentro de outro qur era de quartzo vermelho purinho...e dentro estava o presunto com mais de 3000 anos e que tinha uma mascara de ouro e quartzo que ia da cabeça aos ombros. {a famosa marcara de tutankhamon.

A Múmia

Alguns Egiptólogos achavam que ele morreu com um golpe na cabeça, na parte de traz, feito por algum inimigo...mas todos os médicos consultados após ver a tumografia descartaram essa possibilidade, pois não havia indícios de pancada letal na cabeça, e sim meras lascas comuns em uma múmia de 3,3 mil anos. Pequenas lascas de ossos foram também achadas por dentro do crânio (provavelmente originadas durante o processo de mumificação, onde o cérebro eh retirado pelas narinas por instrumentos pontiagudos). Além disso uma fratura acima dos joelhos pode ter cido provoca pela equipe de Carter.
Os objetos encontrados na catacumba do moleque, tais como, carros (puxados por cavalos), arcos, flechas, lanças, sugerem que ele tenha aprendido a caçar e lutar como cabe a um faraó...teria então o moleque morrido em combate?...os defensores dessas teorias sustentam-se no fato do tórax destroncado do coitadinho...=/ {deve doer}...mas mesmo com todas essas informações o rei tut ainda guarda muitos de seus segredos.

A maldição de Tutankhamon

Muhuhahaha!! Aquele que profanar a tumba do rei menino provará da fúria dos Deuses e sucumbirá ao chamado de Anúbis...

Porra nenhuma, tudo xacóta para afastar saqueadores, mas é verdade que todos que trabalharam na escavação da tumba de Tut morreram, mas não foi por maldição alguma {^^}.
Bem imaginem uma câmara submersa no calor de um deserto por mais de 3000 anos, simplismente o ar la dentro fica tóxico. Antigamente se colocava um passarinho dentro da câmara antes de ir entrando pra ver se o ar era nocivo, porém o que eles não sabiam é que aquele ar se manifesta nocivamente mais tarde, por tanto num adiantou de nada jogar o passarinho la dentro, por que todo mundo morreu de doenças pulmonares, respiratorris e coisas do genero. rsrs.

Obs: Tut assumiu o trono ainda criança e morreu aos 16 aninhos. E foi o ultimo rei de sua dinastia.

Mumificação


Ao contrario do que muita gente pensa, o processo de mumificação no Egito antigo não era restrito aos Faraós, ou seja, bastava ter dinheiro para ser mumificado. Vou explicar a vocês aqui como era o processo de mumificação, desde a lavagem do cadáver até o enfaixamento.

1º passo: Limpeza geral.
O corpo era lavado a um local chamado Ibu {local de purificação} nas margens oeste de rio Nilo, ali o corpo era colocado sobre uma mesa inclinada e lavado por sacerdotes com vinho de palma e águas do rio {quando eu morre quero ser lavado com Absolut xD}.

2º passo: Ratirando tudo.
O sacerdote removiaos orgão através de um corte do lado esquerdo do abdômem. So sobrabam o coração, os pulmões, intestinos, estômago e fígado, que iam para recipientes especiais, o resto era jogado fora, incluindo o cérebro que era retirado pelo nariz.

3º passo: Guardiões.
Os orgãos mais importantes {aueles que eu disse que sobravam}, eram armazenados em vasos que representavam os filhos de Hórus, deus dos céus: Duamutef (cachorro) cuidava do estômago; Qebehsehuf (falcão), dos intestinos; Hapi (babuino), dos pulmões; e Amset (humano), do fígado.

4º passo: Sal
Com o cadáver livre das vísceras, começava o processo de desidratação, feito com um sal maluco la do rio Nilo, o corpo era preenchido e envolvido com esse sal e permanecia assim por 40 dias.

5º passo: Recheio seco
Após a desidratação, havia uma nova lavagem com agua, e a aplicção de um óle pra dar mais elasticidade a pele. Para não ficar deformado, o corpo era recheado com serragem e plantas secas, só então recebia camadas de linho engomado.

6º passo: Enrolando.
A sequência para enrolar o cadáver com o linho começava pela cabeça, e continuava nas mão (primeiro a direita depois a esquerda), depois os pés na mesma ordem. O sacerdote usava uma marcara de Anúbis, deus da morte. As bandagens recebiam resina liquida que as mantinha unidas. enfaixada de protegida a múmia era devolvida a família.

Como todos sabem os egipcios acreditavam fielmente em vida após a morte, por isso é que os faraós eram enterrados com todo seu tesouro. Além do tesouro dele meram feitos certos "rituais" para dar proteção a ele na outra vida. como por exemplo os medalhões que eram enrolados com as mumias: olho de Wadjet, que garantia proteção e apoio pra cabeça; escaravelho, imede que o coração se separe do corpo; Nó de Ìsis, pede segurança a deusa Ìsis; ankh, que ajuda a superar obstaculos da outra vida.

Além de todas essas precauções, existe também os misterios das piramides, o grande misterio delas não é exatamente como foi contruida, como foram levadas as pedras pra la e tal, e sim a planta das piramides, seus projetos, já que quando eram terminadas o arquiteto que a construiu era morto e suas plantas rasgadas, tudo isso para garantir que ninguem roubaria os tesouros do faraó, como se não bastasse, as piramides assim com nos filmes tinham várias camaras falsas e armadilhas para evitar pilhagens e saques.

Pirâmides

Como arrumaram as pedras?
Bem, aquele tipo de pedra realmente não é encontrada no Egito, e sim mais ao norte e trazida ao Egito pelo rio Nilo e movida por tração animal (elefante, camelo, etc).

Como coloaram as pedras la em cima?

Como ja disse com tração animal, e com a ajuda de rampas feitas de madeira e pedra.

Mas não existe nenhum buraco entre as rochas?!
Claro que nao, pois os egipcios tapavam eles com uma certa "massa" feita com um tipo de barro encontrado no Nilo que também era usado nas casas.

Bem galera Espero que tenham gostado, eu ja tinha escrito algo sobre numa comunidade da galera e o assunto causou muita repercução, então postei aqui também, e quem não gostou tente apertar a ponta do dedo mindinho com o dedão enquanto esfrega a parte inferior da orelha com a outra mão dizendo "gust frabaa", isso realmente acalma, pois você estará estimulando pontos de fluid de energia do seu corpo. Desde já abrigado. Até a proxima.

Beijo na bunda e até segunda

Comentários

  1. oO mais uma aula de história cmfas?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muitooo dessa história.
    Vlw
    até segunda.
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Bom post Bibiu, o Egito sempre atrai a atenção de muita gente !

    Milagre não ter aparecido nenhum ufólogo pra dizer que as pirâmides foram feitas pelos ETs.

    SaUHSHUAUSUAHSUHAUHSAHUsuhaUHsuhasuhaUHSuhas

    ResponderExcluir
  4. mas tem cara...mtossss ufologos só que...as teorias deles sao sempre qbradas...pq eles se baseiam principalmente nas questões postas por mim ali...

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem Bibiu, muito boa mesmo. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  6. Tut?! Õ.o
    "Porra nenhuma, tudo xacóta para afastar saqueadores, mas é verdade que todos que trabalharam na escavação da tumba de Tut morreram, mas não foi por maldição alguma {^^}." shauhsuahsuhauhsuhauhsuahushaushuahsuahushauhsuahsuhauhsuhaushaushuas
    Muito instrutivo a parte dos passos da mumificação, sempre quis saber como eles faziam...
    ^^

    ResponderExcluir
  7. Acho que Tut morreu com 19. Ele governou dos 9 aos 19 e foi o último da dinastia porque sua família foi massacrada e, ele e sua jovem esposa só tiveram dois filhos, que morreram ainda bebês, cujas múmias estavam no seu famoso sarcófago.

    ResponderExcluir
  8. MalucoO ‼ Adoreei xD Nota 10*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black