Mangás II - O Retorno.

-------------------------------------------------------Mangás II-----------------------------------------------


Olá galera, eu sou Felipe Cipriano e hoje eu vou perguntar para vocês:
É a grana ou a galera ? (Piada interna)
uhsuhshuaUHSauhsuhasuha

Bom, como havia dito em minha última postagem, hoje continuarei a falar sobre os mangás, os famosos quadrinhos japoneses, postando algo mais sobre sua fabricação e como surgiram essas boas e velhas leituras de trás pra frente.
Vamos aos fatos ^^

Como já foi citado, mangá é o nome dado às historias em quadrinhos japonesas, mas como surgiu esse nome ?
A palavra mangá é na verdade a junção de dois vocábulos distintos "man" que significa "involuntário" e "gá" que significa imagem, de modo que juntos viriam a formar algo como "Imagem Involuntária".

Os mangás são tão antigos quanto os "emakimono" que são aqueles famosos rolos de pinturas japonesas, em uma época conhecida como período "Nara", coisa que aconteceu no Japão lá pelo século VIII depois de Cristo.
Os japoneses sentiam uma grande necessidade de imbuir imagens às suas histórias e lendas contadas, não apenas escrevê-las, o que acabou dando uma nova visão e liberdade aos escritores, fazendo assim com que nascessem os primeiros mangás.
É importante mais uma vez ressaltar, que mangás não bem uma coisa de criança, há histórias voltadas para o público infanto-juvenil, e há histórias com temáticas totalmente diferente, portanto, lá no japão, é normal se encontrar uma "Dona de Casa", sentada em seu sofá lendo uma "novela" em formato de mangá, esse estilo de "desenho-escrita" é algo que impera por lá, é um modo de se fazer um livro onde não somente se lê, mas também pode-se ver as imagens, fazendo com que o autor possa mostrar de uma forma melhor ao leitor aquilo que ele quer passar.
Após anos se passarem, os japoneses influenciados por algumas revistas ocidentais, acabaram por adaptá-las ao seu estilo oriental, criando assim o formato mangá que conhecemos hoje em dia, essa influência, se deu principalmente após a Segunda Guerra Mundial quando os Estados Unidos ocuparam o Japão, difundindo sua cultura na "Terra do Sol Nascente".

É impossível falar sobre a história dos mangás, sem citar o nome do desenhista que realmente criou o estilo de desenho dos mangás atuais, seu nome é Osamu Tezuka.
Com a ocupação dos americanos, Ozamu acabou muito influenciado pela cultura ocidental, principalmente por Walt Disney, resolvendo dessa forma, incorporar certas características aos seus desenhos, seriam elas principalmente a maneira de desenhar o rosto dos personagens com bastante expressividade, assim nascendo os famosos olhos grandes.
Ozamu também foi responsável por atribuir uma movimentação bem detalhada aos desenhos dando aos autores essa liberdade que tem hoje de poderem desenvolver cenas inteiras de movimentação completamente detalhada, fazendo com que possamos entender melhor o que o personagem está fazendo, ou como ele realiza um golpe ou um passo de dança por exemplo, além de ter também introduzido as onomatopéias de forma a se integrarem com a arte, uma vez que o alfabeto japonês é composto por ideogramas que representam não apenas sons, mas também idéias, portanto em um mangá, não apenas o desenho, mas o texto e também as onomatopéias fazem parte da arte.

Devido a esse grande detalhismo encontrado nessas obras, elas acabam sendo muito extensas, podendo-se encontrar situações em que várias páginas não contenham nem texto, mas sejam feitas apenas de desenhos explicando uma espécie de movimentação ou coisa parecida, ou mesmo uma junção de duas ou mais páginas compondo apenas um desenho extremamente detalhado, essa tecnica geralmente é utilizada para mostrar algum artefato, cena ou cenário que seja de grande importância para a série, graças a esse grande tamanho, as série acabaram por serem divididas em vários capítulos e publicadas em volumes de mais ou menos 200 páginas cada.
Também foi Tezuka que produziu a primeira série de animação Japonesa, que aqui no ocidente foi entitulada "Astro Boy".
Com a passagem das páginas para a TV, os mangás acabaram tendo mais visibilidade e se difundindo de maneira considerável por todo o mundo.


Aqui no Brasil, os mangás existem há bastante tempo, alguns dos primeiros títulos a serem publicados aqui no Brasil foram "Lobo Solitário", "Akira" e "Crying Freeman", mas realmente emplacaram de vez somente no final do ano 2.000 com a publicação de títulos de grande peso como "Cavaleiros do Zodíaco", "Dragon Ball" e "Samurai X" (Rurouni Kenshin).

Existem algumas produções brasileiras em estilo mangá, delas a que mais atingiu o sucesso foi "Holy Avenger" que conta uma história passada num mundo medieval, bem relacionada também aos "RPG", outro lançamento muito interessante também foi a “Bíblia em Mangá”, que não é um lançamento original brasileiro, mas chamou muito a atenção em todos os lugares onde foi publicada, mas em minha opinião a maior surpresa se chama "A Turma da Mônica Jovem", Maurício de Souza resolveu criar as aventuras da nossa conhecida turminha em uma idade um pouco mais avançada, e utilizou o estilo mangá em seus desenhos, confesso que ainda não li nenhuma das novas aventuras da turminha, mas tenho ouvido ótimas
críticas das pessoas que leram, e é inegável a popularidade que tem atingido, já sendo um dos produtos mais vendidos das lojas e sites especializados em mangás, deixando pra trás mesmo títulos de peso, enfim, é uma boa dica para se conferir.

Bom galera, por hoje vou ficando por aqui, espero que tenham gostado dessa postagem em que trouxe para vocês um pouco mais sobre a origem desse estilo de leitura que tanto nos agrada, se você não conhece, vale a pena conhecer !!!
Pesquise sobre um título na internet e comece a colecionar aquele mais chamar a sua atenção e tiver mais à ver com seu gosto, há vários sites onde se pode adquirir os volumes antigos que já se esgotaram nas bancas, no mais se quiserem dicas de sites confiáveis para fazerem suas compras, ou dicas de bons títulos para colecionar, basta entrarem em contato comigo aqui pelo Taberna Nerd.

Obrigado e até a próxima leitores.
Texto por Felipe Cipriano.


Comentários

  1. apesra dos mangás,ainda prefiro cajás.

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro os Kiwis e os Abacaxis pq são bons para se fazer bons drinks ^^

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse um japonês te contrataria agora.

    Cipriclopédia.

    Muito bom.

    Parabéns Avan.

    ResponderExcluir
  4. o conteudo do seu site é excelente.mas,seu site não é considerado um bom site,pois ele cansa a vista do leitor(fundo preto com fonte escura não fica legal)#fica a dica#

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black