A História do Rock


Bom, esse é o meu primeiro post aqui na Taberna Nerd, eu sou o Thiago Mendonça mas me chamem de Bolha ou Nakamura e pra começar minha coluna semanal eu gostaria de bater um papo com vocês sobre o Rock... de onde ele veio pra ser mais exato. Mas antes disso gostaria de deixar bem claro que foi um belo desafio escrever sobre um tema em específico, e agradeço desde já a todos os meus irmãos taberneiros pela oportunidade. Sem mais delongas vamos lá.


O Rock surgiu em meados da década de 1950, como uma espécie de evolução do Jazz, do Blues, do Country, do Soul, do Folk, do Funky e do Gospel.


O Rock em sua essência foi criado com uma batida simples, dançante e pegajosa.


O som do Rock se firma em três instrumentos-base: a guitarra, o contra-baixo e a bateria. O som do Rock nos anos 50 começou a ser difundido por um guitarrista chamado Alan Freed, foi durante uma apresentação dele que surgiu o termo Rock and Roll.

A primeira gravação de uma música com as características do Rock and Roll pode ser considerada "That's All Right (Mama)", do Rei Elvis Presley, lançada em 1954, e ouvida nas Rádios americanas até os dias de hoje.


O Rock teve seu inicio com grandes nomes como Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent, sempre fazendo uma musica simples e dançante.


Depois de uma década inteira do que podemos chamar de Rock Chicletão começamos a ter as inúmeras variações do Rock que virão em posts futuros.

E aqui encerramos o meu primeiro post. Abaixo seguem links para download de musicas dos artistas citados, e links para vídeos no Youtube.

Thiago Mendonça – O Bardo




Cd com coletanea de artistas da época

Etta James & Chuck Berry - Rock n' Roll Music

Elvis Presley - That's All Right Mama

Bill Haley and his Comets - Rock Around the Clock

O Blog Taberna Nerd não se responsabiliza por nenhum conteúdo colocado para Download na internet, uma vez que só repassamos os links, e ainda uma vez que os mesmos não para demonstração de conteúdo e espera-se que os arquivos sejam destruídos após um período de 24 horas.

Comentários

  1. Fonte = wikipédia?

    ResponderExcluir
  2. Boa Thiagão, vou baixar o cd que ta no link ali para eu dar uma olhada.

    Etta James & Chuck Berry - Rock n' Roll Music

    depois do a nota.

    ResponderExcluir
  3. Rock around the clock - Foda D+ xD

    ResponderExcluir
  4. Aaaa muito booa , Rock Around the Clock.. se eu tivesse um celular bom eu colocava essa música para ser meu toque e arrumaria outro telefone para ligar para meu número só para eu ficar ouvindo tocar . kpoakpoa. essa música sempre toca em niver de 15 anos. muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Boa abordagem Bolhóvisk.. xD
    otima introdução pra futuros posts...

    ResponderExcluir
  6. Vlw galera, e aguardem mais posts de música, já adiantando sobre semana que vem, será um estilo musical totalmente diferente..... tã tã tã tããããããã.... segredo^^ até mais ae...

    ResponderExcluir
  7. É isso ae, o rock comanda...rs

    Foi um post um pouco genérico, o estilo precisa de muitas linhas para descrevê-lo completamente. Mesmo assim gostei.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Bolha gostei mt ^^
    esperando o post Top secret da semana q vem
    vo baxar as musicas q vc falou, mas p conhecer pq de nome eu naum tenho ideia se ja ouvi antes.
    Boa sorte.
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Show!
    Vale lembrar sempre q o Rock surgiu entre os negros q sempre tiveram mais ritmo q nós :D

    Esperando mais! \o

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Muito bom o seu texto sobre o rock!
    Parabéns por ter iniciado bem XD!

    Muito interessante, gostei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Post Legal...
    Gostei das sugestões p/ download...
    Espero q a criatividade e originalidade vá evoluindo a medida dos próximos posts!!

    MUITA SORTE PARA TODOS!

    ResponderExcluir
  12. Adorei um pouquinho de história sobre a música Rock.
    Acho engraçado o fato de "Rock-baladinhas" de Elvis, Cash e tantos mais terem originado o ritmo que hoje tem tantas variações, principalmente o Metal, que ao mesmo tempo que "bebe na fonte" do ritmo, é tão pesado, então diferente dele... [confusa a frase... mas deu pra entender, né?!]

    Assim que der, baixo as músicas para ouvir, principalmente a coletânea, que achei bem interessante de cara. Valeu pelas dicas!

    "se eu tivesse um celular bom eu colocava essa música para ser meu toque e arrumaria outro telefone para ligar para meu número só para eu ficar ouvindo tocar" kakaka #morriderir Esse Abal... *-*

    bjuxx*
    Sucesso com o blog!
    [Por que o link do seu blog não está aqui?]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black