Potencias Frias



Olha eu aqui mais uma vez pra falar de um ponto importante na Historia do nosso pequeno globo azul que paira no universo! E o assunto de hoje é Guerra! Mas nada de explosões, bombas, tiros e mísseis. Vim postar pra vocês uma guerra de nervos que durou anos... Eu sou Tito Freitas e vou falar sobre a Guerra Fria!

Na verdade so tenho a intenção de falar de todos os fatos que ocorreram na guerra fria. Quero apenas dar uma noção de como foi!


Fria como gelo


Uma grande parte dos historiadores diz que foi essencialmente a disputa entre o capitalismo e o socialismo. Mas na verdade foi beeeem mais que isso! Foi uma disputa entre as grandes nações da época os EUA e a União Soviética (atual Rússia aos desavisados)! Essas nações não entraram em conflito direto, não houve tiros, nem bombas... foi um conflito de ordem política, militar, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. Sim meus caros foi uma guerra basicamente de Nervos e estratégias!

A Guerra Fria teve inicio logo depois da Segunda Guerra Mundial (qqr dia falo sobre esse assunto aqui) em 1945 e só foi ter realmente fim no inicio dos anos 90. Foi um período muito longo, mas foi assim que o mundo viu a historia tomar o rumo que conhecemos hoje.

Em relação a fatos que ocorreram nesse período tivemos inúmeros... Mas vou tentar expor os mais influentes e que deram a forma que o mundo tem hoje.


Corrida Armamentista


Como todos sabemos os EUA e a União Soviética foram os que tiveram maior êxito na Segunda Guerra e dispunham de um vastíssimo arsenal bélico, tanques, aviões, submarinos, navios de guerra e mísseis balísticos constituíam as chamadas armas convencionais. Mas O maior destaque ficou com uma nova arma não-convencional, mais poderosa que qualquer outra arma já testada até então: bomba atômica. Só os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação aos soviéticos. A União Soviética iniciou então seu programa de pesquisas para também produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os EUA testavam a primeira bomba de hidrogênio, centena de vezes mais poderosa. A União soviética levaria até 1953 para desenvolver a sua versão desta arma, dando início a uma nova geração de ogivas nucleares menores, mais leves e mais poderosas. A corrida atingiu proporções tais que, já na década de 1960, os EUA e a URSS tinham armas suficiente para vencer e destruir qualquer outro país do mundo ou ate mesmo o mundo se quisessem! A humanidade temia um ataque nuclear!

É minha gente, ninguém atacou ninguém... mas o medo dormia com a população desses países e com o resto do mundo que assistia a isso tudo impotentes. Um dia poderiam acordar e ver que mio mundo havia sido dizimado. Que medo neh?


Corrida Espacial


A tecnologia sem duvida nenhuma foi um dos ramos que mais se desenvolveu com a Guerra Fria. Na urgência de se mostrarem superiores aos rivais, Estados Unidos e União Soviética procuraram melhorar os seus arsenais militares. Como conseqüência, algumas tecnologias conhecidas hoje foram frutos dessa corrida. Grande parte das facilidades que utilizamos hoje foi feita pra guerra. A internet foi uma delas!

Na parte astronômica da coisa foi diretamente afetada A tecnologia aeroespacial necessária para o lançamento de mísseis e de foguetes é praticamente a mesma, e, portanto os dois países investiram pesadamente na tecnologia espacial.

Em 1957 os soviéticos lançaram Sputnik, o primeiro artefato humano a ir ao espaço e orbitar o planeta. Em novembro do mesmo ano, os russos lançaram Sputnik II e, dentro da nave foi a bordo o primeiro ser vivo a sair do planeta: a cadela Laika. Após as missões Sputnik, os Estados Unidos entraram na corrida, lançando o Explorer I, em 1958. Mas a União Soviética tinha um passo na frente, e em 1961 lançaram Vostok I, que era tripulada por Iuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo.

A partir daí a rivalidade so aumentou a ponto do John F. Kennedy, então o presidente do Estados Unidos prometer enviar um homem a lua. Os soviéticos apressaram-se para vencer os estadounidenses na chegada ao satélite. As missões Zond deveriam levar os primeiros humanos a orbitarem a Lua, mas devido a falhas, só foi possível aos soviéticos o envio de missões não-tripuladas, Zond 5 e Zond 6, em 1968. Os Estados Unidos, por outro lado, conseguiram enviar a missão tripulada Apollo 8 no Natal de 1968 a uma órbita da lua e em em 20 de julho de 1969 seria o pouso na superfície da Lua. A missão Apollo 11 conseguiu realizar com sucesso a missão, e Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros humanos, respectivamente, a caminhar em outro corpo celeste. (essa questão levanta polemica ate hoje, pois alguns ainda não acreditam que eles realmente pisaram na lua outros mais radicais nem acreditam que eles tenham realmente feito a viagem ate lah!)

OTAN e Pacto de Varsóvia


Em 1949 os EUA e o Canadá, juntamente com a maioria da Europa capitalista, criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar com o objetivo de proteção internacional em caso de um suposto ataque dos países do leste europeu.

Em resposta à OTAN, a URSS firmou entre ela e seus aliados o Pacto de Varsóvia (1955) para unir forças militares da Europa Oriental. Logo as alianças militares estavam em pleno funcionamento, e qualquer conflito entre dois países integrantes poderia ocasionar uma guerra nunca vista antes.


Fim da Guerra fria


A Guerra Fria começou a esfriar durante a década de 1980. Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas. Os países comunistas entraram em crise e o socialismo perdeu as forças dando “fim” à extensa briga com o capitalismo.

No inicio dos anos 90, aceleraram-se os acordos de desarmamentos nuclear e em 1991, o Pacto de Varsóvia foram dissolvidos, ao mesmo tempo em que tiveram inicio gestões para a remodelação da OTAN. O que enfraqueceu os laços que mantinham o “calor” da guerra fria. Em resumo com a falta de apoio e atenção de ambos os lados td aos poucos foram deixando de acontecer.

A guerra fria apesar de não ter sido sangrenta trouxe as duas potencias da época a gana de superar a outra e de mostrar que dua forma de governo era mais eficais, os EUA com o capitalismo e a União Soviética com o socialismo. Porem no fim das contas tivemos como grande resultado o desenvolvimento e criação de muitas tecnologias. O que no final das contas trouxe um beneficio nessa área.


Uma Curiosidade curiosamente engraçada


Uma anedota conta que na corrida espacial da guerra fria, astronautas americanos e cosmonautas soviéticos se depararam com o problema de como se escrever no espaço. As canetas simplesmente não funcionam em gravidade zero, a tinha, assim como os astronautas, fica flutuando no tubo e não chega a ponta pra ser aplicada ao papel.

Os americanos investiram pesado na resolução do problema: centenas milhares de dólares foram aplicados na pesquisa de uma caneta que fizesse esse árduo trabalho de escrever no cosmo. Centros de pesquisa se engajaram por meses na questão, até que criaram uma ultrasofisticada esferográfica com um sistema de autobombeamento termofluido trifásico, que escrevia não só sob gravidade zero, mas sob quaisquer condições, até de ponta cabeça.

Bom, e os russos? Os russos usaram um lápis.

*Algumas pessoas dizem que isso é uma lenda... mas sei La, do jeito que os americanos gostam de ostentar o que tem... enfim!

Então galera esse é mais um post de historia aqui do taberna... aceito criticas e sugestões é so deixar um comentário ae!

Ate a semana que vem!

Tito o taberneiro substituto!

Comentários

  1. Nunca entendi mt bem essa parada de guerra fria... o post da UMA noção sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Esse Papo de guerra fria foi foda... ae Tito bom post

    ResponderExcluir
  3. Outro post do tito! Quer que eu diga mais alguma coisa? Simples e arrazando!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre um bom assunto... mas posso dar uma opinião?
    Amigo vc é tem muito mais desenvoltura pra falar de assuntos pop(como o seu post dos anos 80). Vc tem um senso de humor mt bom de ler... mas esses assuntos formais vc fica mt serio! hauaha
    Mas de qqr forma vc escreve mt bem!

    ResponderExcluir
  5. Amigo vc é tem muito mais desenvoltura pra falar de assuntos pop(como o seu post dos anos 80).

    ResponderExcluir
  6. Amigo vc é tem muito mais desenvoltura pra falar de assuntos pop(como o seu post dos anos 80).[2]

    ResponderExcluir
  7. Perdi meu postoooo...rsrs...

    Tito, tu eh foda....demais cara...PARABENS

    ResponderExcluir
  8. Amei o post esse clima de guerra e de terror da guerra fria foi um periodo foda do seculo XX!
    Stalin vive! hauaahaua

    ResponderExcluir
  9. Show de bola! Historia é chato pra caramba... mas assim fica mais facil deintender

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Se pararmos para analisar direitinho a guerra fria e seus acontecimentos .... Vamos achar tantas coisas .. O engraçado era que um pegava mentira.. Fiz isso.. ai o outro falava pqp, temos que fazer, ai fazia... E o cara que pego a mentira dizia.. caramba eles fizeram, manda um espião pegar as informações.. e por ai foi

    ResponderExcluir
  12. Mas Guerra Fria mesmo é tomar um banho gelado nesse frio...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Shaman King