USB Flash Drive

USB é a sigla de Universal Bus.

Trata-se da tecnologia que tornou mais simples a conexão de diversos tipos de aparelhos ( câmeras digitais, drives externos, mouse, teclado, modems,etc) ao computador, evitando o uso de um tipo específico de um conector para cada dispositivo.

A alguns anos atrás, instalar um periférico no computador era visto como um trabalho bem difícil, precisando assim ser feito por um técnico ou algum curioso bem informado sobre o assunto. Eu com 12 já me jogava dentro dos computadores queimando algumas peças e formatando meu primeiro computador. Era realmente muito difícil conectar qualquer coisa.

Com o padrão PnP ( Plug and Play) ( ou aportuguesando o termo " Conectar e Usar " ) a configuração de dispositivos ficou mais fácil. O objetivo do padrão PnP foi tornar os nossos pais sem experiência, capaz de instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente, sem complicações. Mas esse padrão ainda era(é) complicado para alguns, principalmente quando, por alguma razão, da falha. Ai pixa.

Diante de situações como essa, foi criado em 1995, uma aliança promovida por várias empresas ( como Nec, Intel e Microsoft) com o intuito de desenvolver uma tecnologia que permitisse o uso de um tipo de conexão comum entre computador e periféricos: A USB Implementers Forum. Em pouco tempo, surgiu o USB, um barramento que adota um tipo de conector que deve ser comum a todos os aparelhos que o usarem.

Com todas essas vantagens, a interface USB tornou-se o meio mais fácil de conectar periféricos ao computador. Fabricantes logo viram o quanto é vantajoso usá-la e passaram a adotá-la em seus produtos. Por causa disso, o USB começou a se popularizar. A ideia de poder conectar em um único tipo de entrada diversos tipos de aparelhos também foi um fator que ajudou o USB a conquistar o seu merecido espaço.

Além de ser "plug and play", a interface USB trouxe outra novidade: é possível conectar e desconectar qualquer dispositivo USB com o computador ligado, sem que este sofra danos. Além disso, não é necessário reiniciar o computador para que o aparelho instalado possa ser usado. Basta conectá-lo devidamente e ele estará pronto para o uso. Antigamente, existia até o risco de curtos-circuitos, se houvesse uma instalação com o equipamento ligado.

Um fato interessante é a possibilidade de conectar alguns periféricos USB a outros (por exemplo, uma impressora a um scanner). Mas, isso só é conseguido se tais equipamentos vierem com conectores USB integrados. Também é possível o uso de "hubs USB", aparelhos que usam uma porta USB do computador e disponibilizam 4 ou 8 outras portas. Teoricamente, pode-se conectar até 127 dispositivos USB em uma única porta, mas isso não é viável, uma vez que a velocidade de transmissão de dados de todos os equipamentos envolvidos seria comprometida.

Fonte:
http://www.infowester.com/usb.php


Como em menos de 3 meses eu cheguei a perder 3 pendrive , esse assunto ficou martelando na minha cabeça.

E procurando sobre pendrive em algumas lojas e pela net, como todo bom nerd, achei
alguns bem interessantes.

Existe pendrive para nerds de todos os tipos, para aqueles que tomam todinho e se sentem forte como o homem de ferro, os nerds playboys, que vão para praia para queimar a barriga branca e a cara cheia de espinha, nunca deixam de ir sem seus óculos usb, porque sempre perto da praia existe uma lan, e nunca se sabe o que pode acontecer, tem pendrives para nerds ninjas, para nerds de outros planetas, para os nerds que gostavam de jogar mário no super nintendo, e também para nerds sem gosto.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black