O Catolicismo na Historia

Bem galera, primeiramente eu gostaria de me desculpar com vocês, tanto com os taberneiros quanto com os leitores do blog, principalmente com os leitores por não ter postado na semana passada, final de semestre na facul, e ta rancando o couro, to atolado de coisa pra fazer, mas arrumei um tempinho hoje e vou tentar compensar a falta da semana passada...vamos lá.

Antes de começar devo citar que esse tema é um pouco "conturbado" e gostaria de pedir respeito com a opinião e escolha alheia, e que o taberna nerd não se responsabiliza pela opinião da galera nos comentários.

O livro sagrado

Eu poderia começar falando sobre como começou o catolicismo, mas creio que todos, ou pelo menos a maioria saiba como surgiu, por tanto, vou iniciar pelo instrumento de "consolidação" do catolicismo, a Bíblia Sagrada.

O maior best seller de todos os tempos, alguns dizem que foi o maior instrumento de marketin da historia, baseado no fato de que a bíblia é tão bem elaborada que agrada a todos, por exemplo, os gays dizem q tem uma passagem na bíblia que apóia o homosexualismo, já os conservadores dizem existir uma passagem que diz que os gays devem morrer, o fato é que por ser um livro interpretativo, e volto a repetir, muito bem elaborado acaba agradando a todos.

A bíblia de tão poderosa que era, (e ainda é), mudou e continua mudando o rumo da historia, trouxe os fundamentos do catolicismo e do judaísmo, influenciou o surgimento do islã, mudou o rumo das artes, etc. Se não existisse a bíblia, talvez não existiria o Holocausto em que foram mortos seis milhões de judeus, não teriam morrido mais de 2000 pessoas nos atentados as torres gêmeas, não teria existido a inquisição e suas monstruosidades. Porem, se não existisse a bíblia não existiria também os afrescos de Miguelangelo, o teto da capela sistina, as obras de Da Vinci, se não existisse a bíblia não teríamos o prazer de apreciar a Monalisa, afinal o ser humano tem um dom a muito esquecido de apreciar e sentir uma obra de arte, de ouvir e entender os sentimentos de Betoween ao compor a 5ª. Mas afinal quem escreveu o livro mais importante que a humanidade já viu? O que essas pessoas pensavam? Em que realidade viviam?. Vou responder isso aqui, e agora.

Por volta dos séculos 10 e 9 a.C. escritores hebreus começaram a colocar essa mistura cultural no papel, a maior parte foi redigida no ano 1000 a.C. e corresponde a maior parte que são a Gênese e o Êxodo, onde o tema principal é a relação de Deus com os homens.

Foi por volta de 200 a.C. que o primeiro cânone (conjunto de livros sagrados) hebraico já estava finalizado e se alastrando pelo Oriente Médio, logo o rei Ptolomeu 2ª a traduziu em Alexandria no Egito, grande centro cultural da época.

O novo testamento (que conta as aventuras de Jesus Cristo) só foram escritas décadas após sua morte e por pessoas que não presenciaram suas aventuras. Além disso o catolicismo já nasceu perseguido pelo Império Romano por não cultuar os Deuses oficiais, e foi nesse clima de perseguição e medo que a bíblia começou a ser escrita.
A maioria dos evangelhos escritos nos séculos 1 e 2 desapareceu, a final os livros naquela época era apenas uma monte de papiros amontoados.
Aquela parte em que Jesus salva uma adultera prestes a ser apedrejada, foi provavelmente escrita no século 3, isso porque na época o catolicismo queria se separar de vez do judaísmo, e apedrejar adulteras era um das leis que os sacerdotes judeus colocaram no Pentateuco (5 primeiros livros da bíblia). E durante os séculos a bíblia foi reescrita e reformulada segundo os interesses de uma classe que pretendia emergir ainda mais. Sem falar no concílio de Nicéia, onde apos a liberação de outros cultos em Roma, foi definido a bíblia canônica (oficial) e excluídos vários evangelhos (evangelhos apócrifos).

A Inquisição

Todos aqui na tem uma idéia do foi a inquisição, na Idade Média, atingiu seu apogeu nos séculos XIII, XIV e XV. No século XV a inquisição medieval entrou em queda com o renascimento. Porem ela seria revigorada na Espanha e em Portugal perseguindo não apenas Hereges, mas também uma nova gama de "criminosos" os Judeus. Essa perseguição da igreja aos judeus vem desde o século 4 quando o catolicismo deixou de ser uma seita perseguida e passou a ser a religião oficial de Roma. Em 325 d.C (como dito acima) o Concilio de Nicéia culpou os judeus pela morte de Jesus Cristo {absurdo}, acusação só retirada em 1965, no próprio novo testamento tem passagem onde se diz que os judeus são filhos do diabo e coisas do tipo. (lembrando que os evangelhos foram escritos muitas décadas depois da morte de Jesus por pessoas que não conheciam de 1ª mão os acontecimentos, mas que viveram num clima de perseguição e rivalidade ).
A "edição medieval" da inquisição: Com o casamento da rainha Isabel de Castela, e o rei Fernando de Aragão, a Espanha foi unificada, porem os reis (católicos) precisavam do apoio da igreja e da burguesia para consolidar seu poder, e também precisavam de grana para expulsar os mouros da região de granada, na Espanha, por tanto uma das medidas tomadas pelos reis católicos (como eram conhecidos), foi reinstalar a inquisição, pois assim conseguiriam o apoio da igreja, e como o judeu tinha um status importante na economia espanhola, com a apreensão de bens dos "acusados" eles conseguiriam a verba para fazer a guerra e expulsar os mouros... {matar em nome de um Deus por interesse puramente político}.

O plano deu certo, o Papa Xisto IV autorizou a criação de um tribunal da Santa Inquisição na Espanha. A inquisição se estendeu até Portugal, pois muitos judeus, fugindo dos horrores cometidos em nome de Deus foram pra lá, ela só terminou em 1821 em Portugal e em 1834 na Espanha, onde os julgamentos eram feitos por representantes do Estado e não da Igreja {tudo isso com o consentimento do Papa}. Depois disso o santo oficio ainda vigorou na Itália.
A Igreja, percebendo que a Inquisição estava ficando ultrapassada e causando a perda de fiéis mudou varias vezes de nome {para não reconhecer o erro, afinal os representantes de Deus na terra não erram} até ser chamado de "Congregação para a Doutrina da fé", existente até hoje.

"A Congregação para a Doutrina da fé advertiu e puniu teólogos contemporâneos que têm questionado alguns aspectos da doutrina católica. Um deles foi o brasileiro Leonardo Boff, condenado em 1984 pelo então cardeal Joseph Ratzinger por causa dos questionamentos à hierarquia eclesiástica expostos no livro (Igreja: Carisma e Poder)"
(Aventuras na Historia, Edição 57, 2008)

Nota¹: O termo herege vem do grego Hairetikis, que significa "aquele que escolhe", na Grécia esse termo era usado para definir alguém que fazia uma escolha pessoal baseado no achava que era melhor pra si, apenas na Idade Média que a Igreja usou esse termo para aqueles que eram contra a doutrina católica, mandando o livre arbítrio pra casa do caralh...enfim.

Nota²: Joseph Ratzinger, 0 Cardeal que condenou Leonardo Boff, pra quem não sabe atualmente é conhecido como Papa Bento XVI.

Bem galera, desculpa ai se ficou incompleto, to atolado de coisa pra fazer na facul, e também quem não gostou, é só rezar 5 ave Maria e 3 pai nosso em tupi guarani pulando num pé só com os braços aberto, e com a voz de Lombardi, esse funciona de verdade...desde já obrigado

Beijo na bunda e até segunda

Comentários

  1. To numa duvida cruel ...

    mesmo não sendo judeu

    não sei se prefiro olhar para os olhos da monalisa ou ter vivido um pouco mais ao lado dos meus parentens que morreram apenas por ter pensamentos diferentes....

    Se eu fosse Judeu, tenho certeza que a Monalisa não me faria falta alguma...

    Mesmo assim

    me doe muito saber que adultos de 20 anos acreditem na história da arca de noé

    e ai vai uma pergunta ...

    Se no inicio eram só Adão e Eva

    e em virtude do bom sexo reprodutivo vieram ao "paraiso" Caim e Abel...

    e pela desvalorização do dolar, pelo aquecimento global e pelo seu time não ter ganho o campeonato barsileiro.

    Caim matou abel ....

    Com quem Caim povuou o mundo em que vivemos????


    parabéns aos taberneiros e em particular agora parabéns ao Bibiu pelo maravilhoso post

    e espero que mais e mais pessoas se deem conta que religião é UNICAMENTE uma visão politica!!!!

    ResponderExcluir
  2. valeu pela tua opinião fera...uma boa visão

    abçs

    ResponderExcluir
  3. religião como já dizia Marx é um ópio...se ele for desfeito a população não vai ter em nada pra acreditar e o homem necessita disso...
    principalmente nos seus momentos de fraqueza...

    sou ateu...e acho que a religião por pior que seja deve existir...

    ResponderExcluir
  4. Marut concordo cm você...a religião é necessaria não só pq o homem precisa de algo pra acreditar mas tbm pq ela é um dos principais veiculos de moralidade existente hj em dia...

    ResponderExcluir
  5. Então, esse assunto é bastante abordado e já está maçante. Não só o catolicismo, bem como toda a cristandade vem iludindo as pessoas com o passar do tempo. Eu digo com franqueza e sinceridade que, quem tem fé não tem razão. Religião é algo totalmente egoísta e olha que julgam egoísmo como algo ruim do ser humano. As pessoas que acreditam em algo, para mim, são puramente escórias; acreditar para mim é... uma morte entre os mortos.

    Tem uma passagem na bíblia, SALMOS 14:1 - O tolo diz em seu coração: "Não há deus". Eles são corruptos, eles fazem coisas abomináveis, não há nenhum deles que façam o bem.

    Conforme essa passagem na bíblia. "Tolos, corrúptos, abomináveis, demônios...

    O ateu tolo como Francis Crick, que redescobriu o DNA, ganhou o Prêmio Nobel de Psicologia e Medicina em 1962.

    A atéia tola como Marie Curie, que ganhou o Prêmio Nobel de Física e Química em 1903.

    O ateu tolo como Signmund Freud, que é o pai da psicanálise.

    O ateu tolo como Massimo Pigliucci, que tem Ph.D em Botânica. Ph.D em Genética. Ph.D em Filosofia e que é professor da Universidade Stone Brooks.

    O ateu tolo como Carls Sagan, que é o astrônomo, astrobiologista, e divulgador da ciência mais famoso do mundo. Foi eleito entre os 100 maiores inteligentes americanos pela Discovery Channel. Ganhador também do Prêmio Pulitzer de 1978.

    Como a bíblia disse, todos esses e muito mais. São tolos, pessoas de má índole e que nunca, mas nunca fizeram o bem. Só para não deixar em branco, qualquer artigo ou pessoa que generaliza. Automaticamente estampa em sua testa "IGNORANTE".

    ECLESIASTES 4:12 - Um cordão com três dobras, não se quebra com facilidade. (O que quer dizer: Uma união que inclui Deus será muito forte.)

    Em 1999 (Vide google) o sociologista cristão George Barna publicou resultados de seus estudos sobre a taxa de divórcios:

    Nascidos como cristãos - 27% de chances de divórcio.

    Protestantes - 25% de chances de divórcio.

    Ateus e Agnósticos - 21% de chances de divórcio.

    Isso é o pouco do que eu pude pesquisar. Como sou muito agressivo e queria apenas comentar dados fatídicos, porque como sou ateu, sou racional e muito inteligente. Não queria causar aos impulsivistas cristãos ódio ou raiva. E sim, debilidade mental e demonstração de poder de ser racional para com seres irracionais. Não penso em mudar cabeça de ninguém. Mesmo porque, os fracos existem para justificar os fortes.

    ResponderExcluir
  6. valeu Antonio...me amarro nessa sua agressividade...

    ela da um impacto imprtante na parada...

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem Bibiu, e excelente discussão. Concordo com o Marut e o Antônio nas suas análises, acho que não tenho muito a acrescentar.

    ResponderExcluir
  8. Realmente a biblia é um dos maiores best sellers. Por ser muito interpretativo, voce a usa como bem quiser, fazendo coisas que podem ser justificadas pela biblia, basta entender aquilo que voce quiser.
    "Concilio de Nicéia culpou os judeus pela morte de Jesus Cristo" O.o nao sabia dessa.
    "matar em nome de um Deus por interesse puramente político" ainda vemos muito disso, na verdade, eu tinha uma professora no ensino medio que nos explicou as guerras numa visao religiosa.
    e espero que mais e mais pessoas se deem conta que religião é UNICAMENTE uma visão politica!!!! [2] (Adorava aquela mulher ^^)
    A verdade é que a religiao catolica pune qualquer pessoa que pense diferente deles, eles querem fazer parte de tudo e estar com todos, se alguem pensa diferente ou expressa a mesma opiniao que eles so que de maneira diferente, ja era visto como herege.
    Papa Bento XVI = Leonardo Boff O.o
    Concordo com o Marut tb. De certa forma a religiao é o q nos segura, o que nos faz pensar se estamos fazendo o certo ou naum. Temos que acreditar que existe algo maior e que irá nos punir caso façamos algo errado.
    Não tenho nenhuma religião especifica, mas acredito em Deus. Religiao definida para mim é fechar a mente (desculpa, minha opiniao) porque querendo ou não, nenhuma delas está certa ou errada, todas elas pecam em ensinamento e em verdade, no entanto, todas elas sao parecidas, porque no final a verdadeira mensagem dela é: respeite o proximo como a si mesmo e ame a Deus acima de todas as coisas.
    Adorei o post
    realmente vc postou no horario e eu naum tava dando um show ^^
    hsuahsuhaushuahushaushuas

    ResponderExcluir
  9. Como a Marut comentou lá em cima. A religião é uma visão política mesmo. Só que para muitos, isso vai mais além. Para os fracos e dementes; é melhor ter alguém acima deles para poder controlá-los e comedí-los em seus atos. Porque os irracionais cristãos (Não todos), agem de forma interesseira. Só que por baixo dos panos. Se algum de vocês disserem para um cristão "Você é interesseiro !". Ele irá negar com fervor. Pois para mim não passa de uma escória demente sem capacidade alguma de se auto-sustentar.

    A religião além de politicalha, também é a muleta dos deficientes e o consolo de carentes e retardados. Quem apoia politicalha, para mim, não passa de um ladrãozinho barato. Aí, eu vejo uns e outros falando mal da violência ou das pessoas que roubam para comer. E fico rindo, porque são um bando de alienados, brigando entre sí. Vejo isso com frequência em Macabu, igreja católica e batista disputando modelismo dogmático.

    Vejo outras igrejas trazendo os "demônios", que entram nos corpos de pessoas que não sabem se quer, se irão comer no dia seguinte. Para ser expulso por um semi-analfabeto, desqualificado, fracote, que pela sua incapacidade resolveu se tornar pastor.

    Nunca vou levar religião como algo produtivo. Ou algo interessante e bom. Acreditar já é uma palavra que causa dúvida. Concluir está aí, a ciência que os faz chegar mais proxímo de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  10. SALMOS 14:1 - O tolo diz em seu coração: "Não há deus". Eles são corruptos, eles fazem coisas abomináveis, não há nenhum deles que façam o bem.

    Começo usando o salmo do comentário do Antonio para dar inicio ao meu.

    A coisa que mais me indigna com a religião em geral é exatamete o que diz esse salmo.

    A agregação de bons valores, boa conduta e bons modos com Deus é a pior das covardias que se fez e se faz com a humanidade em geral.

    Eu digo isso e estranhamente isso não basta paras as pessoas se revoltarem

    então eu sigo explicando melhor...

    EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO. E na nossa sociedade idiota a religião também

    Meus caros amigos, quando se diz a uma criança que ela tem que fazer o bem e ser uma criança bondosa, não roubar não matar e etc ... PQ DEUS NÃO QUER!!!!!

    Você está condicionando essa criança que bomdade não é uma coisa humana!!!! é uma coisa divina e que ela tem que fazer o bem imitando a Deus ou então fazer o bem com medo do "PAPAI DO CÉU"

    Vá num presídio e pergunte aos presidiários

    "Eu vocês ... quem de vocês acrediam em Deus???"

    A religião é um problema sério

    tem gente ignorante que diz ...

    " Ah... pra mim não tem problema nenhum, não me faz mal nem bem."

    Eu acabei de mostar o grande problema que a religião é para a sociendade.

    O que deveria ser insinado para as nossas crianças é

    Joãozinho ... seja uma criança boa, faça o bem para os seus amigos a medida do possivel, seja uma criança honesta, devolva o troco dado errado no mercado, nunca se incline à corrupção

    sabe porque meu filho?

    porque você é o ser supremo de sí mesmo, deve explicações para sua conciencia. e com isso precisa manter sua posição inabalada para ter carater diante as outras pessoas da sociedade e de seus filhos que o respeitaram como exemplo.

    Você morrerá um dia Joaõzinho e jamais voltará...

    Mas... a humanidade pôde ter o prazer de ter você aqui, e você será lembrado com o conceito positivo de bom cidadão.

    Eu sou um bom cidadão por puro prazer de me olhar no espelho e poder manter a cabeça erguida.

    Eu me governo, e me cobro cidadania

    Se todos fizerem isso ja nasce um mundo melhor para os nossos filhos

    para completar, todos lembram o que diz o SALMO do inicio do comentario certo?

    agora puxem pela memória e lembrem-se das atrocidades cometidas pela igreja católica e respondam a si mesmos

    QUEM É QUE FAZ COISAS ABOMINAVEIS ???

    ( ) OS ATEUS

    ( ) OS CRISTÃOS

    Boa tarde!!! e repensem seus conceitos para um mundo melhor

    ResponderExcluir
  11. Aos cristãos, sempre que possível conversem com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar naquilo que um dia poderá ser concreto ! rs.

    ResponderExcluir
  12. Só quero deixar claro~

    A linguagem usada na Bíblia é simbólica. Não devemos levar a pé da letra que existiram do início do mundo, só Adão e Eva. É apenas um jeito de representar o começo. Deus deixou vários casais, pela Terra. O Livro Sagrado, é escrito como um poema, numa forma de lirismo.

    No Catolicismo, hoje, a Inquisição é considerada um grande erro. Foi feito por homens com "cabeça atrazada"... e fánaticos porque não levaram os Mandamentos da Bíblia, em conta, e fizeram o que eles achavam certo por escolha. A demostração do reconhecimento do erro da Igreja, foi feito pelo Papa João Paulo II, que pediu perdão em nome de todos os católicos.

    Quando os que tem religião fazem coisas abominaveis, porque certas pessoas na Igreja, são fanáticos, não seguem o que Deus mandou, mas sim a sua própria cabeça.

    POR FAVOR, VOCÊS ACIMA QUE ESTÃO FALANDO IDEIAS ERRADAS SOBRE OS CRISTÃOS, PROCUREM SABER O PORQUÊ DESSAS COISAS COM PESSOAS QUE SÃO FORMADAS NO ASSUNTO, ANTES QUE A SUA IGNORÂNCIA CONDUZA LHE!

    Desculpa alguma ofensa.
    Parabéns a todos os autores dos Posts!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Mas ninguém aqui está generalizando sobre os cristãos. Exceto eu, sobre o Cimento virar Concreto. Agora, se você entendeu de forma abrangente, isso é um problema. Mas ele é exclusivamente seu ! rs.

    Há uma passagem na bíblia que diz algo assim: "O Erro do pai, será cobrado ao filho". É alguma coisa parecida com isso. Aí eu te pergunto:

    Se eu deus, tudo pode e tudo vê e sabe adiante de tudo que aconteceu. Não seria ele culpado ? E quem o segue, não deveria ser martirizado ? Porque, quem com porcos anda, farelo come ?

    Se um de vocês cristãos der uma arma para uma criança. Sabendo de todas as possibilidades de um acidente fatal. Mas mesmo assim, dando há uma criança de 10 anos e avisando ela por indiretas, algo como "Estás a aquiecer de um poder nobre oh filho do mundo !" (Para uma criança de 10 anos, claro ! Que se foda ele, que ele aprenda matando muitos ! Eu sou deus, posso tudo !). Achas mesmo que você, pai que deu a arma ao filho, vai ficar impune ?

    Para mim, deus não existe. Mas se ele existe, para mim, é mais lixo do que esses anencéfalos que vejo com frequência pela rua. Da qual pratica atos e não se estendem além das suas consequências. Grande deus o de vocês hein ???

    Sou melhor do que ele ! rs.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde taberneiros!!! muito bom tema para discutir.Complexo em relação ao estigma que é formado ne cognição de muitos ( esse é o papel da religião , formação ideolóica e de grande impacto ).lendo os comentários , observei que de tema presente elaboraram uma questão objetiva , quem faz coisas abomináveis? bem... guerra santa , escravidão concedida pela ordem do papa..inquisiçãoque aponta evidência de segregação racial e outros espúrios. Só quem comete crimes desse calibre , individuos que creem em extremo , puro fundamentalismo.
    o ateu no dia de hoje é observado de muitas outras formas..o ateu não busca problemas com a religião e nem é criminoso , apenas uma busca do consciênte , do conhecimento cientifico , que para isso é necessário abrir mão de todo estigma da religião. tal forma de vida requer de um homem livre e sem freios extraterrenos , liberdade e convicto para o aprendizado... as religiões , em especial o que predominou no ocidente , catolicismo , perdeu o seu prestigio a muito tempo , no seu auge, a história meio que estagnou , não tem produção cultural com a religião em primeiros planos.
    DEUS MORTO!!!! e a concepção moderna que o matou!! a fé no DEUS cristão enfraqueceu , e essa frgmentação abriu um leque de possibilidades , toda a moral antes formada está aflita e para mim , ateu ( ou melhor para nós ateus ) de espirito livre ,deparamo-nos com um oceano de possibilidades racionais , que oceano mais límpido .
    E digo mais!!!! a ifreja católica foi o escorpião picado pelo proprio ferrão se auto- aniquila!!( nossa!! santo NIETZCHE!! )
    e a corroboração efetiva se tem com o renascimento cultural e cientifico!!!!
    Mentira??? quem comete mais mal social??? quem explicita mais preconceito e barbárie do que a religião???? apenas outra religião!!
    BIBIL blog muito bom.. grande tema!! desperta reflexão. por isso que causa indignação !! é o conflito homem/teoligia!!
    abraço BIL!! seu amigo ateu DOUGLAS

    ResponderExcluir
  15. PARTE 1

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Troca de idéias é sempre interessante e deve ser engrandecedoras em todos os aspectos. Contudo, vejo que alguns argumentos expostos por muitos já estão ultrapassados há tempos.

    A própria ciência do século XXI se curva diante de acontecimentos que considera inexplicáveis, como o que aconteceu em Guadalupe no século XVI ou vem acontecendo há mais de dez anos em Naju, na Coréia.

    Bom, antes de qualquer coisa, é interessante esclarecer que a própria Igreja declara que a história da Bíblia, principalmente do antigo testamento, não são reais e foram utilizadas como ensinamentos, como o caso de Adão e Eva. É notório que inviável seria a procriação com a existência de apenas esses dois seres e, posteriormente, com Abel e Kaim. O mesmo acontece com Noé. Descobertas científicas relatam que o dito "dilúvio" foi um alagamento ocorrido apenas numa determinada área. Nada disso é escondido, não obstante a falta de clareza oriunda de alguns religiosos, que deveriam esclarecer melhor os seus membros.

    De outra forma, cabe esclarecer que muitos autores da Bíblia conviveram sim com Jesus como o Mateus (Autor do evangelho que leva seu nome) -- Mateus, cobrador de impostos e apóstolo.
    * Evangelho de Marcos -- Marcos, seguidor de Pedro e também de Paulo.
    * Evangelho de Lucas -- Lucas, seguidor de Paulo. O terceiro evangelho.

    * Evangelho de João -- João, pescador e apóstolo. O 4º evangelho.

    Outros livros como Coríntios são cartas escritas por Paulo à comunidades, e o Apocalípse, cheio de sinais, escrito por João quando estava preso e precisava informar os cristãos de alguns planos que seriam executados contra eles. Por isso este livro possui tantos sinais que as pessoas ignorantes atribuem ao diabo ou coisa do tipo (como especulam sobre a besta).


    Outra atitude prematura é analisar a história com os olhares atuais. Infelizmente durante séculos a Igreja manteve-se vinculada ao Estado. Na verdade, formavam um único organismo. A ganância e o egoísmo do homem são armas poderosas para a corrupção e, como a Igreja é formada por homens, os erros oriundos desse mal também se faziam presente dentro de qualquer instituição, seja ela religiosa ou apenas um blog. Ao contrário do que afirmou o Cláudio no texto acima, muito bem configurado por sinal, a Igreja erra sim e é capaz de reconhecer os seus erros como fez o saudoso João Paulo II de joelhos no início deste século.

    É interessante que homens ateus (talvez muito mais instruídos como os atuais), como o saudoso Friedrich Wilhelm Nietzsche, tenham se referido a Deus de maneira mais madura e compreendido a importância de alguns cristão, como Francisco de Assis, por exemplo. Não obstante o famoso filósofo repugnar a atitude dos cristãos de sua época e por isso afirmar a morte de Deus. Aliás, não recomendo a qualquer um os livros de Nietzsche. São obras de difícil tradução e, com certeza, muitos não alcançariam a mensagem.

    ResponderExcluir
  16. PARTE 2

    Filósofos renomados como São Thomaz de Aquino e Santo Agostinho são considerados verdadeiros doutores e respeitados por toda a comunidade acadêmica. Thomaz de Aquino, inclusive, tenta provar a existência de Deus por meio de 5 argumentos não bíblicos. Recomendo a leitura.

    Sobre os livros apócrifos, que o autor também cita, vale acrescentar que foram escritos numa época em que seitas gnósticas estavam perdendo espaço em virtude da espansão do cristianismo. Principalmente por volta dos anos 300 depois de cristo. Com isso, é complicado atribuir a Judas um evangelho que foi escrito há mais de dois séculos depois de sua morte. Dessa forma, tentavam exaltar a humanidade de Cristo para desacreditar o cristianismo.

    Nas últimas descobertas em escavações principalmente no egito, historiadores estão utilizando o antigo testamento como fonte de pesquisa.

    Dizer que a religião faz mal ao povo configura-se como um verdadeiro equívoco quando lembramos de pessoas como Dom Hélder Câmara, madre Thereza de calcutá (GANHADORA DO NOBEL DE PAZ), Dom Oscar Homero (que morreu protegendo os mais pobres), Francisco de Assis, Gandhi, Marthin Luther King, Gustavo Gutiérrez Merino ou mais atuais como Irmã Dorothy e tantas outras que morrem defendendo os que são injustiçados pelos latifundiários, mas que a mídia não divulga, motivo pelo qual limita nossas visões.

    É complicado fecharmos nossos olhos para o trabalho desenvolvido pela PASTORAL DA CRIANÇA, CONSIDERADA PELA ONU MODELO DE COMBATE A MORTALIDADE INFANTIL, e que está sendo implantado em vários países da América Latina e da África.

    Fechar os olhos para o trabalho da Teologia da Libertação (TL) e as CEB´s (Comunidades Eclesiais de Base) também é imaturidade. É um engano falar que a Igreja atual condena a TL, já que na baixada fluminense, no norte e nordeste brasileiro esse movimento é tão forte e salva tantas vidas, tendo o próprio papa nomeado bispos da TL como Dom Pedro Casaldáliga.

    O relato sobre Leonardo Boff sim é verdadeiro (aliás sou fã de LB), mas o mesmo se mantém vinculado à TL e aos seus trabalhos sociais, assim como participa de vários movimentos afro-religiosos, como Frei Betto.


    Não me alongando mais, em Guadalupe, onde se acredita que a mãe de Jesus teria aparecido (aliás, uma das poucas em que a Igreja considera, em virtude dos fatos inexplicáveis e da fé), a ciência se curva diante de tantos fatos inexplicáveis. Maria teria feito crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais o índio Juan Diego devia levar tais flores a um bispo da região. Este o fez no dia 12 de dezembro, acondicionando-as no seu manto. Ao abri-lo diante do bispo e de várias outras pessoas, verificaram admirados que a imagem de Maria estava estampada no manto. Até aí, tudo bem, sem qualquer problema. SE FICASSE SÓ NISSO, facilmente poderiam os céticos dizer que é só história, nada há de científico.

    ResponderExcluir
  17. PARTE 3

    Os problemas para eles começam com o fato de ter-se conservado o manto de Juan Diego, no qual está impressa até hoje a imagem (quase 500 anos depois). Esse tipo de manto, conhecido no México como tilma, é feito de tecido grosseiro, e deveria ter-se desfeito há muito tempo. No século XVIII, pessoas decidiram fazer uma cópia da imagem, a mais fidedigna possível. Teceram uma tilma idêntica, com as mesmas fibras de maguey da original. Apesar de todo o cuidado, a tilma se desfez em quinze anos. O manto de Guadalupe tem hoje 475 anos, portanto nada deveria restar dele.

    Uma vez que o manto (ou tilma) existe, é possível estudá-lo a fim de definir, por exemplo, o método usado para se imprimir nele a imagem. Comecemos pela pintura. Em 1936, o bispo da cidade do México pediu ao Dr. Richard Kuhn que analisasse três fibras do manto, para descobrir qual o material utilizado na pintura. Para surpresa de todos, O CIENTISTA CONSTATOU QUE AS TINTAS NÃO TÊM ORIGEM VEGETAL, NEM ANIMAL, NEM MINERAL, NEM DE ALGUM DOS 111 ELEMENTOS CONHECIDOS. “Erro do cientista” — poderia objetar algum cético. Difícil, respondemos nós, pois o Dr. Kuhn foi prêmio Nobel de Química em 1938.(2) Além do mais, ele não era católico, mas de origem judia, o que exclui parti-pris religioso.

    No dia 7 de maio de 1979 o prof. Phillip Serna Callahan, biofísico da Universidade da Flórida, junto com especialistas da NASA, analisou a imagem. Desejavam verificar se a imagem é uma fotografia. Resultou que não é fotografia, pois não há impressão no tecido. Eles fizeram mais de 40 fotografias infravermelhas para verificar como é a pintura. E constataram que a imagem não está colada ao manto, mas se encontra 3 décimos de milímetro distante da tilma. Para os céticos, outra complicação: verificaram que, ao aproximar os olhos a menos de 10 cm da tilma, não se vê a imagem ou as cores dela, mas só as fibras do manto.

    Convém ter em conta que ao longo dos tempos foram pintadas no manto outras figuras. Estas vão se transformando em manchas ou desaparecem. No caso delas, o material e as técnicas utilizadas são fáceis de determinar, o que não acontece com a imagem de Nossa Senhora.

    Talvez o que mais intriga os cientistas sobre o manto de Nossa Senhora de Guadalupe são os olhos dela. Com efeito, desde que em 1929 o fotógrafo Alfonso Marcué Gonzalez descobriu uma figura minúscula no olho direito, não cessam de aparecer as surpresas. Devemos primeiro ter em vista que os olhos da imagem são muito pequenos, e as pupilas deles, naturalmente ainda menores. Nessa superfície de apenas 8 milímetros de diâmetro aparecem nada menos de 13 figuras! O cientista José Aste Tonsmann, engenheiro de sistemas da Universidade de Cornell e especialista da IBM no processamento digital de imagens, dá três motivos pelos quais essas imagens NÃO PODEM SER DE OBRA HUMANA• Primeiro, porque elas não são visíveis para o olho humano, salvo a figura maior, de um espanhol. Ninguém poderia pintar silhuetas tão pequenas;

    • Em segundo lugar, não se consegue averiguar quais materiais foram utilizados para formar as figuras. Toda a imagem da Virgem não está pintada, e ninguém sabe como foi estampada no manto de Juan Diego;

    ResponderExcluir
  18. parte 4 (e última - DESCULPEM, MAS TIVE QUE POSTAR DESSA FORMA DEVIDO AO NÚMERO DE CARACTERES)

    • Em terceiro lugar, as treze figuras se repetem nos dois olhos. E o tamanho de cada uma delas depende da distância do personagem em relação ao olho esquerdo ou direito da Virgem.

    Esse engenheiro ficou seriamente comovido ao descobrir que, assim como os olhos da Virgem refletem as pessoas diante dela, os olhos de uma das figuras refletidas, a do bispo Zumárraga, refletem por sua vez a figura do índio Juan Diego abrindo sua tilma e mostrando a imagem da Virgem. Qual o tamanho desta imagem? UM QUARTO DE MÍCRON, ou seja, UM MILÍMETRO DIVIDIDO UM MILHÃO DE VEZES. Quem poderia pintar uma figura de tamanho tão microscópico? Mais ainda, no século XVI?

    O QUE TAMBÉM IMPRESSIONA

    O anarquista espanhol Luciano Perez no dia 14 de novembro de 1921 colocou ao lado da imagem um arranjo de flores, dentro do qual havia dissimulado uma bomba. Ao explodir, tudo o que estava perto ficou seriamente danificado. Uma cruz metálica, que ficou dobrada, hoje se conserva no templo como testemunha do poder da bomba. Mas... a imagem não sofreu dano algum.


    Não mais me alongando, considero que qualquer pessoa pode acreditar ou não acreditar naquilo que lhe faça melhor. Seja ela judia, evangélica, hindu, muçulmano ou prefira não acreditar em Deus. Desde que isso lhe faça bem, seja feliz!

    Mas considero difícil fechar os olhos diante de alguns fatos. Não sou religioso porque preciso acreditar em algo ou porque minha família me incentivou (fato este que nunca aconteceu), mas porque esse Deus que vocês não acreditam insiste em me mostrar sua existência pelas coisas mais simples que as atribulações diuturnas nos impedem disso.

    Meus amigos, nunca se esqueçam, inclusive, da tolerância, seja ela de qq tipo. Por falta dela é que vários atentados aconteceram e continuam acontecendo, apesar de eu não acreditar que os atos violentos, como os atentados às Torres Gêmeas ou a erroneamente conhecida "Gerra santa", possuem fundo religioso e sim político.

    Um abraço!

    Marcos (religioso)

    ResponderExcluir
  19. Hum, li e entendi sobre os seus comentários. Pesquisei aqui sobre certos detalhes e vi muita falácia. Há, que retórico fui, não poderia esperar menos de religião.

    O conceito de ciência nunca foi e nunca será a plena verdade. Mas sim, lógicas, o conceito de buscar a lógica, buscar fatos, buscar o compreender e o entender de qualquer coisa. O que move a ciência é as perguntas, as críticas; não as respostas.

    Para mim, é simples, comum e desprezado acreditar, sabendo que, a palavra acreditar já é uma causadora de dúvidas. Eu não acredito, eu concluo ! rs.

    É muito melhor e mais são, para mim, pensar, compreender e buscar compreenção do que apenas cair em comodismo, na credulidade; na lilusão de que exista algo acima do que eu sou. Acreditar em algo acima de mim, que me criou, me deu 5 sentidos. E que esses sentidos não servem de nada, para comprovar que o mesmo exista.

    Ser inteligente significa ser claro. E mais, para quem julga arrogância, cinismo, egoísmo e egolatria como pecados. Não condiz em nada, quando pegamos a bíblia.

    Como ser inteligente significa ser claro, foi por isso que Eistein sobressaiu à outros muitos cientistas. Pois ele conseguiu ser claro em suas idéias.

    Sobre os comentários da tilma e outros. A ciência esta mais ocupada em provar para a humanidade sua capacidade, do que, provar a inexistência de um deus acima de nós. Porque de certa forma isso ajuda como política e cultura social.

    A ciência busca comodidade e iniciativas para bens em prol da humanidade. E não só apenas questões de teologia ou uma manipulação em massa. Pensadores livres ! rs.

    ResponderExcluir
  20. Marcos, a Biblia até a invenção da imprensa durante o renascimento era redigida a mão...a biblia canônica só foi organizada no Concílio de Nicéia, a partir daí, existem sim relatos e provas sobre a edição e cortes de trexos importantes da biblia a medida em que suas copias eram feitas, afim de atender aos interesses de certas classes.

    Analisar a historia com olhares atuais chama-se presentismo, e não sou adepto dessa pratica, ja que é preciso levar em conta o contexto histórico da época para analize de um fato.

    Realmente era comum a união Igreja/Estado, com a intensão de consolidar ambos os poderes, um exemplo claro dessa união foi entre o rei Franco da dinastia carolíngia Carlos Magno (Grande Estadista) e a igreja. Mas também deixar um estado agir e criar um tribunal da santa inquisição sem fins religiosos, ou seja, sem atender diretamente os interesses cristãos? pra mim é demais.

    Também não concordo com algumas opiniões extremistas e concordo com algumas de suas citações.

    A minha citação sobre o o catolicismo não admitir seus erros, não estava de forma alguma me referindo aos dias atuais, pois considero q João Paulo II foi um homem explendido. Eu me referia as praticas da época, considerando q a igreja estava em contante ascenção, errar não seria bom pra ela concorda?!

    Não sou ateu, sou agnóstico, e esse post não contem opinião propria do autor (eu =D) com exceção do q está entre "{} ou algumas vezes ()".
    Este post foi feito por pesquisa em varias fontes seguras, artigos de revistas respeitadas do ramo e livros. Lembrando que existem vairas linhas historiograficas de estudo.

    Eu particularmente sou marxista concordo com o que ele disse "A religião é o ópio do povo".

    desde já obrigado pelo comentario e volte sempre... =D

    ResponderExcluir
  21. Acho que os anônimos deveriam ser 'anonimados', ou seja, não postados. É covardia.

    ResponderExcluir
  22. acho que cada um tem sua opinião seja ela qual for,ate mesmo na escolha de sua igreja...

    ResponderExcluir
  23. de certa forma devemos admitir que a religião é ótima para controlar os que costumam agir como animais, os que agem somente pelo instinto!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black