Xadrez - Requisito básico para um bom Nerd


Eaí galera, hoje vou falar sobre um jogo um pouco diferente dos que conversamos nas últimas semanas. Um jogo onde não se precisa de computador, não tem gráficos incríveis e o que conta é
apenas a capacidade de raciocínio e paciência dos jogadores. Estou falando do Xadrez, um dos jogos mais antigos da história, apreciado até os dias de hoje e vício de grande parte do Taberna
Nerd. ;]

O Xadrez, no geral, é uma combinação de raciocínio lógico com cálculos matemáticos. Quem pensa melhor e mais rápido sempre leva a vantagem. Existem outras habilidades importantes para se conseguir sucesso no jogo, como a concentração, memória, disciplina e perseverança. Quanto mais se dedica ao jogo, mais longe se vai. Um ponto interessante de se destacar no xadrez é que ele depende exclusivamente da capacidade de raciocínio dos jogadores. Não existe sorte nesse jogo. Não existe sorte de iniciante nesse jogo. Definitivamente, ganha quem é o melhor.

Quote da Wikipedia:

"A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate."

São muitas as regras do Xadrez. Cada peça tem uma função diferente com posicionamento distinto, por isso, vou disponibilizar aqui pra vocês um link direto para essas regras. Lá vocês podem se atualizar quanto as regras vigentes, tanto os jogadores mais antigos quanto os iniciantes.



Um ponto interessante de se destacar em relação ao xadrez são as aberturas, que consistem em jogadas específicas que chegam a um resultado esperado. Elas podem ser defensivas ou ofensivas e quando bem estudadas pelo jogador podem fornecer uma vantagem muito confortável, não só por ter um leque de jogadas maior como para compreender o que o seu oponente está fazendo.

Outras informações sobre regras do jogo podem ser encontradas AQUI.

Curiosidades sobre o Xadrez:

Ahhh, nada melhor que algumas curiosidades. Seguem algumas destas que encontrei em diversos sites e outras que fiz de próprio punho pra "diversão" da galera. =P

- Cálculos matemáticos estabelecem que o rei, partindo da sua casa inicial (e1) e seguindo o caminho mais curto, ou seja, em 7 lances, pode atingir a oitava casa (e8) de 393 modos diferentes.

- Um fim de partida com o rei e torre pode formar 216 posições diferentes de mate; um final de rei e dama contra rei: 364.

- O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.

- O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

- No xadrez existem precisamente 169.518.829.100.544 quatrilhões (15 zeros) de maneiras de jogar apenas os dez primeiros lances. Para os 40 lances seguintes de um jogo inteiro, o número é estimado em 25 x 10 elevado a 115 potência. O número inteiro de átomos em todo o universo é apenas uma pequena fração desse resultado.

- O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.

- Na década de 1980, na ex-URSS, por duas vezes um jogador de Xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades. Foram eles: Anatoli Karpov (1981) e Garry Kasparov (1985).

- O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

- O Xadrez é a única modalidade esportiva que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.

- Existe uma curiosidade muito bacana relacionada a segunda cruzada e o xadrez. Durante este período, as regras do que se conhecia como Shatranj acabaram sofrendo algumas modificações, derivando o que hoje conhecemos como as regras modernas do Xadrez.
Como este era um jogo Persa, até esta época, as Torres eram conhecidas como “Elefantes”, não haviam Bispos, as peças que se movimentavam na diagonal eram conhecidas como “Navios de Guerra”; também não existia Rainha; a peça era conhecida como “Vizir” e os peões, quando chegavam até o lado oposto do tabuleiro, tornavam-se “conselheiros”, com capacidade de se movimentar uma casa na horizontal, vertical ou diagonal. Como os Templários adoraram este jogo e acabaram levando-o para a Europa, os termos acabaram sendo modificados para um gosto mais Europeu, dando origem aos nomes das peças tal quais as conhecemos hoje. Os Bispos foram a contribuição do Vaticano ao jogo, por acharem que os clérigos deveriam ter um papel de destaque no xadrez…

- Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez.

- Assim como o Poker, no xadrez se leva muito em conta os blefes, tanto nas ações em um jogo cara a cara com seu adversário, como em jogadas que funcionem para distrair seu oponente.

- Os alunos que aprendem xadrez, passam a ter um rendimento 20% superior aos demais alunos, EM TODAS AS MATÉRIAS.

- O vencedor de uma partida de xadrez é sempre o penúltimo a errar. O último erro é sempre fatal.

- O jogo o mais longo de xadrez de todos os tempos jogados por jogadores top do ranking teve 269 movimentos de Ivan Nikolic e Goran Arsovic em Belgrado em 1989. Durou mais de 20 horas, e resultou em um empate.

- Na União Soviética e em praticamente todos os países comunistas do leste europeu, o ensino de xadrez nas escolas é disciplina obrigatória. Não é atoa que os antigos países comunistas detêm até hoje a hegemonia nos torneios internacionais. Em vários países da Europa o ensino também se faz presente nas escolas.

- O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

- A Sra. J.W. Gilbert, 1879, numa partida por correspondência com G.H. Gossip, anunciou mate em 35 lances! (Steinitz comprovou a sua exatidão) Possivelmente, este é o mate anunciado de maior número de lances.

- Você pode jogar xadrez a vida inteira e nunca repetirá, até o fim, uma partida. Elas sempre serão diferentes. As possibilidades são imensas.

- Ao contrário do que se pensa, não é um jogo para velhos. Quanto mais cedo se aprende, melhor ( a partir dos 5 anos). Os campeões começam cedo a jogar. As pessoas velhas não têm o mesmo rendimento dos jovens, pois a partir de certa idade começam a perder neurônios. Também não é um jogo monótono. Os jogadores chegam a ficar suando e a ter taquicardia (batimentos rápidos do coração) nas partidas. É muito emocionante e as pessoas chegam a ficar noites inteiras jogando. Todavia, no início é necessário um pouco de paciência para “entender” a beleza do jogo.

- As regras são fáceis. O difícil é jogar com perfeição. Você pode estudar xadrez a vida inteira e não poderá dizer ao final que esgotou as possibilidades de progredir no jogo.

- Na série "Star Trek (Jornada nas Estrelas)", capitão Kirk e Sr. Spock jogaram o Xadrez três vezes. Kirk ganhou todos os jogos.

- O documento mais antigo, relativo ao xadrez, é possivelmente a pintura do mural da câmar mortuária de Mera, em Sakarah (perto de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou um jogo semelhante - é de uns 3000 anos antes da era cristã.


E pra quem quiser jogar uma boa partida de Xadrez, podem convidar toda a galera do TabernaNerd. Todos jogam e, apesar do nível mediano, sabem as regras básicas, podendo auxiliar os iniciantes e até mesmo proporcionar algum desafio aos mais experientes.

Pra quem quiser jogar online, podem acessar o site da flyordie, onde com um cadastro básico pode se encontra boas partidas com níveis diferentes, com gente do mundo todo


Bom, é isso galera. Toda boa Taberna que se preze tem um tabuleiro de xadrez, assim como todo bom Nerd. ;]

cya =*



Fontes:
www.sedentario.org
www.gnosisonline.org
www.wikipedia.org
www.fbx.com.br
www.clubedexadrez.com.br

OBS.: GOSTARIA DE DEDICAR ESSA POSTAGEM A GABRIEL ABAL, QUE TAMBÉM É EXTREMAMENTE RUIM NO XADREZ. XDDDD

Comentários

  1. Ótimo post Kim, só fiquei preocupado com a morte dos neurônios, mas vamos ver o que os restantes podem aprontar! hehe!!!

    Parabéns à galera da Taberna pela iniciativa desse blog , espero que tenha vida longa.

    ResponderExcluir
  2. Primo, mt foda o post.... eu nunca joguei contra vc neh.... hmm... interessante.... mas ganhar de abal nem conta pra entrar no ranking... isso uma criança de 5 anos consegue facil^^
    abraço primão!!!

    ResponderExcluir
  3. Só gostaria de avisar, que no CEFET, está uma jogatina do caramba, essa galera que gosta de estudar, está levando xadrez para lá, e ficam jogando direto, Tales,ratinho, até as meninas jogaram algumas partidas lá.

    E kim ... tu está me irritando .. depois eu fico melhor no dota e no xadrez do que você ai tu vai ficar bolado =]

    ResponderExcluir
  4. A postagem está bem completa, ficou bem legal de ler.

    ps: 4x1 para você =D nas partidas de xadrez.

    ResponderExcluir
  5. ótimo post...
    ah dica, ganhei todos os campeonatos da escola até hj hein xD

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post, foi bem instrutivo! Estou procurando na net um tabuleiro 3d para comprar. Alguém te uma dica? Grata Luciane. luxavier76@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gente, desculpe, mas eu axo q consigo ser pior q abal no xadrez =\
    hsuahsuahushuashuahsuahushaushuahsus
    É verdade tb q Abal joga bastante lah no cefet e leva um pau de geral no jogo, mas isso naum vem ao caso.
    Sempre gostei mt de xadrez, mas naum sou uma pessoa que tem concentraçã e memória, sou mt ruim mesmo em jogos q pedem isso.
    ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black