Basilisk - Kouga Ninpou Chou

------------------------------------------------------Basilisk-------------------------------------------------------

Olá galera, eu sou Felipe Cipriano (Avan), e hoje eu vou ensinar a vocês como se construir uma carabina de cano-duplo apenas com intrumentos que se pode encontrar num banheiro público.
Brincadeira xD

Na semana passada falei sobre "Fly, O Pequeno Guerreiro", um anime muito legal, de temática mais infantil.
Em contrapartida a isso, hoje falarei de um anime um pouco mais adulto: "Basilisk, Kouga Ninpou Chou".

Basilisk, Kouga Ninpou Chou, ou apenas Basilisk, é uma obra baseada na famosa história de Futaru Yamada, produzida no ano de 2005 pelo famoso Estúdio Gonzo.
Como podem ver, é um anime bem recente, mas de grande sucesso, tanto que há um filme com a mesma história, com o título de "Shinobi", mas não entrarei em detalhes sobre o filme, pois ainda não o assisti.

Basilisk se passa no ano de 1614 no antigo Japão dominado pelos Shoguns.
Nessa época, o Shogun Leyasu Tokugawa já estava bem velho e percebendo que a morte se aproximava, resolveu escolher aquele que seria seu herdeiro e próximo Shogun do Japão.
Leyasu tinha dois filhos que eram os pretendentes ao posto, mas não conseguia se decidir qual escolheria, então teve uma idéia muito sinistra, fazer com que um grupo de pessoas representassem cada um de seus filhos, e o grupo vencedor, teria seu representado eleito o novo Shogun.
Leyasu não queria usar Samurais para resolver essa disputa, pois esses eram guerreiros honrados que fariam falta mais tarde, então resolveu usar Ninjas que eram seres "descartáveis".

Haviam 2 clãs Ninja que há muito tempo se odiavam e lutavam até a morte caso se encontrassem, essas famílias eram Kouga e Iga.
Esse ódio irracional entre as famílias já perdurava por mais de 400 anos, mas já havia 200 anos que um tratado de paz imposto pelo 1º Hatori Hanzo (Ninja muito famoso e influente) era respeitado.
Mesmo com o tratado de paz sendo respeitado, o ódio ainda existia, o tratado existia apenas como um modo de impedir a matança.
Se aproveitando dessa situação, o Shogun Leyasu convida os 2 clãs para uma reunião e propõe a eles que cada um representasse um de seus pretendentes ao "trono", em troca, o clã vencedor poderia acabar com o perdedor e ganharia recompensas e a simpatia do Shogunato.
Sem pensar duas vezes, os dois lados aceitam a proposta, quebrando o tratado de paz e se tornando simples peças manipuladas no jogo do Shogun.
Nesse momento, são escolhidos 10 ninjas de cada clã, que lutariam até a morte para definir o resultado da disputa, o último clã que restasse de pé e exterminasse completamente o outro, venceria.
Como se isso não bastasse, Gennosuke, o futuro líder dos Kouga e Oboro, a futura líder dos Iga, estavam prometidos um para o outro, como uma forma de selar o tratado de paz de uma vez por todas e juntar as duas famílias para que todo esse ódio acabasse.
O pior de tudo, é que os dois jovens realmente se amavam de verdade e desejavam a paz entre as famílias, mas tudo isso é destruído graças aos planos do Shogun e ao ódio que ainda existia no coração dos atuais líderes de cada clã, que aceitaram a proposta.
Sem saída, os dois jovens acabam se metendo nessa luta e tendo a obrigação de matar um ao outro !!!

Basilisk é uma história interessante, com bastante ação e um toque de romance, mas que não chega a ser meloso, o que é muito bom, já que as coisas rolam sem muita forçação de barra.
Apesar de se amarem e não desejarem a luta, Oboro e Gennosuke também não renegam suas famílias, e se for preciso lutar por ela, eles vão lutar, o que na minha opinião é algo bem coerente de acordo com o histórico de ódio que já data mais de 400 anos.
Na minha opinião, Basilisk é como se fosse um 2º "Romeu e Julieta", mas contado de uma forma totalmente diferente e sem todos aqueles "fru frus" e "mela cuecas" que eu odeio do fundo do meu coração.
No final das contas deu tudo muito certo e a obra se tornou realmente muito boa.

Ao assistir Basilisk, o tempo todo um sentimento irá lhe puxar pelo pé. Esse sentimento é a "tristeza".
A história é realmente muito triste. Ver pessoas se matando daquela forma sem sentido algum, apenas para decidir algo que caberia ao Shogun, e não a eles, ver como o ódio insano foi sendo alimentado através dos tempos, por questão de pura manipulação, e tantos corações e futuros destruídos por coisas que lhe farão ficar com um pouco de raiva também.
Esses momentos de tristeza, às vezes são suprimidos por boas cenas de combate,entre Kougas e Igas.

A arte gráfica de Basilisk é muito legal, os traços dos desenhos são muito bem feitos, as mulheres são realmente lindas, algumas das mais belas personagens que eu já vi estão nesse anime.
Os homens são meio sombrancelhudos às vezes, mas nada forçado D+.
No geral são personagens muito belos.
Basilisk conta com uma música de abertura que é um verdadeiro "arregaço", se chama Kouga Ninpou Chou, cantada pelo Onmyouza, e só é superada por seu primeiro encerramento "Hime Murasaki" que é uma música belíssima.

Os personagens são muito bons também, alguns deles poderiam protagonizar seus próprios animes, mas é muito interessante ver a dualidade que eles apresentam. Os personagens aparentam ser pessoas gentis e bondosas mas se transformam totalmente quando o assunto é o clã rival, chegando a não ter escrúpulo algum.
Atentem para o vilão principal desse anime, ele é um dos caras mais "fdp" que eu já vi, e tenho certeza que focês irão compartilhar de minha opinião quando assistirem o anime até o final.

O interessante é que hoje em dia, graças a um maldito anime chamado "Naruto", a imagem que boa parte das pessoas tem dos ninjas, é algo totalmente deturpado ...
Ninjas são seres que andam no escuro, assassinos frios e cruéis que não tem pena ou honra, se eles tem que matar alguém,irão matar essa pessoa da forma mais eficiente e que menos chame atenção, seja envenenando a vítima, atacando pelas costas etc.
De forma alguma um ninja iria sair por aí espalhando pra todo mundo que ele é um ninja e mostrando a todos suas habilidades secretas (bem diferente do que os ninjas de Naruto fazem).
Outro ponto importante são os jutsus. Jutsus são habilidades especiais passadas de família a família dentro de toda uma tradição, portanto se você fazia parte de uma família, iria aprender o "jutsu" correspondente a ela, é raro achar alguem disposto a ensinar para uma pessoa que não seja seu discípulo. Portanto, não existiam ninjas com milhares de "jutsus" como Orochimaru por exemplo.

Basilisk é um anime que nos traz um pouco do que eram os ninjas no Japão daquela época, como eles eram tratados e a importância deles para o governo.
A realidade tratada pelo autor, é claro que contém bastante fantasia, mas é bem mais real do que outros animes mais ao estilo "povão".
É nessa junção de realidade, fatos históricos e fantasia que essa bela história se desenvolve, e vale a pena conferir, pra quem gosta de uma história bonita, triste e com pitadas de ação.

PS: Destaque para Gennosuke que é o ninja mais apelão de todos os tempos.

Texto por Felipe Cipriano.
Obrigado Leitores.

Abaixo postarei alguns links da internet onde vocês poderão fazer o download do anime ou assistir alguns videos com cenas de Basilisk, com o intuito de saber mais sobre a obra antes de assistí-la.

Lembramos que o "Taberna Nerd" não se responsabiliza por conteúdos baixados na internet,uma vez que os sites que disponiblizam os downloads, o fazem apenas com o intuito de demonstração da obra, totalmente sem a pretenção de obtenção de lucros, e entende que o usuário irá deletar os arquivos do computador 24 horas após baixá-los.

Abertura do Anime retirada do Youtube.

AMV (anime music video) com cenas do Anime, feito por fãs e retirado do Youtube.

Link para download do Anime, legendado e em boa qualidade (média de 70 MB cada episódio).

Comentários

  1. esse negu véi aih é bom rapa...

    as cenas de ação são bem, cativantes...
    mto bom cipri

    ResponderExcluir
  2. Velho, essas "introduções" nos seus textos são sensacionais. UIEHOIUAEHEIUAHAEIUHIUAEHIAEH

    ResponderExcluir
  3. "Olá galera, eu sou Felipe Cipriano (Avan), e hoje eu vou ensinar a vocês como se construir uma carabina de cano-duplo apenas com intrumentos que se pode encontrar num banheiro público". vc sabe mesmo fazer isso? O.o
    shuahsuahsuhaushuahsuas
    Cipri, adoro seus post, acabo sempre gostando dos animes pela maneira q vc fala deles, sério. Pior que sao animes q eu jah axei p baxar mas nunca fui mt curiosa p ver. Mais um item p minha lista de coisas p baxar. ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black