Geração Paz e amor




Fala ae galerinha, aqui é Tito em mais uma postagem de segunda-feira para falar um pouco sobre historia! Seguindo minha linha de raciocínio essa semana falarei sobre mais um movimento jovem que influenciou o mundo com suas idéias! Irei falar dos Hippies e sua contracultura! Então, vamos La...

Paz, amor e muita rebeldia


Nossos amigos hippies explodiram na década de 60 nos EUA e foram ganhando o mundo (aqui no Brasil só se difundiram mesmo nos anos 70). No inicio eram jovens intelectuais, principalmente artistas e escritores, que contestavam o consumismo e o otimismo do pós-guerra americano, o anticomunismo generalizado e a falta de pensamento crítico. Eles se auto-intitulavam de Geração Beat(a semelhança com o nome Beatles não é mera coincidência) ou Beatniks.

Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais e o poder militar e econômico. Esses movimentos de contestação iniciaram-se nos EUA, impulsionados por músicos e artistas em geral. Os hippies defendiam o amor livre e a não-violência. O lema "Paz e Amor" sintetiza bem a postura política dos hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e antimilitarismo nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther King.

Eram pessoas “espiritualizadas”, tinham uma ligação e uma simpatia com relação ao hinduísmo e ao budismo. Porem toda religião ligada as culturas nativas e a natureza eram respeitas e levadas em consideração. Acreditavam na força da Terra e por isso cultivavam cogumelos e lapidavam e poliam pedras e cristais para energização e proteção espiritual! Alem disso ainda tinham uma ligação bem forte com o natural (¬¬) faziam uso de chás alucinógenos de alcalóide extraído de um cogumelo (a receita não será divulgada!) , alem, é claro, das tradicionais marijuana (maconha), haxixe, e do também alucinógenos como o LSD.

Ao contrario do individualismo pregado pelo mundo na época (pregado tbm hj em dia!) os nossos Beatniks viviam em comunidades, ou seja, largavam o conforto da casinha de papai e mamãe para morarem em extremo contato com a natureza. Como não trabalhavam viviam de principalmente dos artesanatos que condicionavam com o que tiravam da própria natureza.

Se vestiam com roupas, em geral, velhas e naturalmente rasgadas, com cores bem vibrantes e a berrante calça Boca-de-sino. Era comum também o uso de túnicas e sandálias e muitíssimos adornos pelo corpo, tais como pulseiras, cordões, tornoseleiras e enfeites nos cabelos. E por falar em cabelos, esses eram sempre muito cumpridos e muito estilosos

Mas nem so de natureza e drogas viveram os hippies. Eles defendiam a unhas e dentes a paz e amor que achavam (e estavam certos) que faltava no mundo. Faziam protestos contra empresas poluidoras e contra a guerra do Vietnã e outras que passaram pelo mesmo período. Alem de tudo pregavam a tão sonhada liberação sexual, sexo era a grande vibe dos caras, em tudo tinha muito amor! Eram verdadeiros coelhos! Era bem comum orgias e ate mesmo empréstimos e trocas de companheiros(as) com algum amigo(a).


Musica Na contracultura

Como em todo movimento jovem, a contracultura hippies era embalada por muita musica, drogas e sexo. Nessa época foi que muita coisa boa nessa área surgiu, mas ninguém teve um reinado mais pleno e poderoso do que o Rock. Não era bem o rock que vemos hj, mas era o inicio de tudo! Dentre os grandes da época estavam, claro THE BEATLES(se quiser temos ótimas postagens sobre eles aqui no taberna feita pelo Thiago Nakamura). Alem de grandes nomes como: Rolling Stones, Grateful Dead, Jefferson Airplane, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Quicksilver Messenger Service, The Doors, Pink Floyd, The Kinks, Bob Dylan, Raul Seixas, Neil Young, Mutantes, Zé Ramalho, Secos e Molhados, os tropicalistas (Caetano, Gil, etc), Novos Baianos, A Barca do Sol. Alem de todas essas bandas teve o famoso e idolatrado festival de WoodStock(falarei sobre ele em outro post).

Vou postar aqui uns vídeos o primeiro será da JANIS JOPLIN(a melhor cantora de todos os tempos na minha opinião, olha o q ela faz ao vivo) e outro dos Mutantes(detalhe pro vocal da Rita lee). Veja ae:




Gírias


As gírias hippies surgiram no Brasil principalmente nos anos 70 e se tornaram tendência entre os jovens e atualmente são usadas com menos frequência, mas muitas nunca deixaram de ser usadas por jovens e "coroas" (que é uma gíria hippie).

· Paz e amor - Tranquilo, tudo bem (!) (?)

· Arquibaldo - Torcedor de arquibancada

· Barra - Dificuldade

· Bicho - Amigo

· Parada - Negócio

· Bicho Grilo - Hippie

· Bichogrilês - Idioma dos Hippies

· Biônico - Político nomeado pelo governo

· Bode - Confusão

· Patota - Galera

· Capanga - Bolsa

· Chacrinha - Conversa sem objetivos

· Coroa - pessoa não-jovem (mais de 50 anos)

· Dar o cano - quebrar compromissos

· Dar um giro - sair, passear

· Eu tô que tô - Eu Estou bem

· Fazer a cabeça - mudar a cabeça de alguém

· Parafrentex - Atual

· Psicodélico - Estranho

· Geraldino - Torcedor de geral

· Goiaba - Bobo

· Jóia - Tudo bem

· Podes crer - Acredite; tá-se bem

· Repeteco - Repetição

· Cara - pessoa, usado para mulheres e homens

· Sacar - entender

· Pô - Exclamação de contrariedade

· Meu - pessoa, cara

· Massa - Legal

· Não dá nada - não tem problema

· Corta essa! - desiste, muda (exclamação)

· Mudar a cabeça - mudar o modo de pensar

· Acertar as cabeças - combinar (pessoas)

· Falou e disse - disse tudo

· Velha e velho - pai e mãe

· Véio - amigo

· Caô - conversa fiada; mentira

· Falou - Tchau, Até Mais

Bom galera espero que tenham aprendido um pouco sobre o estilo de vida dos Hippies e da época! Deixem seus comentários e suas sugestões e ate reclamações!

Um forte abraço a todos os amigos e leitores!

Tito, o taberneiro das segundas! Peace and Love for all

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black