Moderninhos Anos 20





Fala aí Minha amada galerinha do TabernaNerd. Eu sou Tito e venho falar de Historia... Como gosto de falar de coisas fazem sentido ser dita vou começar a fazer um apanhado histórico sobre o estilo de vida da juventude em décadas diferentes começando a partir dos anos 20. Acho a as vezes a gente perde a noção de como algumas coisas nasceram. E pode crer que varias coisas nasceram essa época. Então vamo que vamo:

Loucos 20

Basicamente essa década foi um período entre-guerras e a economia mundial estava caminhando bem. Foi nessa época que os EUA se concretizou como potencia, mas na verdade quem dava as cartas no mundo era a Inglaterra! Na Europa ainda era visto a olhos claros os reflexos da primeira guerra mundial. Pois bem...

Tudo parecia ir muitíssimo bem, mas como os jovens sempre querem saracotear a ordem, os boêmios começaram a alçar vôos embalados ao som do Jazz e blues que era o som top nas paradas. A vida noturna começava a se tornar habito comum. Os caras começavam a se apaixonar por carros, aviões e velocidade. As moças por liberdade, extravagância e cigarros.

Após a Primeira Grande guerra as mulheres tiveram que entrar no mercado de trabalho assalariado, o que deram a elas certa independência financeira e sede de ter os mesmos direitos dos homens. Veja bem, antes disso as mulheres eram educadas pra serem donas de casa, pode não parecer, mas estar no mercado de trabalho foi o primeiro passo pras mulheres querem também ser cultas e estudar mais. Era raro uma “dama” com um diploma na parede e quando tinha formação sabia que enfrentaria mt preconceito social. A década de 20 foi crucial pra mudanças no universo feminino que vemos hj!

Cultura

A cultura da época não era tão voltada pra elite, como a gente vê nos dias atuais. Cinema, teatro e musica era bem massivos e abrangiam a maioria. Era muito comum grupos de jovens em cinemas, teatros e operas. Mas a participação do cidadão comum não era só no cultural não, havia muito mais participação política, social e sindical.

Na musica o jazz e o blues eram dominantes e nas pistas eram acompanhados de ritmos dançantes(pra época ta gente?) como tango e Foxtrot (No youtube tem vídeos dessas danças pra quem quiser). O radio começava sua era de ouro e prendia atenção de todos, seria mais ou menos como a televisão ou internet pra alguns. Eram exibidos radio novelas, programas interativos, haviam até revistas especializadas em fofoca dos artistas do radio. Esses artistas eram verdadeiras celebridades, todo mundo queria ser artista de radio.

Ah, foi nessa época que o cinema (mudo até 1927 e com voz a partir desse ano) começou a decolar. Hollywood já era o maior centro de produção de filmes do planeta! Não importava o gênero do filme, as salas eram sempre lotadas. Mas o cinema cômico era o mais cotado e Charlie Chaplin era o grande da época. Sem desmerecer Buster Keaton e Harold Lloyd que eram ótimos também. Veja abaivo um vídeo do Charles Chaplin:

Era sucesso garantido os filmes de gangster faziam sucesso em todos os mistérios e sensualidade das mulheres bandidas.

Semana de arte moderna(Brasil)

O maior e mais decisivo evento cultural da década de 20 em minha opinião simples e singela. Ocorreu em 1922 nos dias 13,15 e 17de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. Cada dia foi dedicado a um tema (Pintura e escultura, Poesia, Literatura e musica, respectivamente).

A Semana de Arte Moderna ocorreu em um período cheio de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As coisas aqui na Terrinha andavam meio sem identidade e esses jovens vanguardistas trouxeram uma linguagem nova pra época, nova e assustadora para a maioria da população pela falta de regra e de “arrumação” artística. O que ocasionou uma enxurrada de criticas e muuuuito descaso por parteda maioria dos admiradores de arte da época.

Em partes:

  • 13 de fevereiro (Segunda-feira) - Casa cheia, abertura oficial do evento. Espalhadas pelo saguão do Theatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto e repúdio por parte do público. O espetáculo tem início com a confusa conferência de Graça Aranha, intitulada "A emoção estética da Arte Moderna". Tudo transcorreu em certa calma neste dia.
  • 15 de fevereiro (Quarta-feira) - Guiomar Novais era para ser a grande atração da noite. Contra a vontade dos demais artistas modernistas, aproveitou um intervalo do espetáculo para tocar alguns clássicos consagrados, iniciativa aplaudida pelo público. Mas a "atração" dessa noite foi a palestra de Menotti del Picchia sobre a arte estética. Menotti apresenta os novos escritores dos novos tempos e surgem vaias e barulhos diversos (miados, latidos, grunhidos, relinchos…) que se alternam e confundem com aplausos. Quando Ronald de Carvalho lê o poema intitulado Os Sapos de Manuel Bandeira, (poema criticando abertamente o parnasianismo e seus adeptos) o público faz coro atrapalhando a leitura do texto. A noite acaba em algazarra. Ronald teve de declamar o poema pois Bandeira estava impedido de fazê-lo por causa de uma crise de tuberculose.
  • 17 de fevereiro (Sexta-feira) - O dia mais tranquilo da semana, apresentações musicais de Villa-Lobos, com participação de vários músicos. O público em número reduzido, portava-se com mais respeito, até que Villa-Lobos entra de casaca, mas com um pé calçado com um sapato, e outro com chinelo; o público interpreta a atitude como futurista e desrespeitosa e vaia o artista impiedosamente. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de modismo e, sim, de um calo inflamado…

Ta ai galerinha um super resumo da década de 20... e na próxima semana será a vez da década de 30(ahhhvahhh verdade? Pensei que fosse a vês de 2012) enfim um abraço e ateh lah

Tito, O taberneiro das segundas historicas.

Comentários

  1. Fala ae carinha do tt! Registrar que curti mt o blog

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tito pela excelente postagem,só pra constar que,dentre vários acontecimentos importantes envolvendo a década de 20,estão o nascimento de ANTÔNIO CARLOS JOBIM(TOM)E JHONNY ALF,grandes gênios da Bossa Nova.

    ResponderExcluir
  3. Todo se sentindo so por ser colunista de um blog hauaahau Ta lindo o post meu amor!

    ResponderExcluir
  4. Goooooooooooooooooooooooool do brasil!!!!

    ResponderExcluir
  5. Arrazando como sempre neh baixinho! Super bjo e q venha o proximo!

    ResponderExcluir
  6. Os anos 20 foi bem chatinho c num achou ñ?

    ResponderExcluir
  7. Os anos 20 tiveram uma grande importância cultural não só no Brasil, mas como em todo cenário Mundial, uma época conflituosa e cheia de pompa.

    ResponderExcluir
  8. Anos 20.... uma decada expetacular.... so faltou aquelas suas brincadeiras e curiosidades q são tipicos dos seus posts! mas ta valendo! Vc é um dos melhores desse blog... Melhor que o outro q falava de historia, ele era mt prolixo e ficava chato... vc é mais direto! Parabens!

    ResponderExcluir
  9. COm certeza foi um dos períodos que anunciavam a mudança do cenário internacional.
    Muito boa sua postagem, aguardo pela dec 30.
    Beijos,

    M

    ResponderExcluir
  10. Marcelo Abreu Gomes6 de julho de 2010 às 23:51

    Nos anos 20 estourou as duas mais bizarras crises de todos os tempos: a Crise Alemã e a famigerada Crise de 29. A Crise Alemã não chegou por aqui, foi localizada, só destruiu a Alemanha, com uma inflaçãozinha de 130% ao dia durante três meses. A outra foi determinante para nós, pois atingiu o café, aliás, acabou com ele. Como Madalena e Trajano produziam café, com o fim, muita gente pocurou Macabu (cana) para viver. Por isso, muitos macabuenses (acho que a família de Maicon, Kim, inclusive, tem um pé na serra.

    ResponderExcluir
  11. Faltou enfase as brincadeiras da época e aos brinquedos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Shaman King