Na Terra do Sol Nascente Parte 1
Ola meus amados e queridos amigos... Primeiro quero pedir desculpas por ter ficado ae um tempo sem postar, mas prometo que farei o possível pra que isso não aconteça mais! >.<
E como estamos em clima oriental aki no Taberna vou começar uma serie de postagens sobre mitologia e lendas Japonesas. Hj vou falar sobre o genesis... como tudo começou! Veja:
O Basico
Basicamente a mitologia e lendas do Japão é contada em dois livros o kojiki(古事記) que é o mais antigo a contar as historias e lendas japonesas e o nihonshoki (日本書紀) também chamado de livro das crônicas, é o segundo mais velho e a relatar as lendas, porem ainda relata fatos mais contemporâneos. Apesar de serem semelhantes eles podem divergir em alguns pontos.
Tudo teve inicio
O deus Xinto criou IZANAGI(significa o homem convidado) e criou tbm IZANAMI(mulher convidada) e os chamou de filhos. Deus Xinto os enviou a “terra”(terra refere-se ao Japão). Logo que chegaram a “terra” eles se casaram pra começarem a formar descendentes(particularmente acho MT parecido com a historia de Adão e Eva, vocês não acham?).
Izanagi e Izanami tiveram 3 filhos:
A primeira filha, AMATERASU OOMI KAMI que significa a deusa xinto do sol.
O segundo filho, TSUKI YOMI NO MIKOTO que significa o deus xinto da lua.
O terceiro filho, SUSANO O NO MIKOTO que significa o deus xinto do trovão.
AMATERASU OOMI KAMI, a deusa do sol, sendo a primeira filha de Deus Xinto recebe a posse para tomar conta do arrozal, daí até hoje o alimento mais sagrado é o arroz no Japão. Ela não se dá bem com o terceiro irmão SUSANO O NO MIKOTO, o deus do Trovão, mas pelo contrário se dá muito bem com o segundo irmão TSUKI YOMI NO MIKOTO, o deus da Lua.
Certo dia, a deusa AMATERASU OOMI KAMI teve desentendimento com o irmão SUSANO O NO MIKOTO por ele ter danificado suas plantações de arroz. Ela ficou tão furiosa e triste que se fechou numa caverna. O Japão todo escureceu, pois ela era a deusa do sol.
Fora da caverna outros deuses fizeram de tudo para que ela abrisse a porta da claridade, mas foi
Fazendo uma pequena pausa, SAKAKI é uma árvore da família da japoneira templária, cleyera japônica que é muito plantada junto aos templos. A palavra SAKAKI escreve-se em um só ideograma e significa “a árvore de Deus”. Até a presente data, o seu galho é freqüentemente utilizado tanto como oferenda quanto como para purificação. Uma das relíquias da família imperial até hoje, é o espelho. E na cerimônia de culto dos xintoístas, utiliza-se o galho de SAKAKI para dar a benção aos seguidores e também para espantar os astrais negativos.
Continuando, assim, a festa começou em frente à caverna. A deusa AMATERASU ouvindo todo aquele barulho estrondoso de tambores, ficou muito curiosa e abriu um pouquinho a porta da caverna para ver o que estava se passando lá fora. Imediatamente o deus TSUKI YOMINO MIKOTO e demais deuses auxiliares puxaram a porta da caverna. Depois desse acontecimento, o Japão sempre teve seu brilho.(Terra do Sol Nascente, entendeu?)
O irmão SUSANO NO MIKOTO foi punido pela irmã AMATERASU e foi mandado para província de Izumo onde havia só terra coagulada e que ele tinha de construir uma nova cidade. Diz a lenda que o deus SUSANO era um homem cabeludo com barba comprida, daí talvez os nativos AINU fossem descendentes dele.
Deus SUSANO era muito valente que um dia quando na sua cidade de Izumo apareceu um dragão com 8 cabeças, engolindo moças e rapazes, ele resolve acabar com ele, dando-lhe 8 tambores de sake para o dragão ficar bêbado. Quando o dragão já está num estado sonolento, o deus SUSANO avança em cima do dragão e retira-se do estômago, jóias preciosas, moças e rapazes; do rabo do dragão o deus SUSANO retira uma espada também.
A segunda relíquia da família imperial até hoje é essa espada e a terceira é uma dessas jóias. Portanto, são 3 as relíquias que são mostradas na cerimônia oficial da família imperial:
O ESPELHO que representa o sol, a bandeira nacional.
A ESPADA que representa a origem do bushidou, SAMURAIS.
JÓIA que representa a riqueza do país.
Enfim amigos essa foi uma passada rápida no inicio da mitologia japonesa, semana que vem tem mais! Vamos falar um pouco sobre dragões, gueixas e lendas! Espero vocês aqui!!!
Vlw!
Tito o Taberneio...
Post com cara de pesquisa... pow cara cade a parte 2 vai sair quando?
ResponderExcluirCaramba mt bom a cultira japonesa é simplesmente magica.
ResponderExcluirSou apaixonada por cultura japonesa! Amei! Que venha as proximas postagens yauyauyau
ResponderExcluirOlha elezinho de novo aki! Mais uma vez parabens!
ResponderExcluirFoda... podia ter postado na semana passada! fiquei esperando! >:-(
ResponderExcluirSeus posts são os melhores!
Bom post
ResponderExcluirQue legal amor.. eu gosto das gueixas... acho bem legal a historia e talz.. hum... muito interessante oq vc postou e realmente tem uma certa semelhanaça.. acho que o inicio de todos os contos talvez tenham uma certa semelhança e isso talvez queira insinuar algo >.<' [??]
ResponderExcluirAh!!! amo você muito muito muito *--* /crisedeemo xD
Té mais amor da minha vida.. razao do meu viver.. chama da minha juventude /taparei [??]
Beijos Beijos ;**
Titooooo *-*
ResponderExcluirAmei o artigo que vc feiz! Vc escreve muito bem!
Ah ta senta la Claudia!
ResponderExcluirTa legal
akjshasdahjkdhasjkdaskdsafhasdhgs
Parece q ta faltanfo alguma coisa. Mas como é so a parte 1 veremos o restante! Se continuar assim vai ficar mt bom!
ResponderExcluirFoda seu post Titow! O bom que voce colocou os nomes orientais em caixa alta assim a gente nao se perde! Seu Brother aki de sempre
ResponderExcluirHector
Italo eu nem sabia que vc tinha um blog hauahauahaau
ResponderExcluiraki seu nome num ta la no cabeçario naum pq?
Gostei do post cara...
Ai que fofo sua post amei!
ResponderExcluirFoda meu amigo! Amo cultura japonesa! Vai um Sushi?
ResponderExcluir