-_-_-_-_-_-_-_-_História_-_-_-_-_-_-_-_-_-

Fala pessoal, meu nome é Claudio Favilla, vulgo Bibiu, aqui no Taberna Nerd eu fiquei responsável por falar sobre Historia, por tanto estarei aqui toda a segunda feira {melhor dia da semana ¬¬'}. Irei retratar assuntos que despertam a curiosidade das pessoas, com uma linguagem fácil de entender...então...Vambora.

A lenda do Graal

Acredito que todos aqui saibam o que é o Santo Graal, o cálice que Jesus usou durante a ultima ceia certo?...Depende, existem varias lendas sobre a origem do Santo Graal, sobre as quais envovem os Cavaleiros Tanplários, a corte do rei Arthur, o Nazismo e até mesmo a mitologia pagã Celta, histórias que alimentam a imaginação das pessoas a quase mil anos.
O Graal (termo usado para peça de louça em formato de cuia, igual o cabelo do nosso amigo Marcel panela) usado por Jesus durante a celebração com seus dicípulosé citado na bíblia nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, sem conotação sagrada. Galera, além disso, os utencilios usados na época provavelmente eram de cerâmica ou madeira {ja que o saudoso JC era da parte pobre judaica}.
Mais de mil anos após a morte de JC, o Graal passou de mero coadjuvante a personagem principal de uma série de historias, que deram origem a uma busca quase milenar.
Tudo começou com um certo francês chamado Chrétien de Troyes, que escreveu um texto, sebre as eventuras de um jovem que sonhava em se tornar um cavaleiro da Távola redonda {o francês ja havia escrito o livro "sir Lancetos na távola Redonda"}. O guri, que se chamava Persival {coitado o importante é ter saúde}, saiu ao mundo em busca de aventuras, certo dia ele se deparou com o castelo de um certo Rei Pescador, que o convidou para se hospedar ali. Durante o jantar, o jovem presenciou o que Chrétien chamou de "A procissão do graal", onde nosso amigo Persí se deparou com um calice dourado muito bonito.
O desgraçado do francês não terminou a historia {morreu antes -.- }, o que deu um certo tempero a lenda né não?!
Logo apareceram varias continuações para a historia {18 pra ser exato}, e muitos outros textos sobre o Santo Graal, como a possivel origem celta, ja que os celtas cultuavam caldeirões, recipientes e tal.

A pedra

Um poeta chamados Wolfram Von Eschenbach (séculos 12 e 13), em sua obra prima sugere que o graal é muito anterior a Cristo. Em vez de cálice, ele é descrito como uma pedra luminosa trazida a terra por espíritos celestiais quando o mundo ainda era jovem {esse aih deu um pau na macaca bunitu pra viajar assim}. O graal pedra seria quardado ao longo dos séculos por uma irmandade de cavaleiros, os Tanpleisen (se fala Tamplásien). As obras de Wolfram eram cheias de palavras inventadas e lugares imaginarios. Por tanto ninguém sabe o que poderiam ser os Templesien ou em que lugar era quardado.

Os Cavaleiros Templários

Iniciado pelo papa Urbano II, os cristãos europeus organizaram um ataque a terra santa, então dominada pelos muçulmanos. Essa invasão foi conhecida como "A primeira cruzada". Apesar dos votos de pobrza, os então entitulados Templários {vale lembrar que Wolfram não estabeleceu nenhuma relação entre os Templesien e os Tamplários} recebiam doções de nobres, beneficiados por isenção de impostos, logo a ordem dos templários se tornou mais rica e poderosa que qualquer Estado ou Rei...logo que tanto poder gerou inimigos, inimigos como o rei da França Felipe, o belo {aeww ciprii} que ordenou a prisão dos monges-guerreiros por heresia (culto as diabo, homosexualismo, insulto a hostia e etc) começa ai um dos mais famosos julgamentos da historia, talvez o mais injusto. Envolvidos pelo medo, muitos confessaram, outros negaram até a morte e outros se suicidaram, o fato é que: Felipe tava falido, e o confisco do "suposto" tesouro dos templários seria uma boa maneira de se reerguer, mas o tesouro nunca foi encontrado {"musica de suspense"}.
Nos séculos 18 e 19, quando a lenda do graal estava em alta na Europa, não demorou muito para que os estudiosos sugerissem que o suposto tesouro fosse o santo graal ... e que as cruzadas na verdade foi uma busca pelo cálice ordenada pelo então papa Urbano II, relacionando assim os Templesien de Wolfram com os Tamplários {teorias da conspiração. kk}.

O Graal e o Nazismo

Bem, a historia do filme Indiana Jones e a ultima cruzada {3º da série}, não é tão absurda assim, os nazistas realmente estiveram a procura do Graal.
O terceiro Reich patrocino uma busca ao cálice antes dasegunda guerra. Tudo or causa de Otto Rahn, um místico nazista que achava queu o graal era uma relíquia do paganismo, símbolo da resistencia germânica contra o cristianismo. Para Rahn, os guardiões do graal teriam sido alguns hereges franceses perceguidos e exterminados pela Igraja nos seculos 11 e 12, e o calice estaria escondido nas ruinas de Mantseúr, antiga fortaleza dos hereges. Logo Rahn foi integrado na "divisão de arqueologia" da SS {divisão do partido nazista} e enviado a França para procurar o Graal.

O Graal como ponto fraco da Igreja

Pessoal, temos também a fabulosa historia contada no Best Seller "O Codigo Da Vinci" de Dan Brouwn...onde o graal é uma mulher {Maria Madalena}, ou o sangue de Cristo passado de geração a geração {como preferirem}, a fonte do poder de Deus na terra {não do lado místico, mas sim do lado politico}...imaginem se o mundo descobre que Jesus foi casado, que não era um homem santo e que tinha os aconxêgo dele com Maria Madalena e que tiveram bacurís, o resultado dessas revelações seria um terremoto nos pilares do catolicismo, levando a uma grande queda no número de fiéis. Na minha humilde opinião essa é a mais fantástica de todas.

Essa pesquisa foi feita por mim mesmo, quem não gostou que morda o cutuvelo que a raiva passa. rsrs. To zuando, foi feita por mim, e essas historias daí são as mais conhecidas e lidas, pois existem muitas outras lendas sobre o graal nesse mundão a fora. Bem espero que vocês tenham gostado, tentei causar uma boa 1ª impressão, e foi mau se ficou muito grande, é que o assunto é bem abrangente. Desde ja obrigado e até a proxima.


Beijo na bunda e até segunda

Comentários

  1. Boooaaaa Bibiu, mandou bem cara. Assunto muito bacana e de muita polêmica, curti a beça. :D

    E apesar de não acreditar que seja de fato o graal, a possibilidade de Jesus ter tido filhos com Maria Madalena é de longe a mais interessante. haha =P

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. E Graal, será tema de livros e filmes por ainda muitos anos.

    ResponderExcluir
  3. "igual o cabelo do nosso amigo Marcel panela" hsuahsuhauhsuahsuhaushua
    Vale lembrar que não foi só o Rei Felipe, o belo, que estava de olho nos tesouros dos templarios, a igreja tambem estava doida para colocar suas garras nos tesouros deles.
    Digamos que a teoria de que Jesus tivesse filhos não fosse tao fantasiosa, eu não levaria para o lado ruim, quero dizer, o cara veio para a Terra como humano, ele tinha que viver como nós, pq naum amai-vos e multiplicai-vos? hsuahsuhaushaushuahushuahsuahs
    Adorei o post, foi de um tema q eu, particulamente, gosto mt.
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Bibiu fdp, meu cabelo e estilo mané

    ResponderExcluir
  5. pow marcel eu sei...

    mas o Graal tbm é stilo...
    eh so zuação rlx

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkk boa bibiu

    e como tu diz... beijo na bunda e até segunda!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do tema Bibiu.
    Fantasia ou não essas histórias despertam interesses e curiosidades.
    Mesmo "sabendo" que os objetos utilizados na santa ceia não eram sofisticados nem valiosos($$), essas histórias nos permite viajar na batatinha. Afinal é tão mais excitante que o cálice tenha poderes, que esteja desaparecido, ou algo do tipo. Enfim... Uma boa história. PS: Se continuar assim os posts de História vão dar o que falar. Grande abraço taberneiro! Bejunda. rs

    ResponderExcluir
  8. Quote de Segurança:

    "Marcel Barbosa disse...

    Bibiu fdp, meu cabelo e [b]ESTILO MANÉ[/b]"

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sorry, Marcel! Ti amo e te agarro, mas teu cabelo, cara... #nocomments :x

    Cara! Muuuuito bom!!!
    Além de ter escolhido um assunto q eu gosto mt (sim, sim, eu e Kathe somos parecidíssimas!) é algo q realmente mexe c a cabeça das pessoas há bastante tempo e dá abertura para muitas suposições também!!!

    Piadas perfeitas, amore!!
    Felipe, o belo... kkk meu primo poha, nao tenho primo feio nao! .-.

    Ótima 1ª impressão, viu?!
    #tahnalista! (me aguarde!)

    ResponderExcluir
  10. Boa essa do Graal. Particularmente não acredito. Por que alguém guardaria o cálice de um Carpinteiro da Galiléia? Que aliás nem era Dele, pertencia ao dono da festa (Ceia). Pensando bem, o que temos, quando assunto são objetos de Cristo? Nada. Nem um prego.
    Por falar em prego, fui a uma exposição do Museu de Jerusalém e tinha um tornozelo crucificado, ou seja: um osso trespassado por um cravo, um pregaço de 15 cm...deve ter doído.
    E o santo Sudário? Não seria uma espécie de "Graal" que falhou?

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do assunto. Matou e acrescentou algumas curiosidades e conhecimentos sobre o assunto que provavelmente não iria sair pesquisando por aí, visto que meu tempo é limitado. Então, muito obrigada por fazer a pesquisa por mim... kakaka xD
    Não sabia que a história dele era tão complexa assim...

    A propósito, eu tenho um primo com esse apelido. x)

    bjuxx*

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Parabéns!
    Muito ótimo o post!
    Eu amo essa lenda do Santo Graal!
    Todos tem dúvida se existiu ou não.
    Curti o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Dorama