
Bem vindos a mais uma post de minha coluna sobre música. Para quem não me conhece eu sou o Thiago Nakamura vulgo Bolha e hoje gostaria de bater um papo com vocês sobre Composições Próprias.
Alguns leitores podem achar o tema repetitivo, uma vez que já o abordei em meu blog pessoal, mas já aviso de antemão que embora seja um tema igual, a maneira com que vou trata-lo será ligeiramente diferente, portanto será muito importante pra mim que vocês leiam.
Bom, todos nós possuímos em nosso interior algo que muitos pensamos impossível ter: Musicalidade. Isso mesmo, todos nós somos seres dotados de música em nossos corpos, veja bem, a música é formada essencialmente de três fatores, harmonia, melodia e ritmo. Nosso coração bate em harmonia (ou deveria), nossa fala tem uma melodia própria que expressa a nossa mente e nossos sentimentos, e nosso corpo tende a trabalhar em um ritmo. Portanto todos nós temos a estrutura básica da musica em nossos corpos.
Considerando também que todos nós somos capazes de sentir e de crer em algo, também somos capazes de expressar nosso sentimento e nossa crença de alguma maneira, seja ela teatro, poesia, palavras, melodias, todos nós temos essa habilidade. Mas ai você deve estar se perguntando, mas Bolha então qual a diferença entre eu e aquele cara famoso da banda tal, ai eu te respondo o seguinte: essencialmente, nada. A única diferença pratica é que aquele cara da banda tal pratica a expressão de seus próprios sentimentos mais do que você.
Experimente expor seus sentimentos em palavras, mesmo que palavras não ditas, mesmo que ninguém leia, mesmo que você não saiba cantar, ou tocar algum instrumento, no final das contas eu tive de aprender e estou aprendendo hoje ainda, porque você não pode?
O músico de verdade é aquele que consegue apresentar na musica aquilo que está sentindo naquele momento, seja amor, ódio, raiva, tesão, enfim, a sensação que lhe domina ou dominou e que marcou aquele momento.
Podemos diferenciar bons músicos de maus músicos utilizando a vida, o sentimento que os mesmos colocam em suas músicas.
Um exemplo disso é a banda Guns and Roses, em sua formação original, com Axel Rose nos vocais e Slash (que está tocando atualmente na Velvet Revolvers) na guitarra solo, o Slash conseguia e ainda consegue fazer um solo em uma única escala de notas e mesmo assim o solo não soar pobre, muito pelo contrário, uma vez que os solos do Slash só são os solos do Slash porque ele os faz, se outra pessoa executar os mesmos solos não soará com tanto sentimento quanto com ele tocando.
Todos podemos criar musicas mas nem todos queremos, e isso é um direito seu, mas, quando você se deparar com um artista realmente bom e que toque em sua alma com suas letras ou melodias ou ritmos, se lembra que você pode fazer isso também, isso independente do estilo musical que mais te agrada, no final das contas o Feeling é o que realmente conta.
Na próxima semana eu não postarei nada sobre música, mas sim sobre cinema, provavelmente com algumas indicações de filmes para vocês. Desde já agradeço a todos que vem acompanhando este espaço com suas visitas, se não fosse por vocês não haveria sentido em estarmos aqui.Segue abaixo uma lista de Links para download de Músicas que eu gosto muito, espero que curtam.
Velvet Revolver - Slither
Velvet Revolver - Dirty Little Thing
Steve Vai - For The Love Of God
Ozielzinho - Fenix
Ozielzinho - Argos
O Teatro Mágico - Realejo
FlyLeaf - Again
FlyLeaf - Sorrow
Juninho Afram - Hands 2
Juninho Afram - Little Boy
Lembramos que o "Taberna Nerd" não se responsabiliza por conteúdos baixados na internet, uma vez que os sites que disponiblizam os downloads, o fazem apenas com o intuito de demonstração da obra, totalmente sem a pretenção de obtenção de lucros, e entende que o usuário irá deletar os arquivos do computador 24 horas após baixá-los.
Slash fazendo solos em uma única escala ???
ResponderExcluirEntão eu posso ser músico ? Iahulll \o/
ResponderExcluirSim meu caro Felipe... te passo a música depois... bem sutil... mas vc vai perceber^^
ResponderExcluirhsuahsuahushuahsuhas
ResponderExcluirOh Meu Deus?! Eu fazer música. ^^
Ansiosa pelo post de filme de semana q vem
Dps baxo as musicas p dar uma ouvidinha!
^^
Slash...Feeling total...exemplo classico...Rock in Rio III qnd o GNR veio pro Brasil com o cabeça de balde no lugar de slash...peguem o solo de november rain desse xou e depois é so uvir o mesmo solo com slash tocando...vcs vao intender oque bolha tah falando...
ResponderExcluirtah xou bolha meus paraxoque
E ainda falo uma coisa de coração para vocês, Troco todas essas bandas ai por Fruto Sagrado ;D
ResponderExcluirFruto Sagrado is very Roxy !
Caro amigo Bolha, gostei muito da sua postagem no que tange um assunto muito bem peculiar ao ser humano "A MUSICA", a música de fato é a forma que nao vemos, mas que possibilita ao homen e muita das vezes é o que dá a coragem de agir de alguma forma, o ser humano é uma "MUSICA". Venho também acompanhando sempre novas postagem da galera e tal, mas eu acho que a unica coisa que EU veja bem EU, vejo diferente foi na parte que (se perguntando, mas Bolha então qual a diferença entre eu e aquele cara famoso da banda tal, ai eu te respondo o seguinte: essencialmente, nada. A única diferença pratica é que aquele cara da banda tal pratica a expressão de seus próprios sentimentos mais do que você.)
ResponderExcluirPenso que se uma pessoa está numa escala mais elevada do que outros é porque ela se entregou a música e a estudou, música pra mim não são só dó, ré e mí, acho que o estudo aprofundado mais a inspiração dão o resultado, e não porque alguém teve mais expressão do que os outros, conheço pessoas que tem boa inspiração e sua habilidades deixam a desejar. Esse é o meu ponto ponto de vista, não digo que alguém está numa escala maior porque ele se inspirou mais do que eu, e sim porque ele pegou sia inspiração e colocou dentro de uma técnica já estudada e aprofundada e fez uma música.
Grande Abraço.
GIOVANI NOCCHI.
Giovaneee...rsrs...figura...
ResponderExcluirtu concorda que num adianta o cara tr uma tecnica foda, fazer sei la...21 notas por seg. se o cara num passa merda nenhuma com a musik dele...
;)...eterno debate...musik é sentimento ou musik eh tecnica??...
por acaso eu disse que inspiração nao vale de nada?
ResponderExcluirmeu filho, em hora nenhuma mencionei tal fato. O que quero dizer é que uma pessoa não está em um nivel de escala maior do que outro simplesmente pq ela sei la, baixou o santo e se inspirou e fez musica, a música é complexa, assim como qualquer tema tem sua complexibilidade, a inspiração é a grande responsavel pela vida da música, mas não aderindo o fato de eu de repente está mais inspirado do que alguém e faço uma musica e dai sou o melhor, oq vai me levar isso, é a técnica que permitira dar vida aquilo que eu me inspirei, o que adinta o cara dizer "caraca que inspiraçao, vou dar vida a isso" e na hora ele nao tem a tecnica suficiente pra dar vida aquilo que ele quis projetar...
Nao disse aqui que técnica é mais importante até pq nao acho isso, só fiz uma resalva diznedo que música e técnica andam juntos, nao necessariamente, mas dependendo da inspiraçao precisa-se da tecnica para fazer aquilo.
GIOVANI NOCCHI
Depois eu posto um tutorial de como postar com nome/url.
ResponderExcluirVamos lá .. eu estava esperando por isso, debate sobre música...
Música . . Dizem os sábios que você é o que lê, jogando isso para música, você é o que ouve. e aprofundando mais ainda para o tema, você é o que toca.
Existem histórias de pessoas sendo obrigadas a ensaiar todos os dias para se tornarem famosos, e tirerem seus pais da pobreza "Zezé di Camargo e Luciano, Michael Jackson". Os pais de ambos os obrigavam a aprender música na marra.
2 histórias de pessoas que ensaiaram muito e praticaram muito como o giovani disse. Mas o que conseguimos ver quando olhamos para essas pessoas são duas coias, o amor que eles têm por dinheiro.. e o amor que eles têm pela música. O que cria uma mistura perfeita para viraram monstrons no que fazem, porque o amor ao dinheiro e o amor a música, cria os fazem cada vez mais praticar e procurar a perfeição e fazer aquilo que amam, para ganhar o que desejam.
Tanto que qualquer um não vira bom só por praticar, porque se ele não gostar de praticar, ele vai enjoar, e cada vez menos vai praticar, enquanto alquem que gosta, vai estudar o dobro, e praticar sem perceber.
Música para mim é sentimento. Nunca concordei tanto com bolha.. Música se aprende Feeling.
Já estou pronto para o próximo round.
Olha, sinceramente estou EXPLODINDO DE ALEGRIA com a discussão^^
ResponderExcluirA música em sí deve sim ter doses de tecnica e sentimento, não só um ou não só o outro senão ou ficará algo vazio... ou ficará algo sem nexo.... (alguem ai já ouviu o Zezé de Camargo cantando How can i go on? = horivel) se você não tem ao menos a real noção de que ambos são necessários, ams que o feeling é que da a entoação pra tudo... nema dianta querer exercitar seu lado musico....como o Abal disse, sem o Feeling você enjoa de tudo.... tudo é chato, é ruim... no fim das contas o feeling leva a tecnica e a tecnica leva a representação musical do feeling^^
POrque giovanni naum coloca o nome dele no lugar, sempre vem como anonimo? O.o
ResponderExcluirRonaldo !!!
ResponderExcluirO importante é:
ResponderExcluir"uma vez que os solos do Slash só são os solos do Slash porque ele os faz"
AEAEIUHAEIUHAEIUHAIUEHIUAHA
Giovani postantando no post... aiai, a cara dele!
ResponderExcluirFik discutindo se é técnica ou sentimento nao adianta, na verdade é um poco dos dois. Mas acho q se vc nao sente um carinho pelo q faz nao adianta nada!
Mt bom, amor!
PS: Por que Giovani naum coloca o nome dele no lugar, sempre vem como anonimo? O.o [2]
Superbom o post!
ResponderExcluirParabéns viu!
Todo mundo pode ser artista... uns já nascem prontos, outros, é só estudar.
Fazemos parte da vida, somos movidos a sentimentos, e quando queremos por eles pra fora, fazemos artes, muitas vezes.
Beijos!
"Nosso coração bate em harmonia (ou deveria), nossa fala tem uma melodia própria que expressa a nossa mente e nossos sentimentos, e nosso corpo tende a trabalhar em um ritmo. Portanto todos nós temos a estrutura básica da musica em nossos corpos." *-* Que lindo...!
ResponderExcluirEu não sou musicalmente talentosa para "exibição", mas a música é essncial para minha vida, e está presente em tudo. Ela me faz mais feliz. E se não tem, eu a invento [ou ao menos reproduzo].
bjuxx*
Até a próxima! ;D
Observação: Um grande Uaaaau para o que o Abal disse... *-*
ResponderExcluirDepois ele ainda diz que não gosta de comentar...